vigilância planetária é o tema do debate nas polêmicas contemporâneas da UFBA

as frequentes espionagens de governantes, empresas e cidadãos, denunciadas de forma recorrente por sites como o wikileaks estarão no centro do debate vigilância planetária e redes tecnológicas, que acontecerá no dia 20 de março de 2017, a partir das 19 horas, auditório da escola politécnica da ufba.

xs convidadxs sérgio amadeu da silveira, professor da universidade federal do abc, kimberly de aguiar anastácio, do instituto beta: internet & democracia, de brasília, e o diretor do ihac/ufba, messias bandeira, apresentarão resultados de pesquisas sobre o crescimento do vigilantismo no mundo, a segurança dos dados pessoais na rede internet, a ação das grandes corporações na mineração de dados, a proliferação de drones espiões e de guerra, entre outras tantos importantes aspectos da questão.

o debate faz parte das polêmicas contemporâneas promovidas pelo departamento II da faculdade de educação em conjunto com a escola politécnica da ufba e com apoio da sbpc (sociedade brasileira para o progresso da ciência – secretaria regional da bahia). a discussão tem coordenação do professor nelson pretto.

há transmissão ao vivo pela internet através do site rádio faced web/rádio web poli e pela tv polêmicas. o público ainda pode participar via redes sociais:twitter (@polemicas_ufba), identi.ca, facebook, instagram, diáspora, ou pelo o chat: bit.ly/chatpolemicas. todo o material de debates anteriores fica disponível no site www.polemicas.faced.ufba.br.

 

sobre xs convidadxs:

sérgio amadeu da silveira, professor da universidade federal do abc, ativista, ex diretor do iti (instituto nacional de tecnologia da informação/governo federal), pesquisador da cibercultura, doutor em ciêcnia política pela usp. foi representante do terceiro setor no comitê gestor da internet (cgi.br)

kimberly de aguiar anastácio, é pesquisadora na universidade de brasília. ela é estudante de mestrado em ciência política, com foco em modelos de governança e relações de poder no ecossistema da internet. também faz parte da segunda turma da escola de governança da internet e do observatório da juventude, uma organização colaborativa criada para promover o envolvimento dos jovens em questões da internet. atualmente, monitora o poder legislativo em relação aos direitos humanos no ambiente digital junto ao instituto beta: internet e democracia.

messias bandeira, professor e diretor do instituto de humanidades, artes e ciências prof. milton santos (ihac/ufba), doutor em comunicação, pesquisador da cibercultura. foi pesquisador visitante da new york university (departmento de media, culture, and communication). é o criador e coordenador do digitalia – festival/congresso internacional de música e cultura digital e coordenador do observatório estadual de economia criativa-bahia.

 

sobre polêmicas contemporâneas:

polêmicas contemporâneas é um componente curricular ofertado pela faculdade de educação da ufba e recebe estudantes de todos os cursos de graduação com o objetivo de discutir temas candentes que contribuam com uma formação mais amplas dos futuros profissionais diplomados pela ufba. é aberta à participação da sociedade sem necessidade de pagamento ou inscrição.

 

serviço

o que? polêmicas contemporâneas – debate “a vigilância tecnológica”

quando? segunda-feira, 20 de março de 2017 | 19 horas

onde? auditório 2 da escola politécnica da ufba, situada na federação (localização:http:http://bit.ly/2m6nmcu)


compartilhe!

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • RSS
  • PDF
  • Email