blues… para seguir

não estar sentado no lugar onde deveria estar. não estar para mensagens universais, nem pra curar possíveis feridas futuras; estar desorientado, sozinho no pátio de trás, tempo inseguro, tempo absurdo. blues é assim… horas inteiras pra escrever. o lance é viver. e às vezes pra isso um blues é preciso. para seguir.

confira as canções e os artistas desta edição

[spoiler title=”blue drag” open=”0″ style=”1″]

de mariano massolo, que é um intérprete de harmônica argentino estudioso da técnica conhecida como overblow. esta técnica faz com que a harmônica diatônica alcance mais notas da escala cromática, o que permite ao músico interpretar estilos musicais mais complexos, como jazz, bossa nova, tango, etc. atualmente integra o projeto a7, um grupo que reúne sete dos melhores gaitistas da argentina.  “blue drag” faz parte de dark eyes (2012), o segundo cd do mariano massolo quinteto.

[/spoiler] [spoiler title=”bau del aire” open=”0″ style=”1″]

por perotá chingó. formada pelas uruguaias julia ortiz e dolores aguirre com a proposta artística de “uma viagem de intercâmbio musical e cultural por todo o planeta”, perotá chingó abarca uma geografia musical ampla. não são especialistas em um gênero em particular, preferindo mostrar suas afinidades através de um código próprio que traz unidade a um repertório variado que inclui zambas argentinas, musica popular do chile, reggae… e  blues.


[quote style=”1″]

no estoy sentado en el lugar donde debería estar
más no importa porque tengo otro lugar
oigo tu grito y ya se que gritás con tu bebé
y me cortan repentinamente mi trip

la tierra no tiene mas fronteras
la tierra esta toda entera
la tierra no tiene mas fronteras
ni tiene club del clown

yo soy espía y me escondo entre las flores
bau del aire (o bau de l’air !)
veo un niño jugando con su mamá
juega a la guerra y sus armas son palitos
asustando a todo el mudo con su palito espacial

la tierra no tiene mas fronteras
la tierra esta toda entera
la tierra no tiene mas fronteras
ni tiene club del clown

no estoy sentado en el lugar donde debería estar
más tranquilo amigo, ya voy a llegar
ya voy a llegar…
[/quote] [/spoiler] [spoiler title=”cambalache” open=”0″ style=”1″]

de sergio barbosa. com uma carreira iniciada em 1966, este argentino de córdoba tornou-se conhecido do público roqueiro dos anos 1970 com a banda de blues “18 de marzo”. em 1979 se autoexila por 8 anos no brasil, onde tem contato com a música afro-brasileira, que muito o impressionaria. sergio “blues” barbosa faleceu em 2012, em sua cidade natal, aos 59 anos.
[/spoiler] [spoiler title=”para seguir” open=”0″ style=”1″]

canção que integra o cd quíntuplo el salmón (2000), que marcou a carreira do argentino andrés calamaro (que após esse trabalho ficou conhecido como “el salmón”). as canções, que falam de amores perdidos e da vida à contracorrente, foram, segundo o próprio autor, gravadas em “sessões sangrentas”. em tom de melancolia, muitas canções têm um tom de despedida, como esta.
[quote style=”1″]

Ya estoy yo,
para grande canciones
o para revelar emociones
para gloria matinal

Hoy no estoy
para mensajes universales
Para melancolías
para curar heridas por azar

Nadie me va entender
hoy estoy PARA SEGUIR
Para que romperse la camisa
debajo de la brisa de un ventilador

Si por qué?
tengo el día cambiado
Estoy desorientado
tengo horas para escribir
sin tratar de vivir
Hoy estoy PARA SEGUIR

Aca estoy, como hoy
como siempre
para lo que usted guste mandar

Una tos en el cuarto de al lado
alguien despertandose al costado
me dicen que no estoy solo
que estoy acompañado

Ya me estoy haciendo una idea
justo cuando pensaba en vos
me despierto

Estoy vivo y abro los ojos
compruebo que todo funciona
hay que vivir
no vale la pena sufrir
Hoy estoy PARA SEGUIR

Ya estoy yo,
para grande canciones
o para revelar emociones.
Estoy para seguir,
no vale la pena sufrir
[/quote] [/spoiler] [spoiler title=”desconfío de la vida” open=”0″ style=”1″]

conhecido como pappo, norberto anibal napolitano mostrou seu interesse pela guitarra na escola. em 1969 pappo sai do anonimato com a banda los gatos. quando começa a realizar seus próprios projetos, decide formar a banda pappo´s blues, e uma série de outros projetos que marcaram a história do blues e do rock argentino. “desconfio de la vida” foi gravada originalmente no disco pappo’s blues 2. A versão que você ouve aqui em latitudes latinas é do cd pappo & amigos, lançado em 2000 e que conta a participação do músico e compositor argentino gabriel julio fernández capello, mais conhecido como vicentico, vocalista de los fabulosos cadillacs.
[quote style=”1″]

no se por qué,
imaginé,
que estábamos unidos,
y me sentí mejor,
pero aquí estoy,
tan solo en la vida,
que mejor me voy.

un viejo blues,
me hizo recordar,
momentos de mi vida,
y mi primer amor,
pero aquí estoy,
tan solo en la vida,
que mejor me voy.

[/quote] [/spoiler] [spoiler title=”blues do ano 2000″ open=”0″ style=”1″]

por paulinho moska. filho de um carioca com uma baiana, paulinho moska nasceu no rio de janeiro e aprendeu a tocar violão aos 13 anos. suas músicas seguem uma mistura de ritmos e são quase sempre marcadas peça presença da poesia. moska já gravou com diversos artistas, entre eles cazuza que juntamente com nilo romero e george israel compôs a música “blues do ano 2000”.
[/spoiler] [spoiler title=”quizás mañana” open=”0″ style=”1″]

mais uma canção do argentinno pappo. “quizás mañana” faz parte do seu álbum buscando un amor, lançado em 2003, dois anos antes de sua morte. pappo morreu em um acidente de moto após ter perdido o controle e ser atingido por outro veículo.
[quote style=”1″]

quizás mañana mi barca se irá,
detrás de aquel viento que la hizo llegar
con ese viento también yo me iré,
detrás de esa barca para siempre tal vez
como soñándote a mar abierta
con la tormenta y frio en mi voz
gritaré tu nombre por más que no pueda yo ni hablar
y me hundiré en mi soledad (bis)
quizás mañana mi barca se irá,
detrás de aquel viento que la hizo llegar,
con ese viento también yo me iré
detrás de esa barca para siempre tal vez,
para siempre tal vez
te quiero nena y siempre te querre

[/quote] [/spoiler] [spoiler title=”celos” open=”0″ style=”1″]

composta e interpretada por gotan project. o nome do trio vem de um jogo de palavras que consiste em inverter a ordem das sílabas em uma palavra; portanto, o termo tango fica gotan. formada por um francês, um suíço e um argentino que se conheceram em paris,  gotan project é uma banda que mistura tango, jazz e música eletrônica. muitas de suas canções apareceram em diversas trilhas sonoras de filmes e séries. em 2006 eles lançaram o seu quarto cd, lunático, gravado em buenos aires e paris, composto por treze canções, entre elas “celos”.
[quote style=”1″]

celos
pudo el amor ser distinto
redes
trampa mortal en mi camino
y en un café, un café de ciudad
me contaste otra vez tu destino

celos
celos en suelo argentino
fiebre
y mi ilusión que se deshizo
mientras te burlas de mí en tu canción
no me puedo librar del hechizo

nubes
nubes de sal y de hastío
dudas
pago por ver lo que he perdido
la capital te atrapó, te embriagó
en el triste ritual del olvido.

mmm
pudo el amor ser distinto
mmm
crudo final discepoliano
y en un café, un café de verdad
cayó el último acorde del piano
[/quote] [/spoiler] [spoiler title=”berimbau blues” open=”0″ style=”1″]

composição instrumental que dá nome ao primeiro disco do músico baiano dinho nascimento, lançado em 1997. dinho nascimento é um percussionista que  desenvolveu o talento com o uso do berimbau. ele criou  a orquestra de berimbau do morro do querosene, em são paulo, e mostra a versatilidade sonora deste instrumento. em “berimbau blues”, dinho utiliza a técnica do slide com um copo de água, assim ressoa a sonoridade do berimbau ao ritmo do blues.

[/spoiler] [spoiler title=”blues de santa fé” open=”0″ style=”1″]

interpretada por pappo com a participação do músico juanse.  a predileção de pappo pela música nasceu das aulas de folclore na escola,  nas peças que escutava seu irmão tocar no piano e  nas canções do pianista norte-americano  little  richard. ao longo da carreira, ele  fundou alguns  grupos de blues e de rock em parceria com outros músicos. em 2000,  reuniu  bandas e músicos  da argentina  para participar do seu disco pappo & amigos, do qual faz parte esta versão de “blues de santa fe”. assista ao vídeo abaixo.

[quote style=”1″]

Oh yeah
este es el blues de Santa Fe
oh yeah
este es el blues de Santa Fe
tu tienes blues
con este blues de Santa Fe

Acompañame
te mostrare
unos campos
donde?
en Santa Fe

Oh yeah
este es el blues de Santa Fe
tu tienes blues
con este blues de Santa Fe

Acompañame
te mostrare
unos campos
en Santa Fe

Oh yeah
este es el blues de Santa Fe
tu tienes blues
con este blues de Santa Fe.
[/quote] [/spoiler] [spoiler title=”añas blues” open=”0″ style=”1″]

da banda peruana uchpa. a música andina e o blues compartilham de um elemento  musical comum,  as escalas pentatônicas, que possibilitam a interação dessas duas  vertentes musicais. este diálogo  é  uma das propostas da  banda uchpa, formada por músicos de comunidades indígenas, da região andina no peru,  que cantam em quéchua ao ritmo do rock e do blues. “añas blues” integra o terceiro disco desta banda, chamado qukman muskiy – respiro diferente (2000).
[/spoiler] [spoiler title=”el patio de atrás” open=”0″ style=”1″]

canção  que integra o disco negro (2008),  terceiro trabalho da trajetória do poeta, cantor e compositor equatoriano fabián jarrín, que  considera esta produção mais  pessoal e próxima daquilo que pensa, sente e vive. em boa parte da sua criação, ele explora o universo da canção de autor,  expressão artística com forte presença em países da américa latina. além da canção de autor, neste disco encontramos, rock, balada e blues.  confira a letra de “el patio de atrás”.
[quote style=”1″]

El dolor crece a la sombra de este patio de atrás
la calle lanza promesas y se para para escuchar
una voz en el desierto y el rebaño empieza a aullar

Decides salir volando pero ves mientras caminas
Roto a un ángel que te asecha borracho desde una esquina
por donde intentas pasar te hace muecas la desidia

Tiempo inseguro, tiempo absurdo
desate animal
a caño apesta el futuro pero aúllo igual

Escupes hacia el pasado y alguno te tiene envidia
En este punto no sabes si el templo es una cantina
pero rezas por si acaso y un “polvo de hada” de alivia

Quieres irte pero insistes en luchar con los molinos
ninguna soga resiste, por eso esperas que un tiro
te haga olvidar el olvido de este patio de atrás

Tiempo…
[/quote] [/spoiler] [spoiler title=”blues de la frontera” open=”0″ style=”1″]

do guitarrista espanhol  raimundo amador.  diversas influências contribuíram para a formação deste músico,  a exemplo de  músicos como  paco de lucía, camarón de la isla,  bob dylan, jimmy hendrix. ele formou com seu irmão rafael amador a banda pata negra, em que o blues se combinava à música flamenca, resultando no que chamaram de  blueslería. após a separação da banda,  raimundo amador  segue carreira solo e mantém a proposta de agregar a música flamenca às diversas influências musicais para além da espanha.
[/spoiler]

 


compartilhe!

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • RSS
  • PDF
  • Email