Conheça o “Pequeno Guia Afetivo da Comida de Rua de Salvador”

O “Pequeno guia afetivo de comida de rua de salvador” pretende reunir uma amostra bastante variada das comidas que se pode encontrar pelas ruas da cidade. Numa mistura entre glossário e dicionário informal, o guia fala sobre a origem das palavras e como estas se relacionam com o modo de preparo dos alimentos. O guia também mostra como palavras do tupi-guarani, ioruba, jeje, quimbundo, árabe e latim se juntaram a jogos de palavra do português para batizar essas comidas.

Entre as comidas de rua abordadas no Guia estão: Abará, Acaçá, Acarajé, Água de Coco, Aipim, Amendoim Cozido, Arrumadinho, Bala de Coco, Banana Real, Beiju, Biscoito de Goma, Bolinho de Estudante, Bolos, Rolete de Cana, Caruru, Castanha de Caju, Cocada, Cuscuz, Escondidinho, Espetinho, Feijão & Feijoada, Frigideira de Maturi, Frutas, Geladinho, Licores, Limonada com Água de Coco, Lelê, Maniçoba, Milho, Mingaus, Mungunzá & Canjica, Nego Bom, Pamonha de Carimã & Pé de Moleque, Pamonha de Milho, Passarinha, Picolé, Quebra-Queixo, Queijo Coalho, Caldo de Sururu, Taboca e Vatapá.

O “Pequeno guia afetivo de comida de rua de Salvador” foi lançando como e-book, e pode ser baixado gratuitamente aqui. A versão impressa pode ser encontrada no Café da Walter (Hall da Sala Walter da Silveira, na Biblioteca dos Barris) na Pousada do Boqueirão (Rua Direita do Santo Antônio, 48 – Santo Antônio Além do Carmo) e no RedeMoinho (Rua do Passo, 62, próximo ao Convento do Carmo)


compartilhe!

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • RSS
  • PDF
  • Email