confira a programação do III fórum do pensamento crítico

50 anos do Golpe / 30 anos das Diretas Já

III Fórum do Pensamento Crítico traz renomados pensadores para debater Ditadura, Autoritarismo e Democracia no Brasil e na Bahia: 1964-2014

Com uma programação que unirá palestras, mostra de filmes, exposição de fotos, lançamentos de livros e show, o III Fórum do Pensamento Crítico 2014, que tem como tema Autoritarismo e Democracia no Brasil e na  Bahia: 1964-2014 trará renomados pensadores do país para promover reflexões e discussões acerca dos 50 anos do golpe militar que implantou uma ditadura no Brasil. O evento será realizado de 24 a 28 de março, no Teatro Castro Alves (TCA), com acesso gratuito. Na abertura, segunda-feira (24/03), às 19h, a mesa de debate será composta pelo atual vereador de Salvador, Waldir Pires, os professores Paulo Abrão (PUCRS) e Juarez Guimarães (UFMG), o sociólogo Clodomir Moraes e por Eliana Rolemberg, anistiada política e diretora Executiva da Coordenadoria Ecumênica de Serviços (CESE). Todas as mesas e programação completa do Fórum do Pensamento Crítico estão disponíveis no endereço: www.fpc.ba.gov.br /forum

Feira Mensal de Livros – Integrando a programação do III Fórum do Pensamento Crítico, a Feira de Livros da Fundação Pedro Calmon/SecultBA estará no foyer do TCA, na abertura (24/03) e funcionará até o encerramento do evento, sexta-feira (28/03). Com publicações que tratam do Golpe Civil-Militar de 1964, a feira também comercializará livros das áreas de História, Cultura Democracia e Direitos Humanos, entre outros. As editoras e distribuidoras também marcarão presença, entre elas, a Fundação Perseu Abramo, Edufba, Quarteto Editora, Expressão Popular, SegLivros e MRBook

Palestrantes – Durante o III Fórum do Pensamento Crítico 2014, o público confere inúmeras palestras, entre elas, a da ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Brasil, Luiza Bairros, da senadora da República, Lídice da Mata, do jornalista e ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social do Brasil, Franklin Martins, do professor da Universidade São Paulo (USP), Paul Singer, dos professores da Universidade Federal da Bahia (Ufba), João Carlos Salles, Joviniano Neto, Paulo Miguez e Paulo Costa Lima, do jornalista Bob Fernandes, do ex-secretário-geral da Presidência da República no Governo Lula, Luiz Dulci, do deputado federal e jornalista Emiliano José, do militante e ex-preso político baiano, Pery Falcon, entre outros.

Caravana da Anistia – Com a proposta de sensibilizar para o tema político e se apropriar da história brasileira através dos relatos de quem lutou pela democracia, a Caravana da Anistia estará na terça-feira (25/03), às 19h, no Teatro Castro Alves (TCA), dentro da programação do III Fórum do Pensamento Crítico. Já foram realizadas 61 Caravanas, percorrendo 20 estados brasileiros e o Distrito Federal, publicando mais de mil processos, atingindo um público de mais de 20 mil pessoas.

Baiana System – Encerrando a programação de palestras e debates do III Fórum do Pensamento Crítico 2014, a banda Baiana System realiza show temático no Teatro Castro Alves (TCA) na sexta-feira (28/03),  às 21h. Foram selecionadas canções de protesto, que marcaram a luta de artistas pela redemocratização do país. O show custará R$10,0 (inteira) e R$5,0 (meia). Os participantes do Fórum receberão voucher que poderão trocar por ingresso gratuitamente.

Outras atividades – Além do Fórum do Pensamento Crítico, a passagem dos 50 anos de implantação da Ditadura Militar no Brasil será marcada por uma série de atividades que visam reativar a memória da luta do povo brasileiro pela democracia e a liberdade. Está programada a Mostra Cine Memória 64 na Sala de Arte da Ufba, no Vale do Canela (de 27 de março a 03 de abril), além de uma SessãoEspecial na Assembléia Legislativa de devolução dos mandatos cassados pela Ditadura Militar (dia 31/03, às 10h) e uma Ato Político no Forte do barbalho, um dos locais de tortura durante o regime militar (dia 1º de abril, 10h). Entre os dias 02 e 04 de abril, o Complexo Cultural dos Barris recebe uma série de atividades gratuitas como palestras, oficinas e debates com professores e estudantes de escolas públicas.

O Fórum do Pensamento Crítico é uma realização da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, com apoio da Secretaria de Educação do Estado, Fundação Perseu Abramo, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA, Jornal A Tarde, CESE, Ministério da Justiça, Assembléia Legislativa da Bahia e o Cinema Sala de Arte. Mais informações no endereço: www.fpc.ba.gov.br/forum

Atividades

III Fórum do Pensamento Crítico

Conferencistas: Waldir Pires, Eliana Rolemberg, Paulo Abrão, Paul Singer, Franklin Martins, Nilmário Miranda, José Sergio Gabrielli, Ana Fernandes, Joviniano Neto, Muniz Ferreira, Vinício Artur de Lima, Ana Arruda Callado, Bob Fernandes, Luiz Dulci, João Pedro Stédile, Emiliano José, entre outros.

De 24 a 28 de março (abertura, 19h, dia 25/03, das 9h às 21h, dias 26 e 27/03, das 9h às 17h, dia 28/03, das 9h às 12h e show de encerramento, às 21h).

Teatro Castro Alves

Mostra Cine Memória 64

Filmes e documentários que enfocam a luta pela democracia

De 27 de março a 03 de abril

Sala de Arte Cinema Ufba – Vale do Canela

Sessão Especial de devolução dos mandatos cassados pela Ditadura Militar

Presença: Sebastião Nery, Wilton Valença, Marcelo Ferreira Duarte Guimarães e Luiz Leal e familiares dos demais parlamentares.

Dia 31 de março, 10h

Assembléia Legislativa da Bahia

Ato contra a Repressão Política e a Violação aos Direitos Humanos

Colocação de placas e manifestações espontâneas

Dia 1º de abril, 10h

Quartel do Barbalho

Ditadura Militar – Direito à Memória

Exposição, palestras, exibição de filmes e oficinas. Lançamento da revista História da Bahia, especial Autoritarismo e Democracia no Brasil e na  Bahia: 1964-2014.

Ações voltadas para professores e estudantes das escolas públicas estaduais e demais interessados

De 02 a 04 de abril

Complexo Cultural dos Barris

Programação Completa: www.fpc.ba.gov.br/forum

Assessoria de Comunicação

Fundação Pedro Calmon – SecultBA


compartilhe!

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • RSS
  • PDF
  • Email