baixe o livro “diálogos iberoamericanos I”, de iberoamérica social

novo projeto da rede iberoamérica social, o livro “diálogos iberoamericanos I: analisis y propuestas desde las ciencias sociales para repensar la iberoamérica” lançado em maio, é uma publicação de livre acesso que se propõe a difundir algumas das recentes pesquisas em ciências sociais e humanas a respeito de temáticas afins ao pensamento crítico iberoamericano.

o livro é resultado da colaboração dos integrantes da rede iberoamérica social e está dividido em três partes temáticas. a primeira delas, sob coordenação de josé maría barroso tristán , intitulada “repensar los sistemas educativos para la descolonización del conocimiento, la cultura y la política en iberoamérica” faz uma introdução a realidade vivida na iberoamérica e as desigualdades nascidas nos processos históricos de expansão e colonização europeia, bem como reflete sobre os sistemas educativos como sustentadores da lógica politica eurocentrica.

o segundo tema trata de ampliar a discussão sobre hegemonia do conhecimento e informação a partir da observação das nossas produções culturais. o professor carlos escaño, responsável pela seção denominada “cultura y procomún en la sociedad red. desplazamientos desde la industria cultural hacia los comunes culturales”, destaca a impossibilidade de dissociamento entre o conhecimento e a realidade material das comunidades, ou seja, no que concerne às produções culturais pode- se inferir o uso destas no processo de dominação política. o capítulo também conta com reflexões sobre direitos autorais e copyrights, e a defesa da cultura como uma obra resultante de outras já produzidas.

por fim, a antropóloga francisca fernández droguett propõe uma frente de combate à dominação de culturas e línguas a partir dos processos de reterritorialização indígenas. com o tema “reflexiones en torno a la globalización y territorios indígenas en américa latina”, os textos contidos nesta parte do livro apostam nas lutas indígenas como importantes expoentes de resistência e identidade.

para fazer download da publicação “dialogos iberoamericanos I”, de iberoamérica social, clique aqui.


compartilhe!

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • RSS
  • PDF
  • Email