III Congresso Brasileiro da Filosofia da Libertação: Estéticas e Culturas da Libertação

O Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMCD) está organizando o III Congresso Brasileiro da Filosofia da Libertação, que acontece entre os dias 22 a 25 de setembro, e já está com inscrições abertas para apresentação de trabalhos. Os três grandes eixos do evento são: Filosofia da Libertação, Filosofia Africana e Interculturalidade. Ademais na conferência de abertura estará Enrique Dussel, um dos mais importantes filósofos Latino-americanos, inspirador da filosofia da libertação e do pensamento decolonial.

O cadastro para inscrição é feito neste link, lembrando que a submissão das comunicações orais, mediante apresentação de resumo simples, vai até o dia 31/8/2015, com divulgação dos resultados pela comissão organizadora no dia 4/9/2015. As inscrições para participantes irão até o dia 22 de setembro de 2015. Os trabalhos para inscrição no Congresso deverão ser enviados para o e-mail congresso.filosofiadalibertacao@gmail.com

saiba mais:

As Universidades Públicas do Brasil iniciaram uma GREVE que chega aos 70 dias de paralização/mobilização por conta do arrocho salarial, da falta de políticas acadêmicas para os vários setores de produção de conhecimento, por conta dos cortes orçamentários para o conjunto das Universidades. As IFES sofreram forte impacto, particularmente, com o corte de 75% do fomento à pesquisa nos Programas de Pós-Graduação, o que impede a manutenção e o avanço da pesquisa no cenário universitário brasileiro. Apesar desse quadro desfavorável, a rede que organiza o III Congresso Brasileiro de Filosofia da Libertação resolveu manter a realização do Evento para os mesmos dias de 22 a 25 de Setembro de 2015, na FACED – Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, Salvador, Brasil. O Tema do evento permanece Estéticas e Culturas da Libertação. Aqui se reunirão pesquisadores (as), docentes, ativistas de movimentos sociais e artísticos de diversos países. A partir de temáticas e práticas ligadas os seguintes eixos: Filosofia da Libertação, Filosofia Africana e Interculturalidade, destacando as linguagens do Cinema e Literatura, organizaremos com base na solidariedade dos parceiros esse III Congresso, com vistas a promover encontros e debates enfatizando a criatividade e a dialogicidade da razão e dos afetos para a compreensão e o enfrentamento dos problemas do mundo contemporâneo.

O III Congresso Brasileiro de Filosofia da Libertação: Estéticas e Culturas da Libertação, ousará colocar em perspectiva e em diálogo, ao mesmo tempo, os três eixos mencionados acima. O objetivo é promover o encontro, a exposição de ideias, as trocas culturais e artísticas, a produção coletiva do conhecimento e a cultura de solidariedade. Outro objetivo é a articulação e organização da AFYL (Asociación de Filosofia Y Liberación) durante o congresso, como também agregar à proposta da criação do GT de Filosofia no Brasil e na América Latina na ANPOF, com possibilidades de sua criação durante o Evento.

Os eixos temáticos formarão um grande arco promovendo e facilitando o intercâmbio entre as áreas e as diversas possibilidades de discussões nos diversos campos do saber, por exemplo:
Formação do professor e Ensino de Filosofia; Movimentos Sociais: teoria e prática; Diálogos Interculturais; Cosmovisão Africana; Corpo e Libertação; Interfaces da Filosofia com outras áreas do conhecimento, Tecnologia e Libertação, Estéticas da Libertação, Cultura e Libertação e ainda outros que possam ser sugeridos pelos parceiros do III Congresso de Filosofia da Libertação.

O III Congresso terá como estrutura básica as Conferências de Abertura e Encerramento, as Mesas Redondas temáticas (Filosofia da Libertação, Filosofia Africana, Interculturalidade, Literatura), a Oficina de Corporeidade, a mostra de Cinema latino-americano, africano e afro-brasileiro e a mesa em homenagem aos 20 anos do IFIL – Instituto de Filosofia da Libertação e Lançamento de Livros. Nossa diversidade cultural também estará contemplada nas produções e apresentações artísticas que se farão presentes no evento.

Por meio desta Segunda Circular visamos informar a todos os interessados as condições adversas em que organizamos esse evento, a rede de solidariedade que se criou para sua realização e os novos prazos de submissão de inscrições das comunicações, que passarão pelo processo normal de submissão à comissão organizadora com datas estipuladas da seguinte forma:

Submissão das comunicações orais, mediante apresentação de resumo simples, até o dia 31/08/215 com divulgação dos resultados pela comissão organizadora no dia 04/09/2015.

Inscrições para participantes: até o dia 22 de setembro de 2015.

Os trabalhos para inscrição no III Congresso deverão ser enviados para o e-mail congresso.filosofiadalibertacao@gmail.com

O endereço de nosso site é:
https://filosofiadalibertacao.wordpress.com/

Nossa página do facebook é:
https://www.facebook.com/congresso.filosofiadalibertacao

Realização:
Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento


compartilhe!

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • RSS
  • PDF
  • Email