Agosto da consciência: reconhecimento da força ancestral

Entre os dias 05 e 28 de Agosto, o Museu Afro-Brasileiro da Universidade Federal da Bahia (MAFRO) realiza  a primeira edição do agosto negro, com a temática o reconhecimento da força ancestral. O evento pretende ampliar as ações afirmativas em torno da consciência negra, promovendo assim o diálogo entre os sujeitos das várias camadas sociais, instituições governamentais e não governamentais.

Na abertura da programação, no dia 5, tem reunião preparatória para a intervenção Réquiem aos Meninos Negros, com artistas convidados. No dia 12 acontece exibição do documentário Egungun: Ilha de Itaparica e a exposição temporária Arte e Estética no Afrodomo.

No dia 15 tem a abertura da intervenção reflexiva Réquiem aos Meninos Negros, com padre Gilson Magno Santorumdo, em apoio a 2ª Marcha (Inter) Nacional contra o Genocídio do Povo Negro em 2014 e a mesa redondaDiáspora, Necropolítica e Reparação, com participação de Christien Smith (Universidade do Texas, Austin EUA – Quilombo Xis Internacional), Andreia Beatriz, médica e Coordenadora da Quilombo Xis – Ação Cultural Comunitária e da II Marcha Internacional contra o genocídio do povo.

Dia 22/8 tem a exposição temporária Olhos de Xangô. Dia 26 acontece o debate de políticas públicas culturais e ações afirmativas para reconhecimento da ancestralidade com Ailton Ferreira, superintendente de Direitos Humanos da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia, e Fábio Santana, da Fundação Palmares. Encerrando a programação, no dia 28, acontece a 1ª edição do Negrart, com participação do Sarau da Onça, OPANIJÉ, Gabi Guedes e Ifadeiyn Fakoladê.

Serviço:

Quando:  5/8, 16h30; 12/8, 10h30 (documentário) e 17h (exposição); 15/8, 10h (intervenção) e 14h30 (mesa redonda); 22/8, 17h; 26/8, 16h30; 28/8, 16h30

Onde:  Sala Carybé (MAFRO/ UFBA) e Anfiteatro Alfredo Brito/ Faculdade de Medicina da Bahia (apenas a mesa redonda)

Quanto: Grátis

Outras informações sobre a programação pelo telefone de contato: 3283 5540.

 

 


compartilhe!

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • RSS
  • PDF
  • Email