fiesta en el mar

dois de fevereiro. dia de jogar flores no mar. dia de agradecer e abraçar. dia da rainha do mar. dia dois de fevereiro. festa de iemanjá. nesta edição a gente traz uma seleção de canções brasileiras que fazem a trilha sonora desta que é uma das grandes festas da tradição afro-brasileira. mas teremos também canções nas quais nossos vizinhos celebram a rainha do mar e canções que falam da relação que algumas comunidades destas latitudes têm com o mar. mergulhe com sorriso de gratidão e braços abertos nesta viagem.

confira as canções e os artistas desta edição:

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iemanjá, rainha do mar, canção interpretada por maria bethânia. iemanjá, nome que, segundo historiadores, deriva de  yeyê-omó-ejá, que significa mãe cujos os filhos que são peixes. é o orixá feminino dos oceanos, reverenciada, no brasil, como a mãe de todos os orixás. nesta canção encontramos uma descrição desta orixá tão querida e popular, que recebe homenagens no dia 02 de fevereiro. confira o vídeo e a letra.

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Iemanjá, Rainha do Mar
(Paulo Cesar Pinheiro e Pedro Amorim)

Quanto nome tem a Rainha do Mar?
Quanto nome tem a Rainha do Mar?

Dandalunda, Janaína,
Marabô, Princesa de Aiocá,
Inaê, Sereia, Mucunã,
Maria, Dona Iemanjá.

Onde ela vive?
Onde ela mora?

Nas águas,
Na loca de pedra,
Num palácio encantado,
No fundo do mar.

O que ela gosta?
O que ela adora?

Perfume,
Flor, espelho e pente
Toda sorte de presente
Pra ela se enfeitar.

Como se saúda a Rainha do Mar?
Como se saúda a Rainha do Mar?

Alodê, Odofiaba,
Minha-mãe, Mãe-d’água,
Odoyá!

Qual é seu dia,
Nossa Senhora?

É dia dois de fevereiro
Quando na beira da praia
Eu vou me abençoar.

O que ela canta?
Por que ela chora?

Só canta cantiga bonita
Chora quando fica aflita
Se você chorar.

Quem é que já viu a Rainha do Mar?
Quem é que já viu a Rainha do Mar?

Pescador e marinheiro
que escuta a sereia cantar
é com o povo que é praiero
que dona Iemanjá quer se casar.

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iemanjá, com aloísio menezes, guga stroeter & orquestra hb (heartbreakers) gravada disco xirê reverb – canta aloísio menezes. este é o primeiro disco como intérprete do cantor baiano aluísio menezes e foi idealizado por guga stroetter, pesquisador de música afro-brasileira e afro-cubana. aos tambores (rum, rumpi e lé) e ao agogô, neste disco são acrescidos instrumentos de sopro, contrabaixo, piano, vibrafone e recursos eletrônicos para dar aos cantos ancestrais aos orixás uma sonoridade mais moderna.

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o mar serenou, do cd assim que se faz (2002), segundo  trabalho da carreira da cantora e compositora paulista luciana mello, que traz influências da mpb, da black music brasileira e norte americana. esta  canção fez grande sucesso na década de 70 através da interprete e sambista clara nunes, que influenciou diversas cantoras brasileiras, entre elas luciana mello.
[quote]

O Mar Serenou
(Candeia)

O mar serenou quando ela pisou na areia
Quem samba na beira do mar é sereia

O pescador não tem medo
É segredo se volta ou se fica no fundo do mar
Ao ver a morena bonita sambando
Se explica que não vai pescar
Deixa o mar serenar

O mar serenou quando ela pisou na areia
Quem samba na beira do mar é sereia

A lua brilhava vaidosa
De si orgulhosa e prosa com que deus lhe deu
Ao ver a morena sambando Foi se acabrunhando então adormeceu o sol apareceu

O mar serenou quando ela pisou na areia
Quem samba na beira do mar é sereia

Um frio danado que vinha
Do lado gelado que o povo até se intimidou
Morena aceitou o desafio Sambou e o frio sentiu seu calor e o samba se esquentou

O mar serenou quando ela pisou na areia
Quem samba na beira do mar é sereia

A estrela que estava escondida
Sentiu-se atraída depois então
apareceu
Mas ficou tão enternecida Indagou a si mesma a estrela afinal será ela ou sou eu

O mar serenou quando ela pisou na areia
Quem samba na beira do mar é sereia.

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lamento às águas (na beira do mar),  de  mateus aleluia. esta canção, incluída no cd cinco sentidos, fez parte do repertório dos tincoãs, importante trio da cidade de cachoeira, bahia, que combinou a harmonia vocal com a musicalidade do candomblé e os cânticos sacro católicos.  atualmente, ele mantém a influência afro-barroca em diálogo com elementos contemporâneos. “lamento às águas” conta com a participação de fabiana aleluia nos vocais.
[quote]

Lamento às águas
(Mateus e Dadinho)

É niboboiá cabirê ô yabá
Na beira do mar chamarei por Iemanjá
Olhai mãe Santa, meu pranto de dor
Feito em seu louvor, Iemanjá
Iemanjá escutai meu clamor ( Iemanjá leru… boaô)
Iemanjá, aliviai minha dor (Iemanjá leru… boaô)

Na beira do mar chamarei por  Iemanjá
É niboboiá cabirê Iemanjá
Odé, Oxossi, Ogun, Ajunssun
Iemanjá leru… boaô
Iemanjá leru… boaô
Iemanjá leru… boaô
É niboboiá chamarei por Iemanjá
Na beira do mar clamarei por Iemanjá

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iemanjá, do álbum agô – cantos sagrados de brasil e cuba. o disco, que foi gravado entre havana e salvador, é fruto de um trabalho conjunto entre o grupo abaçaí, a orquestra hb e músicos cubanos. tem como proposta mostrar as origens comuns entre o candomblé brasileiro e a santeria cubana através de cantos para os orixás.

[/spoiler] [spoiler title=”janaina” open=”0″ style=”1″]

janaina, do pernambucano otto, composta em parceria com fernando catatau, pupillo e dengue. faz parte do cd certa manhã acordei de sonhos intranquilos (2009), disco que conta com as participações da cantora julieta venegas, em “saudade” e “lágrimas negras”, e da cantora céu, em “o leite”. “janaina” é uma canção-convite a participar da festa de iemanjá e a presenteá-la no seu dia. assista ao videoclipe da canção, gravado no bairro do rio vermelho, em salvador, no dia da festa da rainha do mar.

[/spoiler] [spoiler title=”agradecer e abraçar” open=”0″ style=”1″]

agradecer e abraçar, composta pelo mestre da música afro-baiana vevé calazans em parceria com gerônimo, esta canção já foi gravada por inúmeros artistas, como maria bethania e fabiana cozza.  “agradecer e abraçar”, uma canção de louvor ao mar, aqui é interpretada pelo grupo abaçaí e pela orquestra hb (heartbreakers) no disco agô – cantos sagrados de brasil e cuba.

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flores en el mar, gravada originalmente no cd llueve (1998) e regravada em 2008 no álbum duplo  cara b, do cantor e compositor uruguaio jorge drexler. esta canção faz referência ao ritual de oferecer flores à orixá iemanjá, cerimônia que se realiza em diferentes praias de cidades brasileiras, mas também ocorre em cuba e nas cidades de montevidéu (uruguai) e ciudad de la plata (argentina). no dia 2 de fevereiro todos depositam “flores en el mar”.

[/spoiler] [spoiler title=”a la reina del mar” open=”0″ style=”1″]

a la reina del mar, com celina y reutilio, um casal de cantores cubanos, que nos anos 40 trouxeram a musicalidade do campo, como  el punto guajiro, e o combinaram com cânticos dedicados aos orixás da santería cubana em diálogo com elementos da religião católica.“a la reina del mar”, é um canto em homenagem a iemanjá, que na tradição cubana é sincretizada com “la virgen de la regla”.
[/spoiler] [spoiler title=”yemayá” open=”0″ style=”1″]

yemayá, interpretada por celia cruz. nascida em santo suarez, habana, celia cruz inicia a carreira cantando em programas de rádio; depois se torna vocalista da banda sonora matancera, com a qual alcança grande sucesso, sendo intitulada “la reina de la salsa” e “la guarachera de cuba”.  celia canta a “yemayá”, la virgem de la regla, no dançante ritmo do bembé.

[/spoiler] [spoiler title=”bahia negra (wawancó)” open=”0″ style=”1″]

bahia negra (wawancó), como se informa  no título da canção, “bahía negra” é um wawancó (ou guaguancó), ritmo cubano que corresponde a uma das formas da rumba. composta e interpretada por javier limón, a canção conta com os destaques de bebo valdés no piano, buika na voz, javier colina no contrabaixo e piraña e pepe espinosa na percussão. faz parte do disco limón, cujas canções foram compostas e arranjadas por javier limón e que conta com a colaboração de diversos outros artistas.

[quote]

Bahía tiene el color de tus ojos niña
tiene también tu olor lo trajo la brisa
tiene la risa fácil, como tu risa
Bahía tiene la piel negra de la noche
África duerme allí dede que era joven
y en su memoria música, que nadie la robe
África duerme
alguien romperá su silencio
cuando despierte se hará realidad sus sueño
Tiene el color de tus ojos niña…..

[/quote] [/spoiler] [spoiler title=”las olitas” open=”0″ style=”1″]

las olitas, composto por zully murillo londoño e interpretado pelo grupo contundencia no álbum catiá catiadora cantos de río y selva, um trabalho com a música vocal do litoral pacífico colombiano. “las olitas” é um abosao-currulao que exalta a beleza natural e a vida cotidiana do lugar e fala da dor da separação de um ente querido, que foi levado pelas águas do mar. confira a letra desta bonita canção:

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Coro:
Vamos a vé, vamos a vé
Vamos a vé, como es que suben las olitas (bis)
En la playa recogiendo caracolas
Los pies desnudos y bañados por las olas
Los niñitos de la escuela rien, gozan
Y juegan con la maestra cuando entonan
Coro:Vamos a vé, vamos a vé
Vamos a vé, como es que suben las olitas (bis)

Y me quedo mirando allá a lo lejos
donde el mar azul se junta con el cielo
y cada vez que una panguita se divisa
en mi pecho el corazón late de prisa
todos saben, nadie ignora que un enero
en un barco se marchó mi compañero
y cada vez que voy a la playa me recuerdo
de esa mar, de ese pacífico al que quiero
y me invento este pretexto esperanzada
voy a ver a la marea que sube y baja
y digo:

Coro:
Vamos a vé, vamos a vé
Vamos a vé, como es que suben las olitas (bis)
Todo quien haya querido como yo
Puede entender el dolor de la separación
El amor que ha sido el amor de mi vida
Y el alma a decir adios no se resigna

Como así, no puedo creer yo no concibo
Que un día como el de hoy no estés conmigo
Muy feliz un aleteo de mariposa
Que despierta mis dormidos sueños color rosa
Me aferro a este pretexto esperanzada
Voy a ver el sube y baja de las aguas
Y los niños al pasar corean mi canto
Voy a ver a la marea que sube y baja y dice

Coro:
Ay vamos, ay vamos
Ay vamos, a vé (bis)
Ay vamos , ay vamos , ay vamos , a vé
Vamos a vé, como es que suben las olitas y dice:(bis)
Vamos a vé, vamos a vévamos a vé, como es que suben las olitas

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fiesta en el mar, composta e interpretada por alberto caleris, músico e produtor argentino radicado no equador há mais de vinte anos, que realizou no início dos anos 2000 uma pesquisa junto às comunidades negras da província de esmeraldas, no litoral norte equatoriano. a canção, que faz parte do cd fiesta en el mar, fala de uma das festas religiosas mais importantes de esmeraldas, a festa da virgen de las mercedes, que é padroeira dos esmeraldeños, e conta com a participação de músicos esmeraldeños na marimba e nos cununos, nome que recebem alguns dos tambores da tradição afro-equatoriana. [/spoiler] [spoiler title=”santitos” open=”0″ style=”1″]

santitos, do álbum madre baile, de vivi pozzebon, é um afro-chamamé, que a partir da semelhança que vivi pozzebón percebeu entre o gauchito gil de corrientes e o elegua yoruba, presente em cuba e no brasil, assim como entre iemanjá e a difunta correa, combina o chamamé argentino com congas, batás e o bembé, ritmo afro-cubano.

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