aqui: jazz!

dia internacional do jazz. a unesco diz que é dia 30 de abril, mas a gente ouve-baila-vibra boas músicas em qualquer dia, né? então aí vai. uma super seleção que é também convite pra conhecer uma cena que é muito mais rica e muito mais diversa do que se pensa. conhece, por exemplo, jazz feito no paraguai? bolivia? méxico? pois tem isso e muito mais. e tem também convite pra você visitar o blog jazz y cultura, idealizado por berenice corti, que em 2016 lançou o livro jazz argentino: la música “negra” del país “blanco”. clique aqui e confira mais detalhes sobre o livro e uma seleção musical que apresenta algumas das músicas que ela aborda em seu livro.

 

clique abaixo para ouvir o programa pelo computador:

clique para ouvir o programa

 

confira xs artistas desta edição: 

 

laberinto – ralph irizarry & timbalaye cd nuevo millenium
ralph irizarry é um músico percussionista de nova iorque. teve suas primeiras experiências profissionais em porto rico, local onde passou a maior parte da adolescência. de volta à sua cidade natal, em 1974, ralph começou a tocar percussão em um grupo local e logo após fundou o grupo timbalaye que une o jazz latino com ritmos afrocubanos. o cd nuevo millenium foi lançado em 1998.

 

qunta kinta – joaju cuarteto cd jazz de acá – paraguay
joaju cuarteto é grupo de jazz criado em asunción, paraguai. jazz de acá, primeiro disco do quarteto, é um tributo aos compositores nascidos neste país. algumas composições presentes neste cd foram compostas por importantes músicos de jazz do local, entre eles, carlos centurión que na canção “qunta kinta”, faz uma brincadeira na qual une o nome de um personagem de uma série de tv ao nome kinta, sitio onde morava sua família.

 

orozcojam – cesar orozco & kamarata jazz cd orozcojam
cesar orozco é um pianista, violinista, compositor, arranjador, produtor e educador. criador do projeto musical kamarata jazz, cesar orozco, une música venezuelana e cubana tradicionais com o jazz. o álbum orozcojam (2010) é o segundo do artista, que em 2012 recebeu prêmio de melhor vocal/instrumental cubadisco em havana, cuba.

 

pan con timba – bebo valdés cd bebo rides again
bebo valdés foi um músico cubano de jazz que também trabalhou como compositor e diretor de orquestra. um dos principais nomes da música latino- americana, bebo valdés, falecido em 2013, tem uma obra com mais de 18 discos, além de ter recebido variados prêmios de música a partir de 1994, quando já contava com uma carreira de mais de 30 anos e foi convidado por paquito d’rivera para gravar o disco bebo rides again.

 

oyeme – bobby sanabria cd kenya revisited live!!!
bobby sanabria é baterista, arranjador, compositor, percussionista, gravador, produtor, cineasta, maestro, ativista e educador. recebeu influência da música feita pelo também compositor e percussionista tito puente, frequentou o berklee college of music de boston e, em 1983, foi premiado pela mesma instituição por seu trabalho como instrumentista. participou da orquesta de jazz afro-cubano de mario bauzá, com a qual gravou 3 discos, além de já ter sido indicados a grandes premiações por seus trabalhos incluídos em filmes e programas de televisão.

 

tenochtitlán de noche – ameneyro cd hecho en san cris
“ameneyro” é um grupo mexicano de jazz fundado pela pianista e professora patricia reyes e pelo compositor e baixista ciro liberato. em 13 anos o grupo produziu 4 discos e ganhou destaque no cenário de produção e difusão do jazz em chiapas. do cd hecho en san cris confira “tenochtitlán de noche”.

 

7 dias – paula shocron trío cd urbes
considerada artista revelação em 2004, a música argentina paula shocron atua, desde 2006, como professora de jazz no conservatorio superior de música manuel de falla. em 2007 junto a  juan bayón e bruno varela, paula shocron formou o trio com qual realiza apresentações em clubes de jazz, em festivais nacionais e internacionais. em 2010 seu trabalho intitulado el enigma foi eleito como melhor disco pela revista rolling stones argentina.

 

quién – efecto mandarina cd al final
fundado no ano de 2008 por bladimir morales em la paz, bolívia, “efecto mandarina” é um grupo de jazz composto por bladimir, verónica pérez, diego ballón e eddy chuquimia. em 2013, o quarteto ganhou prêmios nas categorias de melhor grupo de jazz e de melhor canção, com a música “créeme”.

 

mandinga – marilia giller cd avalanche
professora, compositora, pianista e compositora, a paranaense marilia giller aproximou-se da música na infância quando começou a tocar piano incentivada pelos pais. em 2002 ela deixou o sotak, grupo de jazz rock surgido em 1983 do qual fazia parte para lançar- se como solista. influenciada por nomes como o de joe zawinul e o grupo weather report, marilia produz um trabalho de fusão de estilos denominado como jazz friction. o álbum avalanche é um projeto realizado em 2013 para marcar os trinta anos de carreira da artista.

 

maipu ñuñoa – christian galvez
christian gálvez é um baixista, compositor e produtor musical. christian ganhou notoriedade no cenário musical a partir dos anos 2000 pelo trabalho de fusão que faz a partir do jazz e gêneros musicais latino- americanos. em 2005 o artista passou a integrar diversas bandas nacionais no chile, além de ter contribuído em apresentações de outros músicos, a exemplo de billy cobham e stanley clarke. no ano de 2010 christian fundou, junto com a historiadora de arte javiera hernandez, uma escola de jazz em santiago, chile. a música “maipu ñuñoa” foi composta pelo guitarrista argentino jorge díaz.


compartilhe!

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • RSS
  • PDF
  • Email