Cultura em debate nas Polêmicas da UFBA

O primeiro debate em Polêmicas Contemporâneas é sobre a produção cultural da Bahia e do mundo. Uma conversa sobre a presença de diferentes culturas na mídia baiana e a formação cultural da juventude. A emergência de novas produções musicais e culturais da Bahia, considerando a presença de programas de música africana e latino americana no contexto cultural baiano. Vamos ouvir um pouco de música também.

A disciplina Polêmicas Contemporâneas, coordenada pelo prof. Nelson Pretto, recebe alunos de todos todos os cursos de graduação da UFBA e está aberta a participação de toda a sociedade, sem necessidade de inscrição ou pagamento de taxas. A ideia é exatamente discutir temas polêmicos que contribuam com a formação dos futuros profissionais, qualquer que seja a área.

 

O primeiro encontro do semestre será dia 8 de setembro, segunda feira próxima, às 19 horas, no auditório 2 da Faculdade de Educação da UFBA, no Vale do Canela. Não vá de carro, o estacionamento é difícil.

 

Convidados e roteiro:
1.Abertura, vinheta Polêmicas e introdução ao tema, por Nelson Pretto

2.Cláudio Manoel Duarte, professor e DJ, UFRB. Por vídeo e com apresentação de Clips de grupos de Rap do Recôncavo baiano.

3.Carlos Bonfim (programa e projeto Latitudes Latinas)

4.DJ Sankofa (programa Afrika)

5.José Araripe Jr, Diretor-geral do IRDEB, diretor de cinema.

Sobre os convidados:

CLAÚDIO MANOEL DUARTE DE SOUZA

É graduado em Comunicação Social, bacharelado em Jornalismo pela UFAL (1990) e Mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea pela UFBA (2003), na linha de pesquisa em Cibercultura.

Atualmente é professor do Curso de Cinema e Audiovisual da UFRB e Chefe do Núcleo da Coordenação de Cultura e Universidade da Pró-Reitoria de Extensão da UFRB.

CARLOS BONFIM

É Doutor em Comunicação pela USP e Coordenador do Programa de Extensão da UFBA “Latitudes Latinas”, onde também é responsável pela direção, roteiro, seleção musical e apresentação do programa na rádio Educativa FM 107.7 e na rádio Educadora de Alagoas.

DJ SANKOFA

Natural de Gana na África, DJ Sankofa é o seu nome artístico e o seu nome oficial é Justin Lo Yakima Quedo. Ele desenvolve um trabalho com músicas africanas em Salvador, a fim de mostrar a cultura musical de seu país. Tem um programa semana na rádio Educadora da Bahia (107,5) denominada Rádio Afrika.
JOSÉ ARARIPE JR.
É diretor, roteirista, formado em Artes Visuais com especialização em Cinema pela UFBA. Atualmente é Diretor de Programação e Conteúdos da Televisão Educativa da Bahia.
Sobre as Polêmicas Contemporâneas

Esta disciplina (componente curricular) denominada “Polêmicas Contemporâneas” é aberta a todos os cursos de graduação da UFBA, com o objetivo de discutir temas polêmicos que contribuam com a formação dos futuros profissionais, qualquer que seja a área. A programação dos temas para todo o semestre é feita pelos alunos nos primeiros encontros.

Os debates são também abertos à toda comunidade, sem necessidade de pagamento de taxas ou inscrição. Todas as aulas são gravadas e transmitidas ao vivo em áudio pela internet pela Rádio Faced Web.
Usamos intensamente as redes sociais como Twitter (@polemicas_ufba), Identi.ca (@polemicas-ufa), Facebook Tumbrl.
Fazemos registro de tudo em foto e vídeo para produção de textos que darão continuidade à discussão ao longo do semestre e do tempo.

 

Acesse o site da disciplina.
Participe!


compartilhe!

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • RSS
  • PDF
  • Email