cidade das cores acontece neste sábado (05/12) no espaço cultural da barroquinha

O Coletivo JEC, formado por alunos do Curso Jovem Empreendedor@ Cultural promove, no dia 05.12, das 17h às 20h, no Espaço Cultural Barroquinha (área externa) o Cidade das Cores. Com um conceito inovador, o projeto busca tratar de personalidades que fazem a diferença na cidade, que “dão cor” aos seus bairros, viabilizando a fruição de cultura e desenvolvimento social em suas comunidades, através de projetos socioculturais. A ideia é mostrar, através de espetáculo musical, intervenções artísticas e exposição de fotografias dos bairros e personalidades de Salvador o lado da cidade que é invisibilizado.

Atrações – O público será recepcionado com a discotecagem do DJ Sankofa. Nascido em Gana e radicado em Salvador, tem garantido a presença da música africana no cenário musical da cidade. DJ Sankofa dará cor ao evento também nos intervalos da programação. O início do evento acontecerá com as performances poéticas do Grupo de Poesia Resistência Poética, formado por jovens moradores de diversos bairros periféricos de Salvador, que escolheram a poesia marginal para se expressar e do Grupo Ágape, que surgiu em 2011 da iniciativa de um grupo de amigos, que frenquentavam a Igreja de Santo Antônio da Paróquia de São Daniel Comboni, no bairro de Sussuarana.

A programação musical inicia-se com o Cortejo do Grupo Maracatu Ventos de Ouro, grupo feminino de Maracatu de Baque Virado da cidade de Salvador, fruto de um trabalho coletivo que busca pesquisar, difundir e fomentar as manifestações artísticas da cultura brasileira. Ao encerrar sua apresentação, o Maracatu abre espaço para o show da banda Som é Nosso, nascida como uma nova referência musical na periferia de Salvador. Seu repertório passeia por Munir Hossn, Jailton Dendê, Caetano Veloso, Carlinhos Brown entre outros. A banda recebe como artistas convidados, Vanessa Melo, Cantora e Clarinetista dos projetos musicais Rumpilezinho e Pradarrum e Opanijé que tem um estilo próprio de RAP e letras que exaltam a cultura negra.
Todos esses artistas darão cor à apresentação musical principal, juntamente com outros convidados a confirmar. Durante todo o evento serão expostas através de projeções de vídeomapping, fotografias de diversos bairros e personalidades da cidade.

O Curso – A proposta do projeto surge do trabalho de conclusão do curso Jovem Empreendedor@ Cultural, um programa gratuito de formação em produção cultural, com foco em empreendedorismo, diversidade e sustentabilidade com o objetivo de capacitar jovens moradores da periferia de Salvador e Região Metropolitana. O curso foi realizado pelo Instituto Mídia Étnica – organização sem fins lucrativos que, há dez anos, realiza projetos para assegurar o direito humano à comunicação e o uso das ferramentas tecnológicas pelos grupos socialmente excluídos, especialmente a comunidade afro-brasileira.

Para o curso foram selecionados jovens que já possuem atuação em suas comunidades, com projetos artísticos, culturais ou sociais. Portanto, esse evento, como resultado desta formação, reúne diversas experiências de engajamento comunitário, aliadas aos conhecimentos técnicos adquiridos durante os sete meses de cursos, quando os jovens tiveram aulas com especialistas nas áreas de marketing, sustentabilidade, diversidade, captação de recursos, planejamento, comunicação e cultura, economia criativa e plano de negócios.
O evento é uma realização do Coletivo JEC e tem apoio do Instituto Mídia Étnica, do Fundo Baobá, do Correio Nagô, Uranus, Cristiano Pimenta Som e Iluminação e do Espaço Cultural Barroquinha.

SERVIÇO
O que: Cidade das Cores
Quando: 5 de dezembro, das 17h às 20h
Onde: Espaço Cultural Barroquinha (área externa)
Quanto: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 + doação de 1 livro infantil (meia)
Informações: 71 99401-9008 | 98815-1850
——————————————————
Assessoria de Comunicação
Coletivo JEC – Jovem Empreendedor@ Cultural
Monique Reis
71 99401-9008 | 98815-1850 | ascom.coletivojec@gmail.com

Informações do site: http://www.irdeb.ba.gov.br/evolucaohiphop/?p=9862


compartilhe!

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • RSS
  • PDF
  • Email