Ibermúsicas reúne memórias do 3º colóquio de investigação musical em livro digital

após o 3º colóquio de investigação musical, ocorrido em agosto deste ano na cidade de santiago, no chile com o tema “música y mujer en iberoamérica – haciendo música desde la condición de género”, o programa de fomento à produção e difusão musical, ibermúsicas, reúne em livro digital as memórias das discussões realizadas por 13 especialistas de onze países participantes do programa. o encontro evidenciou também o centenário de nascimento da compositora, cantora e artista plástica violeta parra, uma das referências femininas da música popular latino americana.

a publicação foi coordenada pelo musicólogo juan pablo gonzalez e conta com textos de romina dezillio (argentina), eliana monteiro da silva (brasil), daniela fugellie (chile), lorena valdebenito (chile), marisol facuse (chile), ana maría arango melo (colômbia), susan campos fonseca (costa rica), ailer pérez gómez (cuba), yael bitrán goren (méxico), karla lamboglia (panamá), romy angélica maría martínez garay (paraguai), sarah yrribaren valverde (peru), soledad castro (uruguai).

o coloquio de investigação musical objetiva fortalecer e desenvolver reflexões sobre as músicas e as artes sonoras na iberoamérica. na sua primeira edição, em 2015, realizada na cidado do méxico, foi abordado o tema “el estado del arte de la investigación musical en los países de iberoamérica”. já em 2016, em habana, cuba, o colóquio levou a público questões voltadas ao eixo do mercado profissional, sob o tema “investigación iberoamericana en música y sonido: campos emergentes y campos consolidados”. segundo gabriel goñi dondi, presidente do comitê intergovernamental do ibermúsicas, em 2018 o evento terá sede no peru e discutirá acerca da música na inclusão social cidadã e nas políticas culturais.

no site sonora.me, a pianista e intérprete brasileira eliana monteiro da silva, participante da conferência, contou um pouco sobre a sua intervenção no evento com o tema “compositoras brasileiras no contexto da música erudita: uma história de luta contra a invisibilidade” e visão geral do colóquio. saiba mais aqui.

ou clique para baixar o actas del 3º coloquio ibermúsicas de investigación musical.

 

 

fonte: http://www.ibermusicas.org


compartilhe!

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • RSS
  • PDF
  • Email