Conheça o projeto OPALA – Oficina Popular de Audiovisual Latino-americano

O projeto OPALA, financiado pela Prefeitura de São Paulo através do Programa VAI I e apoiado pelo Memorial da América Latina, consistirá na realização de uma oficina teórico-técnico-prática de três meses, de 7 de junho à 13 de setembro de 2014, no cineclube latino-americano, que integre o pensar e o fazer Cinema em contexto paulistano e latino-americano, processo protagonizado por jovens de 14 à 20 anos, preferencialmente latino-americanos em situação de imigração na cidade, mas também brasileiros residentes em São Paulo. A oficina terá como enfoque principal o desenvolvimento transdisciplinar de um trajeto educacional que envolva análise fílmica, pré-produção, realização e pós-produção de um produto audiovisual.

Numa primeira instância, dedicar-se-á à visualização e discussão de filmes das cinematografias mexicana, colombiana, boliviana, paraguaia, argentina e brasileira que enfocam nos temas da juventude e dos movimentos migratórios no continente e para fora dele. Seguidamente, desenvolver-se-á um período de abordagem técnico-prática ao processo de criação audiovisual orientado no sentido da construção de um roteiro e da produção, rodagem e pós-produção de dois curtas-metragem. A terceira fase da oficina compreenderá a realização e produção coletiva destes curtas que debaterão as várias reflexões alcançadas durante a etapa anterior. Finalmente, serão discutidas formas de divulgação do filme, orientadas principalmente para as suas escolas e bairros.

A oficina é gratuita e os participantes terão reembolso do transporte público utilizado. Realizar-se-á aos sábados, das 13 às 17 horas, no auditório do Cineclube Latino-americano (Memorial da América Latina, Barra Funda). No final da oficina serão entregue um DVD com os dois curtas realizados pelo grupo e um certificado do Memorial da América Latina.

As inscrições para participação na OPALA poderão ser feitas através do e-mail projeto.opala@gmail.com. Para mais informações, acesse o facebook e o blog do projeto.


compartilhe!

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • RSS
  • PDF
  • Email