blues del sur (de américa con tilde)

não sei você, mas comigo acontece às vezes que quando chove penso em blues. às vezes quando chove e um vento venta como agora aqui neste lugar faz mais sentido aquele verso que fala de um dia frio, um bom lugar pra ler um livro e tal… e pra ouvir bons blues também. abra um vinho e os sentidos. que hoje tem bom blues. hoje tem um passeio azul pelas latitudes blueseras deste lugar que desconcerta.

 

clique abaixo para ouvir o programa pelo computador:

clique para ouvir o programa

 

 

confira xs artistas desta edição:

 

el amor es timming – la blues willis cd blues quilpueíno ariqueño
a banda la blues willis foi formada há cinco anos pelos músicos chilenos pipen “rompearmónica” hurtado e juaco “cortacuerda” castillo. a canção “el amor es timming” composta e interpretada por pipen e juaco está presente no segundo disco da banda – blues quilpueíno ariqueño (2015).

 

desconfío –  pappo, botafogo y blacanblus
“desconfío” foi composta pelo guitarrista, cantor e compositor argentino, norberto anibal napolitano, conhecido no meio artístico como pappo. a versão ao vivo da canção conta com a participação da banda argentina blacanblus e do guitarrista argentino miguel vilanova artisticamente conhecido como “botafogo”.

 

no hagas esto – walter alvarez cd slide blues
guitarrista, cantor e compositor de blues, o peruano walter álvarez iniciou sua carreira como solista no ano de 2010. neste mesmo ano, ele lançou máquina orgânica, trabalho que marca sua direção para o blues. “no hagas esto” faz parte do cd slide blues (2014).

 

la pregunta – sibah cd in.tenso
a boliviana sibah além de cantar, também compõe e atua como produtora. em la paz, sibah realiza um festival chamado “nosostras somos” que consiste em um encontro de mulheres intérpretes e compositoras.

 

blues postnuclear – las blacanblus cd rituales
fundada em 1992, las blacanblus foi uma banda de blues argentina. em 1995, o grupo ganhou o prêmio ace, por ser considerada revelação do ano. em 2006 a banda chegou ao fim. “blues postnuclear” está presente no cd rituales.

 

el patio de atrás – fabián jarrín cd negro
nascido no equador, fabián jarrín é entre outras coisas compositor e poeta. jarrín é cofundador do coletivo locomotrova (2002-2007) e da rede equatoriana de trovadores (2007). “el patio de atrás” está presente no cd negro (2008).

 

del sur  – la rata bluesera & don vilanova cd patas negras
la rata bluesera é uma das bandas mais reconhecidas do blues chileno. o disco patas negras gravado em santiago no ano de 2011, conta com a participação do argentino don vilanova (botafogo), músico e guitarrista conhecido na cena do blues hispanoamericano.

 

querosene blues – dinho nascimento cd gongolô
a composição instrumental “querosene blues”, do músico baiano dinho nascimento foi lançada em 2000 como parte do seu segundo disco intitulado gongolô. dinho criou a orquestra de berimbau do morro do querosene, em são paulo.

 

añas blues – uchpa cd qukman muskiy / respiro diferente
a banda de blues-rock uchpa foi formada no peru por músicos de comunidades indígenas e que cantam em língua quéchua. a proposta da banda é fazer, a partir das escalas pentatônicas, um diálogo entre a música de tradição andina e o blues. “añas blues” integra o terceiro disco da banda: qukman muskiy – respiro diferente (2000).

 

caída libre – tigres del chaulafán – ao vivo em epicentro arte en vivo
uma das referências na cena musical do blues-rock equatoriano, a banda tigres del chaulafán foi formada por  xavier bermeo, rubén alava e emilio lara em meados dos anos noventa na universidade católica da cidade de quito. com vinte e cinco anos de banda, tigres del chaulafán lançou 2 álbuns: amanecer (2006) e ojo por ojo (2013) e preparam- se para o lançamento do 3 disco ainda em 2017.

 

rouge & pentagrama – las blacanblus – especial en vivo
com grande reconhecimento por parte do público nacional, o grupo feminino las blacanblus lançou em 14 anos de atividade um total de quatro discos autorais. com a proposta inicial de mesclar o blues, o jazz e o rock, a banda chegou a contribuir como coro em inúmeras apresentações de outros artistas, além de terem sido convidadas para a gravação o primeiro álbum da mississippi blues band, outra conhecida banda do blues-rock argentino.


compartilhe!

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • RSS
  • PDF
  • Email