chamada de textos para dossiê da revista periódicus

a periódicus – revista de estudos indisciplinares em gêneros e sexualidades, lança chamada de textos para o dossiê intitulado genealogias excêntricas: práticas artísticas queerfeministatrans e conhecimentos dessubjugados, organizado pelos pesquisadores joão manuel de oliveira (iscte – instituto universitário de lisboa) e tiago sant´ana (ufba).

nesta edição, o dossiê contempla projetos e iniciativas que investigam uma genealogia das políticas de dissidências sexuais e de gênero através das artes. partindo por outras vias que se distanciam do cânone acadêmico, a proposta é entender como poéticas artísticas, escritas indisciplinadas e outras modalidades de conhecimentos subjugados foram esquecidas na escrita da história do que viríamos a conhecer hoje como “queer”.

com esse dossiê, buscamos realizar um trabalho de garimpagem de relatos, críticas e outros formatos de composição de saberes que dialoguem com as artes e políticas da dissidência sexual e de gênero, numa tentativa de observar linhas de fuga para outra genealogia do queer. o dossiê deseja ainda reunir outras traduções artísticas que realizem uma torção ou estranhamento à própria ideia de queer, como as artes cuir, cu, quare, etc. este excêntrico é, pois, duplo, um saber/práxis dessubjugado e fora dos centros da colonialidade e da legitimação dos saberes.

prazo para envio de textos: 11 de setembro de 2016

outras informações no site da revista, clique aqui.


compartilhe!

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • RSS
  • PDF
  • Email