Curso de Introdução à História da Arte Latino Americana

O Sesc Pompéia inicia no dia 14 de Janeiro um curso de introdução à história da arte latino-americana. O curso, que terá a duração de quatro encontros e acontecerá as quartas-feiras, tem como objetivo promover a atuação de artistas de países como México, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai dentre outros, e com isso destacar a relevância da produção artística  na América Latina.

Programa do curso:
1º Encontro: Fundamentação da disciplina: estudo dos críticos que defendem a necessidade de pensar a produção artística latino-americana a partir de referências estéticas próprias.
2º – Encontro: A Formação dos Estados Nacionais e a institucionalização do ensino de arte na América Latina. As primeiras representações artísticas da América Latina. A importância dos viajantes estrangeiros na construção do imaginário dos países andinos e dos trópicos. Os artistas latino-americanos nas academias europeias.
3º – Encontro: Vanguardas: afirmação das identidades. Parâmetros entre o modernismo brasileiro e os modernismos hispânico-americanos. Reflexão sobre os conceitos“antropofagismo” (Oswald de Andrade); “modernidade periférica” (Beatriz Sarlo); “Culturas Híbridas” (Nestor Garcia Canclini); “nacional estrangeiro” (Sergio Miceli). Manifestos modernistas.
4º- Encontro: Arte Contemporânea da América Latina: estudos de casos

Para mais informações, clique aqui.

Fonte: http://oficinas.sescsp.org.br/curso/introducao-a-historia-da-arte-na-america-latina

 


compartilhe!

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • RSS
  • PDF
  • Email