bate- papo de lançamento do livro “jazz argentino, la música ‘negra’ del país ‘blanco’” de berenice corti

o latitudes latinas e a comunidade da escola de música recebem em salvador a visita da hermana berenice corti e convidam a músicxs, estudantes e amantes do jazz para um bate- papo de lançamento de seu livro “jazz argentino. la música “negra” del país “blanco”. a partir de interrogações sobre a história e a atualidade do jazz na argentina, o livro aborda discussões que vinculam a música popular com os processos sociais de significação, a mestiçagem racial e identidade pelo viés dos recentes debates sobre os espaços da cultura afro no atlântico negro. o evento acontece na próxima terça- feira, dia 26 de setembro, na escola de música da universidade federal da bahia e contará com a  apresentação musical da turma de canto popular da professora ana paula albuquerque.

berenice corti é criadora do blog jazz y cultura e pesquisadora de música e cultura no instituto de investigación en etnomusicología de la ciudad de buenos aires e professora no conservatório manuel de falla e na faculdade de ciências sociais da universidade de buenos aires. licenciou- se em ciências da comunicação, é mestre em comunicação e cultura e doutoranda em ciências sociais e teoria da cultura; coordena o grupo de pesquisa jazz na américa latina da associação internacional de estudos em música popular (iaspm – rama latinoamericana) e integrou a comissão diretiva desta mesma associação entre 2012 e 2016. berenice, que já coproduziu conteúdos de jazz aqui para o latitudes latinas, também produziu e integrou a produtora independente jazz club (1997-2000) e o centro cultural konex (2002-2004), além de ter publicado diversos artigos sobre jazz argentino e latino americano. o livro “jazz argentino, la música ‘negra’ del país ‘blanco’” foi premiado pela iaspm’s book prize como primeira obra em idioma não inglês para livros dedicados ao estudo da música popular no mundo.

 

serviço:

o que?  bate- papo reflexões sobre cultura e identidade de raça e classe a partir da música e lançamento do livro “jazz argentino, la música ‘negra’ del país ‘blanco’”

quando? dia 26.09.17 (terça- feira), às 9h,

onde?  sala 102, escola de música da ufba (av. araújo pinho, 58, canela, salvador- ba)

*gratuito

 

 


compartilhe!

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • RSS
  • PDF
  • Email