Cenas do rock da Bahia ganham edição no formato de audiolivro com lançamento no dia 27/06

 

Rock Baiano – História de uma Cultura Subterrânea é o resultado de mais de dez anos de pesquisa realizada por Ednilson Sacramento sobre o cenário musical alternativo da Bahia. A primeira edição deste trabalho (2001) foi concluída num momento em que o autor perdia a visão em função de uma Retinose Pigmentar. O referido livro em Audio, que entrará em circulação em Salvador com previsão de lançamento para dia 27 de junho, véspera do Dia Municipal do Rock em Salvador, terá lugar no Complexo Cultural dos Barris (Biblioteca Pública do Estado da Bahia) às 19hs, dentro da programação da Cultura na Copa.

O Livro foi produzido com o objetivo de possibilitar inclusive o acesso de pessoas cegas à fruição estética e participação artística, cultural e social.

Ativista na área dos direitos humanos e acessibilidade cultural, Ednilson Sacramento é licenciado em História, Bacharel Interdisciplinar em Humanidades com área de concentração em Políticas e Gestão da Cultura (IHAC/UFBA) e graduando em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (FACOM/UFBA). Editor de fanzines, produtor independente e frequentador de shows do cenário underground, Sacramento viu nascer nas ruas da cidade de Salvador um movimento que lhe chamou a atenção: era a manifestação de uma subcultura na capital baiana, inerente aos grandes centros urbanos, e que combinava música e atitude, produção artística e engajamento político.

Tendo como ponto de partida a rebeldia de grupos punks ocorrida no início da década de 1980, o autor valeu-se de conversas, fanzines e arquivos pessoais para trazer ao leitor/ ouvinte um registro de fatos e ações desencadeadas por uma parte da juventude baiana que experimentou ousar e dizer “não” ao pensamento único da indústria cultural.

A abordagem do livro centra seu foco no movimento do rock verificado na Bahia desde o final da década de 60 até meados do ano de 1998, com certa atualização dos dias atuais graças a colaboração do jornalista Luciano Matos. A pesquisa teve como objetivo trazer à tona fatos, conversas e manifestações culturais que constituíram o universo de grupos e artistas baianos que, de modo singular, contribuíram com o cenário da música baiana através de suas composições, shows e hábitos destoantes da chamada baianidade soteropolitana. A obra também cumpre a função de subsidiar futuras pesquisas e, ao mesmo tempo, atender a uma lacuna da memória cultural da Bahia.

CONTEÚDO – A obra relata a trajetória do rock na Bahia, cobrindo momentos do cenário independente e fazendo referências a nomes populares, como relatou o crítico Paquito no portal Terra Magazine: “Estão lá o início de Raul Seixas e Valdir Serrão, o Big Ben nos anos 60, o Mar Revolto dos anos 70, a trajetória do Camisa de Vênus, ‘um capítulo à parte’ nos anos 80 e, a partir daí, um detalhamento impressionante das bandas e do circuito local – a ‘cultura subterrânea’ a que o título se refere – num período em que o rock brasileiro entrou na moda, mas na Bahia vicejou a indústria da música ligada ao carnaval, que resultou no que passou a se chamar de Axé-music.”

A versão eletrônica do livro torna-se, hoje, uma realidade, graças à Fundação Gregório de Mattos. Através dos editais Arte em Toda Parte, a Fundação, ligada à Prefeitura Municipal de Salvador, confere a oportunidade de se conhecer esse lado da história cultural da Bahia. O e-book, que é uma versão gravada do conteúdo da obra impressa, também consta de um projeto que ofereceu oficinas de introdução à produção de livros acessíveis .

A obra foi narrada por artistas e comunicadores, como Angelina Yoshie (Rede Bahia), Leticia Shwartz (Mil Palavras), Carlos Bonfim (Latitudes Latinas / UFBA), Robson Véio (Coletivo Mais Q Três), Gabriela Braga (CBN), dentre outros.
Informações: 71 9258 1961
nvozes@gmail.com

 

Data: 27/06/2014
Horário: 19h00
Local: Quadrilátero da Biblioteca Pública do Estado da Bahia – Rua General Labatut, 27 –Barris Salvador/BA
Entrada Franca

 

 


compartilhe!

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • RSS
  • PDF
  • Email