cantar en lenguas

garífuna, mapudungun, maya kiché, kaqchikel, guarani, mixteco, purépecha, qom, créole, tsotsil, quichua… todas são línguas, não “dialetos”. e são alguns dos idiomas que você ouve nesta edição que aproveita o “dia internacional da língua materna” (clique aqui e saiba mais) pra fazer circular por nossas sensibilidades os saberes, os cantos, a música feitas em alguns dos muitos idiomas destas latitudes. quer celebrar com a gente? compartilhe aí! muita gente agradece esse gesto de fazer valer de verdade o que chamamos diversidade. gracias, kolaval, aguyje, maltiox, gratidão!

 

clique abaixo para ouvir o programa pelo computador:

clique para ouvir o programa

 

e abaixo para ouvir através de dispositivos móveis:

 

 

confira as canções e xs artistas desta edição:

 

tali-lali-lali-lê – maurício tizumba cd áfrica gerais
nascido no brasil, maurício tizumba é um cantor, compositor, ator, instrumentista e empreendedor cultural. é considerado artista de grande importância para a arte afro-brasileira e traz a influência do congado – manifestação religiosa de origem africana. sendo um dos artistas mais populares de minas gerais, em 1996 lança seu primeiro  álbum, intitulado áfrica gerais.

 

 

yuni yucu ninu – lila downs cd la sandunga
ana lila downs sánchez, mais conhecida como lila downs é uma cantora, intérprete, compositora, produtora musical e atriz mexicana. lila canta em vários idiomas e em seu estilo musical reivindica suas raízes mexicanas. Em 1999, lila downs ganhou notoriedade com o lançamento de la sandunga, seu primeiro álbum. “yuni yucu ninu” é um poema de juan de dios ortiz, interpretado por lila downs. confira aqui a letra original e a tradução em espanhol do poema.

 

 

mita ñembotororé – yenia rivarola cd febrero
yenia rivarola começou a cantar ainda na infância no coro arapy. licenciada em ciências da comunicação, rivarola começou a escrever as próprias músicas e cantá-las no final dos anos 90. “mita ñembotororé” é um blues interpretado por yenia, cujo título faz referência ao movimento que se faz com os braços para fazer uma criança dormir. foi composta por victor “pato” britz e por carlos martínez gamba, importante escritor paraguaio que escreve em guarani, vencedor do prêmio nacional de literatura em 2003 por sua obra poética. “mita ñembotororé” faz parte do cd febrero.

 

 

mamam ciroua – de boca en boca cd de boca en boca
de boca em boca é um quarteto vocal da cidade de córdoba, na argentina. é formado por soledad escudero, alejandra tortosa, viviana pozzebón e marcela benedetti e iniciou suas atividades 1995. “mamam ciroua”, é uma canção tradicional haitiana interpretada pelas quatro argentinas e está presente no cd de boca em boca (2004).

 

 

iapinilke mapu– beatriz pichi malen cd plata
beatriz pichi malen é o nome artístico de norma beatriz berretta, uma cantora oriunda de los toldos, província de Buenos aires. de origem mapuche, tataraneta do cacique coliqueo, seu trabalho relaciona-se com a busca, o resgate e a difusão da cultura mapuche. “iapinilke mapu” é a faixa 09 do cd plata (2000).

 

 

watina – andy palacio & the garifuna collective cd watina
andy vivian palacio foi um músico nascido no belize e também um dos principais ativistas da cultura garífuna. os garífunas são descendentes de africanos escravizados que chegaram à américa central após um naufrágio e que ali se encontraram com indígenas caribenhos. em 1991, andy palacio recebeu o prêmio de “melhor novo artista” nos caribbean music awards. o cd watina foi lançado em 2007, um ano antes de sua morte.

 

 

fuleisei – silvia blanco cd the garifuna women’s project
interpretada por silvia blanco, a canção “fuleisei” faz parte do cd umalali the garifuna women’s project, lançado em 2008 como resultado de uma pesquisa feita pelo músico iván durán no final dos anos 90 em Belize. todas as canções são cantadas em língua garífuna pelas mulheres que fazem parte das comunidades.

 

 

la cazadora (ipiagai) – tonolec cd tonolec
tonolec é um duo musical argentino formado em 2005 por charo bogarín e diego pérez. o estilo da dupla é caracterizado pela junção da música eletrônica com o canto étnico da etnia qom e guarani. a canção la cazadora está presente no cd tonolec, lançado em 2005.

 

scratch me back for me – trujillo hawkins & el polvorete cd caribbean roots vol. 1

 

 

nimasotz´ – aj batz cd pa saqb´ix

 

 

j-ilol / curandero – lumaltok cd ja´onkotik

 

 

pitaqmi kanki? – uchpa cd qukman muskiy respiro diferente
o disco qukman muskiy respiro diferente, lançado em 2000 pelo grupo peruano uchpa, ganhou notoriedade por ter músicas no idioma quéchua, falado por cerca de dez milhões de pessoas de diversos grupos étnicos originários da região andina. o grupo é composto por carlos kcht sevillano no baixo, marcos maizel na guitarra principal, cesar gonzales na guitarra y coros,hugo ortiz na bateria e fredy ortiz na voz principal.

 

 

mushuk runa – los nin cd shinallami kanchik
o grupo equatoriano los nin tem como base musical o conhecimento das comunidades indígenas equatorianas e os estudos musicais desenvolvidos na universidad de san francisco, em quito, equador. o grupo canta em quíchua e em castelhando, misturando instrumentos tradicionais andinos e contemporâneos.

 

 

aj – balam ajpu cd jun winaq´rajawal qíj / tributo a los 20 nawales

 

 

gwyra mi – Ramiro Musotto  cd civilizacão & barbarye
ramiro musotto foi um compositor, percussionista e produtor musical argentino que morou muitos anos no brasil, boa parte deles na bahia. estudou com afinco a percussão brasileira, em particular o berimbau, e compôs músicas como “gwyra mi”, que combina levada de capoeira, samba-reggae eletrônico, o coro de crianças indígenas da tribo guarani tenondé, e fragmentos de um discurso do subcomandante marcos, membro do exército zapatista de liberação nacional.


compartilhe!

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • RSS
  • PDF
  • Email