el portunhol selvagem e outras lenguas rarófilas

conheça o universo pelo qual vamos transitar hoje durante o I festival latitudes latinas.

hoje é dia de portunhol selvagem e outras línguas rarófilas: praia dos livros, largo do porto da barra, salvador, a partir das 19h00. clique aqui e confira a programação. até lá.

e no dia 12 de outubro eles chegaram ao “novo mundo”… “novo” para quem, cara pálida? como todos os anos, nesta edição a gente destaca textos, poemas e canções que são o resultado do modo como esta história foi/vem sendo lida por estas latitudes. você vai ouvir textos de eduardo galeano e textos e canções em portunhol selvagem e outras línguas rarófilas, que, aliás, é o tema de nosso bate papo neste sábado, 13 de outubro, na praia dos livros, em salvador. confira também aqui o material que nossos parceiros do américa profunda nos enviaram a respeito do 12 de outubro nesta américa com acento e saiba aqui como este dia é vivido em diferentes países da américa latina.

confira as canções e os artistas desta semana

[spoiler title=”volte para o seu lar” open=”0″ style=”1″]

volte para o seu lar, canção do álbum um som (1998) do compositor, músico, escritor e artista visual brasileiro arnaldo antunes. este artista participou do grupo de rock brasileiro titãs e do projeto tribalistas, com os amigos carlinhos brown e marisa monte, que gravou “volte para o seu lar” em seu álbum mais (1991). letra

[/spoiler] [spoiler title=”barbossa” open=”0″ style=”1″]

barbossa, composta por juan salceda e interpretada por florentino no cd la banda floricalista, disco que desde o título é repleto de influências tropicalistas, uma espécie de tropicália à argentina. florentino é um músico argentino independente, que grava seus discos no estúdio de sua própria casa, e que canta em espanhol, inglês e português. letra

[/spoiler] [spoiler title=”a marca de deux” open=”0″ style=”1″]
a marca de deux, uma bem-humorada canção, cantada em português pelo pessoal da bersuit vergarabat, uma banda argentina que transita pelo universo do humor e da ironia, mas também da indignação. confira também o vídeo de “el tiempo no para”, um clássico de cazuza regravado pelo grupo, e aqui a cumbia rockeira “cambiar el alma” do seu novo disco la revuelta (2012). “a marca de deux” faz parte do álbum libertinaje, lançado em 1998. http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ml5Xb3yNa4o
[media url=”http://vimeo.com/35320375″ width=”600″ height=”400″] [/spoiler] [spoiler title=”el justiciero” open=”0″ style=”1″]

el justiciero, uma canção composta em portunhol pelos mutantes, um trio de rock brasileiro formado em 1964 por rita lee, arnaldo baptista e sérgio dias. em 1967 participaram na apresentação de gilberto gil no iii festival de música popular brasileira da tv record com a canção “domingo no parque”, evento a partir do qual ganharam um espaço importante na música brasileira das décadas de 60 e 70. “el justiciero” faz parte do álbum tecnicolor, gravado em 1970. letra

[/spoiler] [spoiler title=”amalucada vida” open=”0″ style=”1″]

amalucada vida, composta e interpretada em português pelo franco-espanhol manu chao no cdla radiolina. o músico trabalha com uma ampla variedade de estilos musicais devido a suas influências e viagens pelo mundo. canta em espanhol, inglês, português, francês e galego, muitas vezes misturando diferentes idiomas em uma mesma canção.

[/spoiler] [spoiler title=”la bossa nostra” open=”0″ style=”1″]

la bossa nostra, pelos argentinos les luthiers. gravada no cd homônimo, “la bossa nostra” conta uma história em que amigos relembram, com muito bom-humor e ao ritmo de bossa-nova, sua passagem pela praia de copacabana. confira aqui a letra.

[/spoiler] [spoiler title=”tico-tico no fubá” open=”0″ style=”1″]

tico-tico no fubá, chorinho composto por zequinha de abreu e eternizado na voz da cantora luso-brasileira carmen miranda. aqui interpretada pelo trio venezuelano los hermanos naturales, no álbum traspatio (2009). este grupo está composto por andrés gallipoli (clarinete), carlos sanchez (percussão) e daniel pacheco (violão e guitarra).

[/spoiler] [spoiler title=”el sacoleiro mágico y su ciencia cuento ficción” open=”0″ style=”1″]

el sacoleiro mágico y su ciencia cuento ficción, do grupo revólber, do álbum sacoleiro mágico(2008). nesse disco, o grupo propõe canções com um conceito principal: um personagem que vem do futuro e atua como um robin hood das américas, que rouba os impostos do governo para dar aos pobres. além disso, eles fazem uma sátira à forma negativa como os paraguaios são vistos fora do país, quando se autodenominam “um grupo original do paraguai”.

[/spoiler] [spoiler title=”el guia espacial fronterizo” open=”0″ style=”1″]

el guia espacial fronterizo, canção que também faz parte do cd sacoleiro mágico (2008), da banda revolber. formado na ciudad del leste, paraguai, revolber demonstra em suas composições as dinâmicas culturais percebidas nas ruas da ciudad del leste, como a mescla entre o português, o guarani e o espanhol.

[/spoiler] [spoiler title=”milonga del mejor” open=”0″ style=”1″]

milonga del mejor, do cantor e compositor zeca baleiro, do cd concerto (2010). este disco é um registro do show acústico realizado no teatro fecap, são paulo, e que conta com a presença dos músicos swami jr. e tuco marcondes. o repertório contempla releituras e canções inéditas, como a “milonga del mejor”, composta por vanessa bumagny e zeca baleiro.

[/spoiler] [spoiler title=”pra ti juana” open=”0″ style=”1″]

pra ti juana, do cantor e compositor gaúcho wander wildner, do álbum caminando y cantando(2011). wander wildner inicia a carreira solo em 1996, após fazer parte de bandas de rock, e destaca o trabalho com o punk-brega, punk-folk, hippie-punk além das músicas cantadas em portuñol selvagem. “pra ti juana” é uma composição de marcelo guimarães interpretada por wander wildner. vídeo

[media url=”http://www.youtube.com/watch?v=yv2qT1Ea24s” width=”600″ height=”400″] [/spoiler] [spoiler title=”tiburón” open=”0″ style=”1″]

tiburón, de los pirata. criado em 2000, o trio paulistano combina o rock, o bolero, o country, o punk, entre outros gêneros, ressaltando a ironia e muito humor nas letras. “tiburón” faz parte do álbum la re-vuelta (2007)

[/spoiler] [spoiler title=”freak to meet you” open=”0″ style=”1″]

freak to meet you, jumbo elektro, banda paulista de rock e eletro. suas apresentações marcam o trabalho musical com a presença teatral de seus integrantes, que surpreendem com figurino e instrumentos inusitados. assista ao vídeo de “freak to meet you”.

[media url=”http://www.youtube.com/watch?v=GpI3bJC1mBc&feature=player_embedded” width=”600″ height=”400″] [/spoiler] [spoiler title=”wreining rouing mai maind” open=”0″ style=”1″]

wreining rouing mai maind, com retrofoguetes, um trio formado pelos baianos rex (bateria), julio moreno (guitarra) e ch straatmann (contrabaixo). eles combinam a influência das hqs, seriados de tv, desenhos animados com a polca, o latin jazz, tango. “wreining rouing mai maind” faz parte do álbum cha cha chá (2009).

[/spoiler] [spoiler title=”inalabama” open=”0″ style=”1″]

inalabama, de karnak, banda formada pelo multi-instrumentista andré abujamra, que propunha um estilo pop com diversas influências musicais e apresentava shows performáticos com muito bom humor. “inalabama” pertence ao cd universo umbigo.

[/spoiler] [spoiler title=”en su corazón” open=”0″ style=”1″]

en su corazón, de wander wildner, que se considera um cantor popular de música brega, fugindo aos estereótipos que tendem a diminuir essa forte expressão musical. “en su corazón” faz parte do disco la canción inesperada.

[/spoiler]

compartilhe!

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • RSS
  • PDF
  • Email