Caruru dos 7 Poetas Comemora 10 anos de Tradição e Poesia

O Caruru dos 7 Poetas chega a sua 10a edição com intervenções culturais, lançamento de livro e o tradicional recital com gostinho de dendê em três dias de intensa programação. Acontecerá de 26 à 28 de setembro de 2014, no Jardim do Faquir, em Cachoeira (BA). Na sexta feira, 26, acontece o lançamento da antologia poética comemorativa de 10 anos do projeto, às 19:30 na sede da Casa de Barro. No sábado, 27, a partir das 13:30h começa a programação infantil e às 20h acontece a grande celebração poética e artística. A programação se encerra no domingo, 28, às 15 horas, com um cortejo poético que celebrará a poesia pelas ruas de Cachoeira, contando com intervenção dos grupos artísticos infanto-juvenil da Casa de Barro.

A antologia “Todas as mãos” reúne os principais poemas de todos os poetas que passaram pelo Caruru nesses 10 anos de trajetória e será lançada no formato de e-book. Sábado, 27, principal dia do evento, as atividades começam voltadas para o público infantil, às 13:30h, com a apresentação do Grupo Rouxinol de Teatro e Poesia, o espetáculo teatral Rosinha e Sebastião – A Comédia Popular, do grupo de teatro Filhos da Utopia. Paralela à programação ocorrerão oficinas de confecção de fantoches e outras dinâmicas de interação com o público infantil.

A programação noturna será aberta pela performance do Importuno Poético, grupo que fará o cerimonial do evento. Na sequência haverá a apresentação de malabares, seguido do recital dos 7 poetas. Para encerrar Juraci Tavares e o grupo musical Gêge Nagô fazem apresentação poético-musical, logo após ser servido o caruru.

Os sete poetas homenageados nesta edição são: Alan Félix (Uruçuca), Deisiane Barbosa (Cachoeira), Luar do Conselheiro (Uauá), Marlon Marcos (Salvador), Martin Salas (Cartagena/Colômbia), Marta Galrão (Salvador) e Wancir Sales (Santo Amaro).

O Caruru dos 7 Poetas é um evento que une à literatura um momento da tradição cultural e religiosa baiana, caruru dos sete meninos, de reverência aos Ibejis, da tradição afro-brasileira, e aos santos católicos São Cosme e Damião. Numa analogia aos sete meninos das manifestações religiosas, este projeto promove o encontro de sete poetas para recitar seus versos e celebrar a cultura e arte literária. Envolve ações educativas, recital, quermesse de livros e performances artísticas.

Em dez anos de história o evento já reuniu nomes como Elisa Lucinda, Karina Rabinovitz, José Inácio Vieira de Melo, Valdeck Almeida, Kátia Borges, Juraci Tavares, além de autores internacionais como Pedro Blas, Gustavo Tatis e Shirley Campbell Barr, promovendo o intercâmbio entre autores brasileiros e latino americanos. Destaca-se nesta trajetória a inclusão de programação infantil específica e a valorização do teatro, das artes performáticas e do circo nessa mistura entre arte e tradição que tem atraído cada vez mais público de todos os cantos da Bahia.

Informação do site Casa de Barro


compartilhe!

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • RSS
  • PDF
  • Email