folkjazz y +

bagualeras, bambucojos, huaynofunks, periqueras, tumbaos e uma caderona blues. já ouviu falar? então aumente aí o volume que nesta edição você vai ouvir as deliciosas e aparentemente improváveis combinações que músicos de diferentes países destas latitudes vêm propondo.

confira as canções e os artistas desta edição:

[spoiler title=”bambucojo (bambuco)” open=”0″ style=”1″]

bambucojo (bambuco), do guafa trío, grupo instrumental colombiano que conta com ignacio ramos na flauta transversal, armando gonzález no cuatro llanero e julián gómez no contrabaixo. o bambuco é um ritmo e uma dança típicos dos andes colombianos. a composição faz parte do cd entreverao.

[/spoiler] [spoiler title=”homenaje al mundo andino” open=”0″ style=”1″]

homenaje al mundo andino – incluída no álbum tribal (1998), foi composta e interpretada pelo percussionista manongo mujica, uma das figuras mais importantes do jazz peruano. “homenaje al mundo andino” faz referencia à festa da virgen de la candelaria, na cidade de puno, peru. confira a descrição que manongo mujica faz da canção:

[quote]

se refiere a una experiencia en la ciudad de Puno en la fiesta de la Virgen de la Candelaria. De cada montaña emanaba una sonoridad distinta, producida por muchas bandas de músicos que bajan al valle.  La melodía está basada en un tema tradicional puneño de encuentro. El ritmo va transformándose de huayno a funk y de vuelta a su origen.  Un homenaje al momento en que el escuchar se abre.

[/quote] [/spoiler] [spoiler title=”bagualera” open=”0″ style=”1″]

bagualera, do cd misterioso, do sexteto de jazz escalandrum, formado em 1999 e liderado por daniel “pipi” piazzola, neto do reconhecido bandeonista e compositor argentino astor piazzola. a baguala, ritmo base desta composição, é um ritmo musical originário do noroeste argentino, difundido principalmente entre a população indígena da região. é originalmente um canto com ritmo marcado acompanhando por caixas. confira uma foto da caja bagualera:

[/spoiler] [spoiler title=”de festejo” open=”0″ style=”1″]

de festejo, composição do baixista willy gonzález, músico que se destaca nas indagações sobre os rumos da música latino-americana. com uma extensa trajetória no jazz, ele dedicou-se a pesquisar e a estudar as tradições musicais argentinas e latino-americanas. esta composição faz parte do cd tupa, lançado em 2001.

[/spoiler] [spoiler title=”periquera con seis por derecho” open=”0″ style=”1″]

periquera con seis por derecho, composição do álbum entre manos (2006) do grupo venezuelano c4 trio, um grupo acústico experimental formado por jorge glem, edward ramírez, hector molina com a participação de rodner padilla. entre manos mostra a fase mais madura do grupo e traz participações de alexis cárdenas, jorge torres e outros. c4 trio  tem como proposta musical uma abordagem não convencional para o cuatro, aliada a uma sonoridade  que tem como base o improviso.

[/spoiler] [spoiler title=”a gozar el tumbao” open=”0″ style=”1″]

a gozar el tumbao, do cd cachaito, de orlando lópez “cachaito”, que nasceu em habana, cuba, numa família de músicos que influenciou a escolha pela carreira musical. considerado um  dos melhores baixistas cubanos, ele fez parte do buena vista social club, uma bigband  formada por veteranos músicos cubanos que trouxe novas sonoridades para música daquele país. conheça mais sobre cachaito no vídeo abaixo.

[/spoiler] [spoiler title=”1999-2002″ open=”0″ style=”1″]

1999-2002, de  ribeaux vega. formado no instituto superior de arte, em habana,  ribeaux vega se especializou em percussão, ganhou o primeiro prêmio no concurso amadeo roldan, trabalhou com a orquestra sinfônica nacional de cuba, além de  tocar em diversos festivais de jazz nacionais e internacionais. “1999-2002”, faz parte do álbum yambambé.

[/spoiler] [spoiler title=”caderona blues” open=”0″ style=”1″]

caderona blues, trio “experiencias”  do cd proyecto visión. este projeto surge em 2000 com a liderança da saxofonista suiço-alemã astrid pape e a participação de músicos equatorianos, entre eles o marimbero papá roncón. buscaram combinar ritmos latino-americanos com ritmos europeus, como jazz , boleros, marimba, destacando  também a importância da cultura local através da preservação ambiental, em especial da selva equatoriana.

[/spoiler] [spoiler title=”remanso inicial” open=”0″ style=”1″]

remanso inicial, do  cd pura chonta, do grupo bahia trio. este grupo se destaca por combinar gêneros musicais da tradição cultural do pacífico colombiano com  elementos do jazz. neste disco, eles fazem uma homenagem à palma de choncha, como representação da beleza, da força, da cultura popular do pacífico sul.

[/spoiler]

 


compartilhe!

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • RSS
  • PDF
  • Email

Tags:,