andrés gualdrón, los animales blancos y otros buenos bichos raros

conexão colombia-mundo. ouça, curta, surpreenda-se…

criaturas exóticas que em seu tempo livre amplificam o som de seu sistema nervoso com tecnologias primitivas… assim se definem los animales blancos, projeto liderado pelo multi-instrumentista bogotano andrés gualdrón. nesta edição você confere uma conversa que tivemos com ele a respeito deste cd lançado em 2011 e que, além de andrés na percussão e na voz, conta ainda com a colaboração de santiago jiménez na guitarra, sergio gonzález no baixo, diego rozo no sax e muitos outros colaboradores – que é como vale a pena fazer as coisas. na segunda parte do programa você vai ouvir algo do que vem rolando hoje pela cena musical colombiana. se já conhece, vai gostar de ouvir de novo; se não, vai se surpreender com a boa qualidade destes trabalhos. e tem muito mais pra ouvir! e se gostou do cd do andrés gualdrón y los animales blancos, pode baixá-lo aqui.

confira as canções e os artistas desta edição:

[spoiler title=”la cirugía (esferas)” open=”0″ style=”1″]

la cirugía (esferas), de andrés gualdrón y los animales brancos, do cd homônimo lançado em 2011. andrés é cantor, compositor, programador, multi-instrumentista e colunista musical colombiano e com a banda los animales brancos vem propondo experimentações musicais que se relacionam com a vida urbana. para ele, o seu sistema nervoso é a cidade de bogotá. letra

[/spoiler] [spoiler title=”downtown (arterias)” open=”0″ style=”1″]

downtown (arterias), de andrés gualdrón, do cd andrés gualdrón y los animales blancos(2011). este disco conta com dez composições de autoria de andrés, que demonstra uma relação com a cidade através dos sons experimentais em suas irregularidades, métricas e ritmos. confira a letra de “downtown (arterias)”.

[/spoiler] [spoiler title=”mazandarán (enzimas)” open=”0″ style=”1″]

mazandarán (enzimas), de andrés gualdrón y los animales blancos (2011), que destaca também no trabalho a mistura de punk, free-jazz, rock psicodélico, música eletrônica, rap e folk. “mazandarán (enzimas)” é uma forma alternativa, segundo andrés gualdrón, de denominar o mar morto. confira a letra e o vídeo.

[media url=”http://www.youtube.com/watch?v=OU_IRsZWMXw” width=”300px” height=”200px”] [/spoiler] [spoiler title=”fashion week (protones)” open=”0″ style=”1″]

fashion week (protones), interpretada e composta por andrés gualdrón. nesta canção andrés toca guitarra, percussão e programação, e conta também com daniel montoya no baixo. “fashion week (protones)”, um experimento com associação livre de palavras, também faz parte do cd andrés gualdrón y los animales blancos (2011). letra

[/spoiler] [spoiler title=”niño zombie (aterrador)” open=”0″ style=”1″]

niño zombie (aterrador), de andrés gualdrón, que tem como base de seu trabalho a voz e o violão acústico, mas que une a isso outras linguagens musicais. o músico faz parte do coletivo barrio colombia que reúne artistas que se dedicam em especial à canção de autor em bogotá e em outros países da américa latina. letra

[/spoiler] [spoiler title=”john wayne (proyector)” open=”0″ style=”1″]

john wayne (proyector), composta por andrés gualdrón, uma balada folk na que se ouvem guitarra, programações, mensagens enigmáticas e se aproxima também da chamada canção experimental. este primeiro disco foi disponibilizado pelo músico para download gratuito. confira a letra da canção “john wayne (proyector)”.

[/spoiler] [spoiler title=”chuvak” open=”0″ style=”1″]

chuvak, canção do álbum superzencillo (2009) de velandia y la tigra, grupo dirigido pelo cantor e compositor edson velandia, músico fundador do grupo cabuya. velandia y la tigra interpreta o rasqa, gênero próprio fundamentado na mistura entre o rock, o funk, o ska e ritmos da tradição musical colombiana.

[/spoiler] [spoiler title=”la indústria del deporte” open=”0″ style=”1″]

la indústria del deporte, do grupo meridian brothers, projeto bogotano que aborda em suas letras, entre outros temas, a questão da violência na colombia e os direitos humanos. “la indústria del deporte” faz parte do álbum la distritofonica, projeto que tem por objetivo criar uma plataforma de apoio ao trabalho independente de jovens músicos de bogotá, colombia.

[/spoiler] [spoiler title=”esto es un paseo” open=”0″ style=”1″]

esto es un paseo, de ricardo gallo cuarteto, formado por ricardo gallo, juan david, juan manuel e jorge sepúlveda. ricardo é pianista, compositor e realizador de outros projetos que se destacam pela forma de conciliar a diversidade de ritmos produzidos na américa latina com o jazz. confira o vídeo com ricardo gallo cuarteto.

[/spoiler] [spoiler title=”llegó paíto” open=”0″ style=”1″]

llegó paíto, do cd el fruto, da banda curupira. fundada no começo do ano 2000 e liderada por juan sebastían monsalve, curupira faz um som denominado pelo grupo como folclore colombiano progressivo, uma combinação entre a música tradicional das diferentes regiões colombianas e sons urbanos, como o jazz, o rap, o rock e o funk.

[/spoiler] [spoiler title=”juanchito” open=”0″ style=”1″]

juanchito, do grupo primero mi tía, esta canção também faz parte do cd la distritofónica. primero mi tía está formado por jorge sepúlveda (bateria), juan david castaño (marimba de chonta e percussão), juan manuel toro (contrabaixo), alejandro forero (guitarra), javier morales (acordeão) e marco fajardo (clarinete e saxofone).

[media url=”http://www.youtube.com/watch?v=aY4v8Z2Se5s” width=”300px” height=”200px”] [/spoiler] [spoiler title=”se cae” open=”0″ style=”1″]

se cae, do cd cumbia rebelde (2011), dos colombianos do puerto candelaria. este destacado grupo recentemente esteve no brasil e já se apresentou em diversos países. acabam de voltar de uma turnê que fizeram pelo méxico. conheça mais sobre o grupo clicando aqui.

[media url=”http://www.youtube.com/watch?v=xp7RfWe6GEM” width=”300px” height=”200px”] [/spoiler] [spoiler title=”bestiales 77″ open=”0″ style=”1″]

bestiales 77, do cd frente cumbiero meets mad professor, de frente cumbiero, projeto de cumbia do músico e compositor colombiano mario galeano toro e de mad professor. assista ovídeo em que os artistas falam sobre esta parceria e conheça mais sobre este projeto.

[media url=”http://www.youtube.com/watch?v=ciBGtC2NzrA” width=”300px” height=”200px”] [/spoiler]

compartilhe!

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • RSS
  • PDF
  • Email