che, 87

em 14 de junho de 1928 nascia em rosário, argentina, o revolucionário ernesto guevara de la serna.

médico, guerrilheiro, escritor, che guevara foi, junto a fidel castro, um dos principais líderes que protagonizaram o triunfo da revolução cubana em 1959. Che guevara fez história não só na américa latina, mas também na áfrica. Com o objetivo de extender a revolução a outros países, em 1965 deixou cuba em direção ao congo, onde também lutou apoiando o movimento revolucionário. em 1966 foi a vez de ir à bolívia. ali, em 8 de outubro de 1967, foi capturado e executado por militares em uma emboscada. seus restos mortais foram localizados em 1997, exumados e levados a Cuba, onde foram enterrados com todas as honras pelo regime socialista de fidel Castro. agora, encontram-se em santa clara (cidade cubana chave para o triunfo da revolução), no museu dedicado a este que é um dos maiores símbolos de resistência para os jovens da américa latina e do mundo.

baixe aqui alguns livros e textos do che.

confira algumas fotos que marcam a presença de che guevara em cuba, tomadas pela equipe de latitudes latinas em sua passagem pela ilha.

e aproveite também para assistir alguns filmes que retratam momentos importantes da sua vida:

“diários de motocicleta” (2004), dirigido por Walter Salles, foi baseado no livro de memórias de guevara. o filme retrata o seu primeiro contato com a realidade social latino-americana, fruto de uma viagem que ele empreendeu em sua moto (chamada por ele de “la poderosa”) em 1952, junto ao amigo alberto granado pela américa do sul. aqui você pode assistir o filme completo:

“Che”, de Steven Soderbergh, cujo trailer você pode assistir abaixo está dividido em duas partes. a primeira retrata a participação de Che na Revolução Cubana e a segunda, os 341 dias que ele passou na selva boliviana até sua morte, em 1967.


compartilhe!

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • RSS
  • PDF
  • Email