eu sou contra o anti-haitianismo

uma expulsão de milhares de haitianos está prestes a acontecer na república dominicana. milhares de descendentes diretos de haitianos perderam a nacionalidade dominicana por serem filhos de “indocumentados”.

uma decisão de 2013 da Corte Constitucional do país estabelece que pessoas nascidas na república dominicana a partir de 1929 cujos pais sejam trabalhadores sem documentos não têm direito a cidadania dominicana e nem a permanecer no país. ou seja, dominicanos com pais sem documentos não são considerados dominicanos e terão de ser deportados. a grande maioria das pessoas que se encontram nessa situação é de origem haitiana.

por conta de uma forte pressão internacional o governo de danilo medina iniciou um processo de regularização com a criação do plano nacional de regularização para estrangeiros. até o mês passado, 288 mil moradores sem cidadania dominicana se registraram para poder legalizar sua situação no país. desse total, apenas 55.000 serão naturalizados por cumprirem com os requisitos.

os que não conseguiram se registrar da maneira adequada temem ser expulsos do país. eles reclamam que no momento do registro se depararam com corrupção, burocracia e agressão policial.

para além disso, o haiti tem denunciado uma série de deportações em massa. entretanto, o governo dominicano defende que apenas “facilitou” o regresso ao haiti de mais de 40.000 pessoas, de forma voluntária, por não se encaixarem no plano de regularização.

essa situação tem gerado uma clima de insegurança e medo por parte dos descendentes de haitianos e de xenofobia e racismo por parte da população dominicana. o anti-haitianismo é uma ameaça à paz na ilha de santo domingo (ilha formada por haiti e republica dominicana).

situação similar de rechaço à presença haitiana tem acontecido também no brasil, como o episódio em que um hater humilha um haitiano que estava em seu local de trabalho, no rio grande do sul.

confira outras notícias:


compartilhe!

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • RSS
  • PDF
  • Email