el tiempo está después

“trago comigo os espíritos aliados que me acompanham como uma espécie de bagagem. sou a vibração de todos aqueles que conheci. espelho vivido de todos os meus encontros” – nos canta-inquieta-convida o guatemalteco ishto juevez, que entra na trilha sonora desta edição feita a partir das sugestões de nossa equipe. embarque, vibre, baile, circule com a gente por estas latitudes. depois, como propõe fernando cabrera, a gente faz um balanço: “tendremos suerte si aprendemos / que no hay ningún rincón / que no hay ningún atracadero / que pueda disolver en su escondite lo que fuimos/ el tiempo está después”.

 

clique abaixo para ouvir o programa pelo computador:
 

clique para ouvir o programa

 

 

confira as canções e xs artistas desta edição: 

 

el tiempo está después – jorge drexler
interpretada por jorge drexler, a canção “el tiempo está después” foi composta pelo músico, poeta, arranjador fernando cabrera. cabrera, que é natural de montevidéu, começou a se destacar na cena musical uruguaia em 1977 quando fazia parte do trio montresvide. posteriormente, em 1984, ele lança- se em carreira solo e, a partir de então, passa a produzir inúmeros trabalhos inéditos e antologias musicais, passando assim a integrar a programação de diversos projetos e festivais nacionais e internacionais. além disto este artista torna- se um dos principais nomes na produção de arranjos musicais e trilhas sonoras. confira abaixo uma versão feita pelo próprio fernando cabrera, junto a paulinho moska:

la calle llupes raya al medio
encuentra a belvedere
el tren saluda desde abajo
con silbos de tristeza

aquellas filas infinitas
saliendo de central
el empedrado está tapado
pero allí esta

la primavera en aquel barrio
se llama soledad
se llama gritos de ternura
pidiendo para entrar

y en el apuro está lloviendo
ya no se apretarán
mis lágrimas en tus bolsillos
cambiaste de sacón

un día nos encontraremos
en otro carnaval
tendremos suerte si aprendemos
que no hay ningún rincón
que no hay ningún atracadero
que pueda disolver
en su escondite lo que fuimos
el tiempo está después

 

el reencuentro de viola y el baron – pedro guerra cd ofrenda
o cantor e compositor pedro guerra nasceu em guímar, tenerife, na espanha. iniciou sua jornada musical aos 16 anos cantando em festa locais. a canção “el reencuentro de viola y el barón”, composta por pedro guerra foi inspirada no romance o barão nas árvores, de italo calvino.

he vivido trepado a los árboles,
desde arriba cacé jabalíes,
tuve incluso un amigo bandiodo,
leí muchos libros, canté y escribí”.
“has vivído colgado en las ramas
y los árboles sólo por mí.
¿me amarás por encima de todo?”
cosimo la mira y le dice que sí.
y pinta un corazón como un tesoro,
como un secreto que se esconde entre las hojas
y dentro una canción:
“cosimo quiere a viola
mucho mucho, tanto tanto,
mucho más que tanto, a viola”.
“¿has traído hasta aquí otras mujeres?”
él le dice que no, bueno sí.
“pero nada te iguala en el mundo…”
y viola responde “¿tú que sabes de mi?”
y descubren los mapas que esconden
cada cual en su forma de ser,
y desnudos durmiendo en un roble
bebieron los rayos del amanecer.
y siempre el corazón,
como un tesoro
como un secreto que se esconde entre las hojas,
y dentro la canción:
“cosimo quiere a viola
mucho mucho, tanto tanto,
mucho más que tanto, a viola”.
“lo que quieras, seré lo que quieras”,
eso fue lo que él quizo decir,
pero dijo “soy sólo el que soy
y seré para siempre reflejo de mí”.
ella quiso decir “yo te quiero,
como seas te habré de querer”,
pero dijo “sé tú, para siempre, tú sólo”.
y adiós, a las rama se fue.
y ahí queda el corazón,
como un tesoro,
como un secreto que se esconde entre las hojas
y dentro la canción y dentro una canción:
“cosimo quiere a viola
mucho mucho, tanto tanto,
mucho más que tanto, a viola

 

ritualitos – marta gómez cd musiquita
a colombiana marta gómez começou a carreira musical cantando em um coro, e a partir de 1999, no berklee college of music, em boston, obteve seus primeiros reconhecimentos como artista. em 2005, além de ter sido indicada aos prêmios billboard de música latina na categoria jazz, ela foi escolhida como uma das cinco colombianas de  maior destaque nacional. a canção “ritualitos”, presente no cd musiquita, de 2009, foi composta pela própria marta.

musiquita que se me sale del alma a mí
con palabras que alguien me dicta desde otra voz
ritualitos que tiene uno para vivir
s para seguir cantando bajo este sol

y cuando menos pienso las razones
brotan como verdades iluminándome el corazón

el silencio de algún amigo me hizo aprender
a escuchar lo que las palabras jamás dirán
y aferrándome de su mano pude entender
que una tarde puede durar una eternidad

y es cuando de repente su mirada
me hace por un instante olvidar lo lejos que vine a dar.
ay lala…

tristecita que se me sale del alma a mí
intentando pintar recuerdos de otro color
ritualitos que inventa uno para vivir
una historia, un lugar perdido y esta canción

y es cuando de repente tu presencia,
viene a llenar de ausencia,
a llenar de versos mi soledad…
ay lala..

 

el guayabón – muna zul cd en viaje
“el gayabón” é uma canção do disco en viaje, lançado em 2006 pelo trio mexicano muna zul.  integrado por sandra cuevas, dora juárez e leika mochán, o muna zul se destaca pela sonoridade que produz usando somente recursos vocais e o corpo para interpretar diversos gêneros musicais, como  pop, jazz, folk, bossa nova, salsa, blues, rap. além disto, o estilo do grupo explora novas possibilidade sonoras ao imitar ruídos e instrumentos com o uso da voz.

 

triste, louca ou má  – francisco, el hombre
composta pela cantora e percussionista juliana strassacapa, a canção “triste, louca ou má”, do grupo brasileira francisco, el hombre ganhou bastante visibilidade na internet em 2016 devido ao seu teor político: a letra da canção é um convite ao empoderamento feminino e o clipe, produzido em cuba, conta com a participação de integrantes do grupo danza voluminosa. o nome da banda faz referência ao personagem do livro “100 anos de solidão” do colombiano gabriel garcía márquez. a canção “triste, louca ou má” faz parte do álbum soltasbruxa.

triste louca ou má
será qualificada
ela quem recusar
seguir receita tal

a receita cultural
do marido, da família
cuida, cuida da rotina

só mesmo rejeita
bem conhecida receita
quem não sem dores
aceita que tudo deve mudar

que um homem não te define
sua casa não te define
sua carne não te define
você é seu próprio lar

que um homem não te define
sua casa não te define
sua carne não te define

ela desatinou
desatou nós
vai viver só

eu não me vejo na palavra
fêmea: alvo de caça
conformada vítima

prefiro queimar o mapa
traçar de novo a estrada
ver cores nas cinzas
e a vida reinventar

e um homem não me define
minha casa não me define
minha carne não me define
eu sou meu próprio lar

ela desatinou
desatou nós
vai viver só

 

tu vestido – ana prada cd soy pecadora
a uruguaia ana prada lançou carreira solo em 2006 com o disco soy sola. anteriormente, ana fez parte do grupo la caldera e integrou a formação do grupo vocal la otra. em 2009, lançou seu segundo disco, soy pecadora, caracterizado por uma sonoridade acústica, com violões, percussão, contrabaixo e arranjos digitais. a maior parte das canções presentes neste disco foram composições próprias, com letras que versam sobre as relações humanas, o amor, dogmas e questões que envolvem a mulher.

hoy te pusiste tu vestido,
el prohibido,
vos inconciente, tan decente, desmedida
tu figura se la lleva la calle,
de ese farol, en la esquina te espero,
desmedida, inconsciente,
sin alivio,
te doy mi nombre verdadero,
te prometo el mundo entero,
te juro me ahueco,
te dejo seguir,
hoy te pusiste
tu vestido,
el prohibido,
vos inconsciente, tan decente, desmedida
con cada movimiento despeinas las frases,
escuchas lo rumores pero no les haces caso, detenida un instante, sin medida
te doy mi nombre verdadero
te prometo mi consuelo
te juro me ahueco te dejo seguir
hoy te pusiste
tu vestido
el prohibido

 

olha o tempo – ana larousse cd tudo começou aqui
curitibana, a cantora e compositora ana larousse iniciou seus estudos em música aos 10 anos. aos 19, ela lançou- se como cantora na frança. ana também já integrou algumas bandas locais de punk- rock e ficou bastante conhecida entre o público jovem brasileiro no ano de 2010 com a canção “oração” gravada em parceria com léo fressato. em 2013 lançou em parceria com rodrigo lemos seu primeiro álbum intitulado tudo começou aqui. o disco conta com composições próprias que versam sobre solidões e partidas.

olha bem pro tempo que ele vai passar
sem dar muita bola, não dá pra errar
senta e fica atento, o tempo vai chegar
e ele não enrola e nem tem porque parar

olha lá pra frente que ele vem de lá
me diz essa gente que vale esperar
ele vem sorrindo e tudo vai passar
e quando o tempo passa não tem porque chorar

dizem que o tempo vai levar todo o amor
se ele vem errar comigo eu vou saber

dizem que o tempo vai levar toda a dor
se ele vem brincar comigo eu vou correr

e o tempo não passou
quem passa é a gente
sem sequer notar

e o fim já vem chegando
eu me levanto
deixa a dor ficar

 

piano a motor – adrian juarez cd marimba
músico e compositor, adrián juárez nasceu em buenos aires, na argentina. iniciou sua carreira com a música experimental. nos três últimos anos dos sete de sua carreira experimental adrián juarez desenvolveu também o papel de multi-instrumentista e realizou o registro das canções na sua própria casa. “piano a motor” é uma dessas canções que pertencem ao seu segundo álbum, marimba, de 2012.

si tenés un día sensible y llueve
en la estufa mirando la tele
si estás por llorar
te voy a rescatar
en mi piano a motor.
y si quiero conocer la playa
y si quiero conocer la luna
no voy en tuba de mar
ni en trombón volador
voy en piano a motor.
que ningún trajeado señor
te quiera explicar tu dolor
sólo vos podrás arrojar
con toda tu fuerza hacia el mar
tu corazón tu corazón

 
algo de que hablar – ishto juevez cd ELE migrante
“algo de que hablar” faz parte do cd  ELE migrante lançado em 2014 pelo cantor e compositor guatemalteco ishto juevez. ishto lançou em 2007 o disco guasaguapachosa seu primeiro projeto musical como solista, e a partir daí viajou e passou a apresentar- se por toda a europa participando de festivais. retornou para a guatemala em 2009 onde produziu mais cinco álbuns, incluindo o ELE imigrante, um material discográfico e auto biográfico onde istho canta sensações que viveu como imigrante latino na europa.

no recuerdo bien, aunque siempre me invento
las razones , justificarse es una forma facil de
re crearse una identidad , alguien que empaca
una mochila , sabe que las identidades pesan en
forma de objetos , pocas cosas se revelan finamelmente
importantes , en el camino del migrante , para mi se
reducen a dos: comida y dormida
llevo conmigo los espiritus aliados que me acompañan
como una especie de equipaje , la tribu y familia que me
conforma , los seres queridos se multiplican en la jornada,
como aguas de rio mezcladas , que se convierten en el
caudal de mis manifestaciones; soy la vibracion de todos
aquellos que conoci , espejo vivido de todos mis encuentros,
luz divina compartida desde el mismisimo big bang
lo que le sucede al emigrante, al que viaja , al salir del território
conocido y su comfort , es que la interrelacion con lós
demas se hace evidente , y que las conexiones personales
hay que cuidarlas , que podemos ser quienes queremos ser,
ser los que estabamos esperando que podiamos serlo
en nuestra propia casa y que la casa espera siempre com
los brazos abiertos , que habiamos de salir como sale el hijo,
para luego volver a la tierra como comida de gusanos
un satelite orbitando que sale para volverse a precipitar,
como me precipito yo a ti mama tierra por tu palpitar,
cobijandome con el calor de tus manos , la compañia de los mejores
momentos compartidos , el alivio de saberme caminante como todos,
vivir la metafora del viaje y venirte a decir
mi corazon es una estrella
y vengo de donde vienes tu
me lleva el caminito que va
aguita del misterio eres tu

 

bicicleta – kanaku y el tigre cd caracoles
o disco caracoles lançado em 2010 foi o primeiro projeto da banda kanaku & el tigre. formada pelos peruanos nico saba, bruno bellatín, noel marambio, marcial rey, david chang, fernando gonzalez e manuel loli esta banda de folk se destaca na cena musical do peru, combinando ritmos, instrumentos e criando novas e interessantes sonoridades. a canção “bicicleta”, composta pela pŕopria banda, representa uma destas possibilidades: combina instrumentos acústicos, tradicionais e menos convencionais, a exemplo de um piano de brinquedo, denominado pelos músicos como juguetes musicales.

viene bien, a la luz de tu alcance
viene bien, a la luz del romance
y vamos mamita a caminar
al compas de su bicicleta
viene bien jueves por la tarde
viene bien cuando nadie te ve respirar
y vamos mamita a caminar
muy bien
al compas de su bicicleta
ayer yo te fui a buscar
entre paseo colon y la virgen del pilar
ayer yo te pude destapar
de tu tristesa
y vamos mamita a caminar
muy bien
al compas de su bicicleta

 

mapa de carreteras – pedro guerra
pedro guerra começou a se destacar no cenário musical latino americano em 1994 devido a interpretação de suas músicas por outros artistas e grupos já conhecidos, como por exemplo , joaquín sabina. a canção “mapa de carreteras” é uma composição própria e faz parte do cd bolsillos lançado em 2004.

si llegas desde el norte,
cercado de montañas,
encontrarás un bosque
y un pueblo de cabañas,
al pie de una maraña
de árboles ocres.

si es desde el sur que partes,
verás un sol de arena
donde las dunas arden.
de noche, las estrellas,
cual bóveda de huellas,
podrán guiarte.

no hay temor de que te pierdas.
estudiando bien los mapas,
spé que existen, por lo menos,
cuatro formas de que vuelvas.

si llegas desde el oeste,
un mar limpio y sereno
se prestará a mecerte.
el ruido de los juegos
del agua contra el suelo,
el rayo verd.

si desde el este partes,
las alas y los vuelos
querrán acariciarte.
verás un riachuelo,
y en el temblor del suelo
podrás mirarte.

no hay temor de que te pierdas.
estudiando bien los mapas,
sé que existen, por lo menos,
cuatro formas de que vuelvas.

 
te vengo a cantar – grupo bahia cd pacífico
bahía é um grupo instrumental de marimba de chonta, cununos,  bombo ou  tambora. apesar de formado em meados dos anos 80 por músicos colombianos, foi no ano de 1992 que bahía se lançou oficialmente enquanto grupo, passando a chamar- se bahía trío. uma de suas características é a conservação das raízes da música do pacífico colombiano. a canção “te vengo a cantar” foi composta pelo músico e diretor musical do grupo hugo candelario gonzález em homenagem a guapi, sua terra natal.

una gota de agua, una noche, una luna nueva me hace recordar
siendo el pensamiento una cosa volátil yo no sé porque no te puedo olvidar
olvidar, para que olvidar para que olvidar esos momentos lindos…
olvidar para que olvidar para que olvidar esa felicidad…

buscando un poco de paz y buscándote a ti yo me perdí
me perdí, me perdí, me perdí, me perdí, pero yo aprendí
aprendí que para hallar la luz, hay que pasar por la oscuridad
aprendí que para uno encontrarse tiene que buscar en la raíz
en la familia, en el pueblo, en la tierra, allí donde un día tú fuiste feliz
aprendí que perder y perdonar son dos remansos que le dan a uno tranquilidad
aprendí que no soy sólo yo y que somos muchos más
muchos más soñando, sintiendo, viviendo, buscando la felicidad
aprendí que el camino es largo, que el camino es duro, pero se puede llegar
aprendí que el camino es largo, que el camino es duro, pero se puede llegar

una gota de agua, una noche, una luna nueva me hace recordar
siendo tú la mujer más divina, fantasía que dios un día hizo realidad
realidad para deleitarme, para navegar en tus encantos de mujer
realidad que fue mi verdad, pero un día te fuiste sin más nunca regresar

con tanto sentimiento acumulao
y con el corazón aquí guardao
con tanto sentimiento acumulao yo te tuve que vení a cantá

me salto de mi concha y (yo te vengo a cantá)
ehhh por la madrugá, por la mañanita (yo te vengo a cantá)
te vengo a cantá, morena (yo te vengo a cantá)
y con mi guitarra y bajo el palmar (yo te vengo a cantá)
como en el río guapi, arriba en mi champita yo me vine (yo te vengo a cantá)
buscándote por la orillita (yo te vengo a cantá)
con el corazón lleno’ e sentimiento (yo te vengo a cantá)
me dejaste en un mar de sufrimiento (yo te vengo a cantá)

me salgo de mi concha y (yo te vengo a cantá)
te vengo a contar mi historia (yo te vengo a cantá)
me caía, me paraba, me perdía, aprendía y yo seguía (yo te vengo a cantá)
en una noche estrellada te volviste un sueño y fantasía de dios (yo te vengo a cantá)
duele, duele, duele, duele, negra linda vuelve ya (yo te vengo a cantá)
te canto esta serenata de amor (yo te vengo a cantá)

ahora yo vivo mi vida bien sabrosito y cantando
porque la vida es un goce y felicidad (yo te vengo a cantá)

te vengo a cantá….
te vengo a cantá….
te vengo a cantá….

te vengo a cantá….
te vengo a cantá….
te vengo a cantá….
te vengo a cantá….

te vengo a cantá….

 
damaquiel – héctor buitrago cd conector
o colombiano héctor vicente buitrago é produtor, músico e ativista de direitos humanos e ambientais em seu país. criador da banda de rock aterciopelados ao lado de andrea echeverri,  desde os anos 90 ele  reinventa a música latino-americana, inserindo elementos da música contemporânea. a canção “damaquiel” que conta com a participação de  martina camargo, ever suarez e noel petro faz parte do disco conector (2006).

oye caramba! oye caramba!
oye mujeres! oye mujeres!
agarren la palmas, tapen el arroz
tapen el arroz, busquen las palmas
oye caramba! oye caramba!
hagamos cultura! hagamos cultura!
óyeme san juan! óyeme san juan!
vamos a gozar! fuera de violencia!
del norte vienen volando
parvada de barraquer
y ever viene cantando
desde el pueblo de arboletes
juy!
muchachita de mi vida
prenda de tu corazón
aquí tienes a mi dios
que hoy te llama la atención
compadrito héctor buitrago
yo vine pa’ que me vea
un abrazo de mi parte
y un saludo para andrea
oye el uvero! oye damaquiel!
vamos muchachones
a buscar la paz
vamos a buscar la paz
como es que quieren
quiero buscarla
oye caramba!
pobre los campesinos, que
dejaron sus tierras
oye caramba! upa je
oye caramba! azúzalo compa’e!
para el bullerengue
pa’ que toquen la guitarra, oye!
pa’ que toquen la guitarra, oh caramba
yo toco la tambora y yo toco la tambora
sacúdete burro mocho
upa / sóbala / juy, juy, juy
epa je / juy
así es como me gusta
jip, jip / upaaa , aaay
fuera de violencia
amacízala / hombeee
limpia la hebilla con ella
negra no te pongas / jaaayyy
no te pongas brava / ja
mira no tengas miedo / jip, jip
oye buitrago, andrea, felipe vengan ome!
tierra de urabá

 

me llaman calle – manu chao cd la radiolina
manu chao é um músico franco-espanhol que além de apoiar movimentos sociais apoia também iniciativas que promovem mudanças locais como, por exemplo a organização das mulheres e sua saída às ruas para reivindicação dos direitos. o clipe da canção “me llaman calle” faz parte da trilha sonora do filme princesas (2005), dirigido por fernando léon de aranoa. “me llaman calle” faz parte do cd la radiolina (2007).

me llaman calle
pisando baldosa, la revoltosa y tan perdida
me llaman calle
calle de noche, calle de día
me llaman calle
hoy tan cansada, hoy tan vacía
como maquinita por la gran ciudad
me llaman calle
me subo a tu coche
me llaman calle
pisando baldosa, la revoltosa y tan perdida
me llaman calle
calle de noche, calle de día
me llaman calle
hoy tan cansada, hoy tan vacía
como maquinita por la gran ciudad
me llaman calle
me subo a tu coche
me llaman calle
pisando baldosa, la revoltosa y tan perdida
me llaman calle
calle de noche, calle de día
me llaman calle
hoy tan cansada, hoy tan vacía
como maquinita por la gran ciudad
me llaman calle
me subo a tu coche
me llaman calle
pisando baldosa, la revoltosa y tan perdida
me llaman calle
calle de noche, calle de día
me llaman calle
hoy tan cansada, hoy tan vacía
como maquinita por la gran ciudad
me llaman calle
me subo a tu coche
me llaman calle
pisando baldosa, la revoltosa y tan perdida
me llaman calle
calle de noche, calle de día
me llaman calle
hoy tan cansada, hoy tan vacía
como maquinita por la gran ciudad
me llaman calle
me subo a tu coche
me llaman calle
pisando baldosa, la revoltosa y tan perdida
me llaman calle
calle de noche, calle de día
me llaman calle
hoy tan cansada, hoy tan vacía
como maquinita por la gran ciudad
me llaman calle
me subo a tu coche
me llaman calle
pisando baldosa, la revoltosa y tan perdida
me llaman calle
calle de noche, calle de día
me llaman calle
hoy tan cansada, hoy tan vacía
como maquinita por la gran ciudad
me llaman calle
me subo a tu coche
me llaman calle
pisando baldosa, la revoltosa y tan perdida
me llaman calle
calle de noche, calle de día

 
gwyra mi – ramiro musotto cd civilizacao & barbarye
compositor, produtor musical e percussionista, o argentino ramiro musotto morou muitos anos no brasil, inclusive na bahia. estudioso da percussão brasileira, em particular do berimbau, ramiro compôs a música “gwyra mi”, que combina entre outras coisas levada de capoeira, o coro de crianças indígenas da tribo guarani tenondé, e fragmentos de um discurso do subcomandante marcos, membro do exército zapatista de liberação nacional. “gwyra mi” está presente no cd civilizacao & barbarye (2006).


compartilhe!

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • RSS
  • PDF
  • Email