documentário faz homenagem à luta da ativista berta cáceres

guardiana de los ríos” é o nome do documentário que homenageia a defensora de direitos humanos berta cáceres. ela foi  assassinada na cidade de la esperanza, em honduras, no dia 3 de março de 2016. o assassinato de berta cáceres ainda permanece impune.

berta cáceres era líder comunitária indígena lenca e coordenadora do conselho nacional de organizações populares e indígenas de honduras, cujo principal objetivo era fazer frente às ameaças ao meio ambiente. agraciada com o prêmio ambiental goldman (2015), cáceres  pronunciou as seguintes palavras: “de los ríos somos los custodios ancestrales el pueblo lenca, resguardados además por los espíritus de las niñas que nos enseñan que dar la vida de múltiples formas por la defensa de los ríos es dar la vida por la humanidad y por este planeta”.

o documentário não é uma biografia de berta cáceres, mas procura mostrar a luta das comunidades pela defesa dos recursos naturais que estão ameaçados pela construção das hidrelétricas  no interior de honduras.  além disso, os/as  defensores/as dos direitos dos povos indígenas vem sendo ameaçados de morte. segundos as nações unidas, honduras é considerado um país perigoso para aqueles que defendem os direitos humanos.

guardiana de los ríos é uma produção da campanha madre tierra, impulsionada pela eric, rádio progeso e organizações populares de honduras.

assista ao documentário em espanhol.

fonte: www.radioprogresohn.net


compartilhe!

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • RSS
  • PDF
  • Email