2mil14

mais leveza, mais motivos pra estar juntos celebrando encontros, descobertas. mais música pros nossos dias, mais dança pros nossos corpos. latitudes latinas te deixa um abraço e os melhores desejos para o novo ano. e uma trilha sonora pra animar estes dias de festa.

confira as canções e os artistas desta edição

[spoiler title=”hay un son” open=”0″ style=”1″]

do orishas, grupo formado por três cubanos – yotuel romero, roldán gonzález e ruzzo – que combinam hip hop com sons tradicionais de cuba, como a rumba e o guaguancó. depois de terem lançados três álbuns, reúnem em antidiótico (2007) as canções mais representativas de seus dez anos de formação e mais três canções inéditas, dentre elas “hay un son”. em 2009 os orishas se separaram e seus integrantes seguem em projetos individuais.

[quote style=”1″]

a mi mamita me dijo el día que no pudiera,
me consultara con el brujo, el babalawo o la santera

hay un son, hay un flow
hay un son que se oye en la habana
hay un son, hay un flow
hay un son que se oye en la habana

ey yo vengo de la habana
chapiando bajito bailando en el tiempo
sin clave ni na
vengo con mi negro bolero, rumbero, sontero, palero, congero, babagua
dime que pasara no me llores
cuando yo me muera yo no quiero flores
epitafio dejo
aquí yace el negro que fue mucho entre los muchos
y primero entre los pioneros caballero

hay un son, hay un flow
hay un son que se oye en la habana
hay un son, hay un flow
hay un son que se oye
hay un son, hay un flow
hay un son que se oye en la habana
hay un son, hay un flow
hay un son que se oye en la habana

tengo un son repleto de ritmos y sentimientos
se te mete dentro como lo hace mi guitarra
como primavera hace flores en tus alas
soltara las penas y te llenara de ganas

hay un son, hay un flow
hay un son que se oye en la habana
hay un son, hay un flow
hay un son que se oye
hay un son, hay un flow
hay un son que se oye en la habana
hay un son, hay un flow
hay un son que se oye en la habana

mi música una negro de la cuna
orishas cultura, esencia yoruba, carabali
mi son fonk street te llama habana
mi rumba no para aquí
si quieres de esto, no pares cuerpo
y si sigues lento fumateme esto
no quiero cuentos ni ligo chama
rumbero la rumba, rumba tira

hay un son, hay un flow
hay un son que se oye en la habana
hay un son, hay un flow
hay un son que se oye en la habana

ven truap brau echo un vistazo
man y bajo directo al caso
estoy de ley hoy cogí un breik, man papel
si la rumba no es como ayer
viste como camina te domina
se enrolina man no pierdas la medicina
tus pupilas se encasquillan
es hora de cambiar las pilas

hay un son, hay un flow
hay un son que se oye en la habana
hay un son, hay un flow
hay un son que se oye en la habana
hay un son, hay un flow
hay un son que se oye en la habana
hay un son, hay un flow
hay un son que se oye en la Habana

[/quote] [/spoiler] [spoiler title=”upa beat” open=”0″ style=”1″]

de puerto candelaria, grupo que surgiu em 2000, em medellín, na colômbia, por iniciativa do pianista e maestro juan diego valencia, como uma forma de expressar todo o seu conhecimento e gosto musical pela música colombiana. incorporando ao jazz ritmos de melodias tradicionais, como a cumbia, em 2011 lançaram seu quarto cd, cumbia rebelde, do qual faz parte a canção “upa beat”. puerto candelaria já esteve no brasil pelo menos 8 vezes, se apresentando em diversas cidades.

[/spoiler] [spoiler title=”la makinita” open=”0″ style=”1″]

de juana fe, um grupo chileno que surgiu nos bairros periféricos da capital santiago, em 2004. com olhar sobre a vida local e a situação social e política  do país, misturam ritmos populares latino-americanos como salsa e cumbia com ska e hip hop, dando vida ao que eles chamam de “afrorumba chilenera”. “la makinita” é a canção que dá nome ao terceiro trabalho do grupo, lançado em 2010. veja a letra.

[quote style=”1″]

quisiera tener una makinita pa’ hacer dinero
quisiera tener una makinita pa’ hacer dinero
quisiera tener una makinita pa’ hacer dinero
quisiera tener una makinita pa’ hacer dinero

la plata no vale na, no vale na, no vale na
la plata no vale na, no vale na, no vale na

apenas para la vida a finde mes no va a llegar
la plata no vale na, no vale na, no vale na

tengo que pagar arriendo, el agua y el gas tambien
siento que me estan debiendo, le voy a cobrar a quien
tengo que pagar arriendo, el agua y el gas tambien
siento que me estan debiendo, le voy a cobrar a quien

pa’ llegar al mundo (hay que pagar)
pa’ tener familia (hay que pagar)
pa’ estudiar un poco (hay que pagar)
pa’ matar el hambre (hay que pagar)

ya estoy que muero, me desespero
una makinita pa’ hacer dinero
la plata no vale na, no vale na, no vale na
la plata no vale na. no vale na, no vale na

apenas para la vida a finde mes no va a llegar
la plata no vale na, no vale na, no vale na
la plata no vale na, no vale na, no vale na

tengo que pagar arriendo, el agua y el gas tambien
siento que me estan debiendo le voy a cobrar a quien
tengo que pagar arriendo, el agua y el gas tambien
siento que me estan debiendo le voy a cobrar a quien

pa’ llegar al mundo (hay que pagar)
pa’ tener familia (hay que pagar)
pa’ estudiar un poco (hay que pagar)
pa’ matar el hambre (hay que pagar)

una makinita pa’ hacer dinero
pal barrio entero pal barrio entero
la plata no vale na, no vale na, no vale na
la plata no vale na, no vale na, no vale na

apenas para la vida a finde mes no va a llegar
la plata no vale na, no vale na, no vale na

pa’ arriba los precios la leche el arroz y el pan
pa bajo los sueldos pal suelo la dignidad
pa’ arriba los precios la leche el arroz y el pan
pa bajo los sueldos pal suelo la dignidad

quisiera tener una makinita pa’ hacer dinero
quisiera tener una makinita pa’ hacer dinero
quisiera tener una makinita pa’ hacer dinero
quisiera tener una makinita pa’ hacer dinero

la plata no vale na, no vale na, no vale na (4x)

no vale na, no vale na (4x)

[/quote] [/spoiler] [spoiler title=”maldito mambo” open=”0″ style=”1″]

composta e interpretada por retrofoguetes, grupo brasileiro, formado em 2002, em salvador, bahia, com influências de surf music, rockabilly, bolero, tango e outros ingredientes que se misturam nos temas instrumentais da banda.  “maldito mambo” é uma composição do seu segundo trabalho, chachachá (2009), e valeu a premiação de melhor arranjo no festival de música da rádio educadora (bahia) em 2008. confira o vídeo de uma apresentação de “maldito mambo”.

[/spoiler] [spoiler title=”hard core mambo” open=”0″ style=”1″]

do grupo venezuelano desorden público. formado em 1985, em caracas, trabalha a partir de elementos do reggae, do ska, da cumbia, da salsa e de instrumentos de percussão afro-venezuelanos. com  temas que giram em torno da unidade latino-americana e letras carregadas de conteúdo crítico social, em 2006 lançam o seu décimo trabalho, estrella del caos,  que foi produzido por francisco coco díaz, pianista da banda. em “hardcore mambo”, como o nome indica, a banda faz uma combinação dançante de hardcore com mambo.

[/spoiler] [spoiler title=”muñeiras iii” open=”0″ style=”1″]

com cristina pato e mutenrohi. muñeira, termo que em galego se refere aos moinhos, é o nome de uma música e dança tradicionais da galícia, comunidade autônoma espanhola, que se canta e dança acompanhada de gaita e tambores. cristina pato é galega e toca gaita galega, sendo a primeira mulher gaiteira a gravar um disco solo. antes de seguir carreira solo, cristina fez parte da mutenrohi, uma banda de folk que combina canções tradicionais galegas com sons tradicionais celta. nesta composição do disco misturados (2007), cristina pato e mutenrohi voltam a se encontrar para tocar muñeira.

[/spoiler] [spoiler title=”que viva la gente” open=”0″ style=”1″]

che sudaka é um sexteto formado em março de 2002 por músicos argentinos e colombianos  residentes em barcelona. aliando ska, rap, rock e letras com muita crítica social, já foram banidos de tocar em praças e ruas da espanha. com a meta de “tocar e seguir em frente”, lançaram seu sexto disco, 10 (2011), no qual que está incluída a canção “que viva la gente”, que é dedicada ao movimento indignados, da espanha.

[quote style=”1″]

nos dijeron que pensaban en nosotros
nos dijeron que nos iban a cuidar
nos dijeron que con la verdad gobiernan
con el miedo disfrazaron la verdad

nos llamaron indignados
nos llamaron perroflautas
movimiento anticonstitucional
nos dijeron cualquier cosa
pero ninguna es respuesta
y este canto canta para no olvidar!
que viva!

que viva y viva la gente que ve el mundo diferente!

pero hay mucha gente que se puso en pie
por medio de la paz no te vallas a caer
ya lo dijo gandhi, lo dijo..
y mucha de la gente que mataron por hacer
amar, pensar, sentir, no obedecer
ya no hay que pagar, tampoco hay que deber
con todas esas madres que lucharon por usted
por medio de la paz no te vallas a caer

en la plaza de mayo, siguen en pie!
los saharauis, siguen en pie!
los gazabies, siguen en pie!
plaza del sol, te digo tambien!
plaza cataluña, te digo tambien!
toda sudamerica, te digo tambien!
alma rebelde levantese!
alma rebelde!

que viva y viva la gente que ve el mundo diferente!
que viva y viva la gente !
hay que viva que viva facundo cabral
que viva y viva la gente !
y a balazos tu idea la van a matar
que viva y viva la gente !
un mensaje es fenomenal
que viva y viva la gente !
por que tu alma es inmortal
que viva y viva la gente !
salimos a la calle como pueblo
que viva y viva la gente !
abuelas, niños, padres a cantar
que viva y viva la gente !
por que han hipotecado la esperanza
que viva y viva la gente !
y la esperanza debe gobernar
que viva y viva la gente !

que viva y viva la gente que ve el mundo diferente!

[/quote] [/spoiler] [spoiler title=”suena” open=”0″ style=”1″]

é uma das canções do ondatrópica, um projeto idealizado pelo músico bogotano mario galeano (frente cumbiero) e pelo produtor inglês Will Holland, mais conhecido como quantic, que busca recriar a música colombiana ao aproximar legendários artistas da cumbia colombiana dos anos 60 e 70 aos jovens artistas da nova guarda, fazendo assim o que eles chamam de “a moderna clássica” ou “a clássica moderna música colombiana”.

[/spoiler] [spoiler title=”mi casita” open=”0″ style=”1″]

canção do cd tijuana sound machine, lançado em 2008 pelo nortec collective. a nortec é um coletivo musical e de artes visuais formado por sete músicos que paralelamente se dedicam a projetos diferentes. são conhecidos por combinar a música tradicional do norte do méxico com música eletrônica contemporânea. neste álbum conta com a participação de alguns produtores associados, como o bostich e fussiblee.

[/spoiler] [spoiler title=”reventón” open=”0″ style=”1″]

composta pelo dj mexicano camilo lara,  que lidera o projeto musical mexican institute of sound. “reventón” faz parte do disco soy sauce, que teve como influência o livro rayuela, do escritor argentino julio cortázar. este livro pode ser lido de duas formas: linearmente, do capítulo 1 ao 56, ou  a partir da proposta do autor, resultando numa  outra história. assim como o livro,  este disco possibilita  várias leituras,  planos e diferentes formas de abordá-lo.

[/spoiler] [spoiler title=”mi son mi friends” open=”0″ style=”1″]

do cd una y otra vez (2011), de sergent garcía, a canção é cantada em dueto com liliana saumet, do grupo colombiano bomba estéreo. segundo sergent garcía,  “mi son mi friends” é uma canção sobre festa, rebelião e tambores. lançado em 2011, o disco é considerado um dos álbuns mais inovadores do músico. confira a letra.

[quote style=”1″]

mi música mi hermano rompe las fronteras
mi reggae dancehall es un arma letal
mi son mi friend arrasa donde quieras
no hay quien se resista esto no tiene rival

esta música mata la ignorancia
solo queremos que crezca la consciencia
por eso amigo sembramos la semilla
la semilla
la semilla

caribean power ultra mega hyperpsicodelico
en la elegancia tropical sonido típico
traspasa por la mente con música te lo aplico
tan sí que perfora como si fuera el ultimo
no seas sensible a tanto cambio de temperatura
con la potencia de este ritmo no tiene censura
ni de la forma oscura con la que miro
que llenarte de energía es lo ultimo que aspiro
baila baila, te vuelo la cabeza
baila, baila, el ritmo está que pesa
baila baila, no importa lo que digo
si tu bailas conmigo

yo solo quiero respirar aire fresco
y gozar contigo cada momento
bailar así apretadito
quiero que me quites hasta al apetito
vivir ese baile como si fuera el último

my music, my brother, breaks boundaries
my dancehall reggae is a lethal weapon
my sound my friend rips it up anywhere
no one can resist, it has no rival

this music kills ignorance
we only want wisdom to grow
that’s why, my friend, we’re planting the seed
the seed
the seed

caribbean power, ultra mega hyperpsychodelic
in the tropical elegance a typical sound
passes through the mind with music i give to you
so much so that it goes through as if it were the last
don’t be sensitive to so much change in temperature
with the power of this rhythm you can’t be silenced
even with the dark shape that i look through
filling you with energy is what i aspire to do
dance, dance, i’ll blow your mind
dance, dance, this rhythm is heavy
dance dance, it doesn’t matter what i say
if you dance with me

i just want to breathe the fresh air
and enjoy every moment with you
dancing pressed together
i want to remove everything, even my appetite
living this dance as if it were your last

[/quote] [/spoiler] [spoiler title=”caliente” open=”0″ style=”1″]

canção do cd yerba buena, lançado em 1996 pela banda los pericos, importante difusora da música reggae na argentina, sendo uma das pioneiras do gênero em seu país.este disco contou com a participação de alguns músicos convidados, como miguel angel tallarita, victor skorupsky, alejandro terapeuta, entre outros.

http://youtu.be/fJh8jQSg4OQ

[quote style=”1″]

Ven ven
como mueve la patita
ven ven ven
si es la leyenda aqui.

Ven ven
como mueve la patita
ven ven ven
yo te lo digo asi.

Como te digo
que no me deja pensar
como te digo
que no puedo acercarne

como te digo
ya no puedo soportar
como te digo
me hace falta un calmante.

Ven ven
como mueve la patita
ven ven ven
pura adrenalina

ven ven
como mueve la patita
ven ven ven
de aqui se puede ver.

Como te digo
como te digo
como te digo mami
a mi me pone asi.

Como te digo
como te digo
la soberana manda
a mi me deja asi.

Caliente, caliente, caliente.
Y digo:

Ven ven
como mueve la patita
ven ven ven
si es la leyenda aqui

ven ven
como mueve la patita
ven ven ven
yo te lo digo asi.

Esta noche
a mi me fue como la mona
lo que te digo lo digo
y no es broma

traje de oro y un humor
que me provoca
que me sacude
y te hace agua en la boca.

Ven ven
como mueve la patita
ven ven ven
pura adrenalina

ven ven
como mueve la patita
ven ven ven
aquÌ la puedes ver.

Como te digo
como te digo
como te digo mami
a mi me pone asi.

Como te digo
como te digo
la soberana manda
a mi me deja asi.

Caliente, caliente, caliente.

Ven ven
como mueve la patita
ven ven ven
si es la leyenda aqui.

Ven ven
como mueve la patita
ven ven ven
yo te lo digo asi.

Como te digo
que no me deja pensar
como te digo
que no puedo acercarme

como te digo
ya no puedo soportar
como te digo
me hace falta un calmante.

Como te digo
como te digo
como te digo mami
a mi me pone asi.

Como te digo
como te digo
la soberana manda
a mi me deja asi.

Caliente, caliente, caliente.

Esta noche a mi me fue como la mona
lo que te digo lo digo y no es broma
esta noche a mi me fue como la mona
lo que te digo lo digo y no es broma

traje de oro y un humor que me provoca
que me sacude y me hace agua en la boca
traje de oro y un humor que me provoca
que te sacude y te hace agua en la boca.

Ven ven
como mueve la patita
ven ven ven
pura adrenalina.

Ven ven
como mueve la patita
ven ven
pura adrenalina.

[/quote] [/spoiler] [spoiler title=”tequila/lourinha bombril (parate y mira)” open=”0″ style=”1″]

a canção faz parte do cd acústico mtv da banda os paralamas do sucesso. após dois anos de preparo com muitos ensaios e experimentações, a banda conseguiu em 1999 lançar seu primeiro disco acústico. o disco mistura salsa, funk, metais e baladas. o repertório foi uma das maiores preocupações para o disco que contou com a participação da convidada zizi possi.

http://youtu.be/UuRDMt-RmCE

[/spoiler]

 


compartilhe!

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • RSS
  • PDF
  • Email