encontro de história da américa, de 6 a 8 de maio, em eunápolis – bahia

encontro de história da américa: resistências, personagens, identidades

O evento acontecerá nas dependências do Campus XVIII da Universidade do Estado da Bahia entre os dias 06 e 08 de maio de 2014.

As inscrições poderão ser feitas como ouvinte, cursista ou comunicador.

Saiba mais sobre as normas para a apresentação de paineis no blog do evento e na página do facebook. E clique aqui para ter acesso a programação completa.

 

 

[quote style=”1″]

Nas últimas décadas, uma série de transformações globais remoldou o conjunto das relações geopolíticas, sócio-econômicas e culturais entre as nações. O século XXI nasce sob o estigma da incerteza, dentro do que o Secvenko definiu como o “loop da montanha russa” e o Hobsbawm como “era das incertezas”.  Áreas antes periféricas começaram a responder por parte das demandas mundiais. É nesse contexto que a América Latina desponta como um dos protagonistas dessa nova ordem.

Compreender a América Latina como um espaço de representação política, social e cultural dessa nova era, exige de nós uma reflexão acerca do que de fato é a América Latina hoje. Como diria o professor Octávio Ianni, é “um mosaico de culturas e civilizações” tão amplo e complexo que não se traduz por parâmetros externos.

Quem é a América Latina hoje? Qual o seu papel no atual contexto? Quais personagens políticos latino-americanos são ícones desse processo?

Essas são algumas das inquietações que alimentaram a idéia da realização deste simpósio de História da América Contemporânea enquanto espaço de discussão e reflexão acerca do papel e da posição da América Latina no atual contexto. Participe!

[/quote]

compartilhe!

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • RSS
  • PDF
  • Email