justiça para berta cáceres

no dia 03 de março de 2016, a defensora dos direitos humanos berta cáceres foi assassinada, na cidade de la esperanza, em honduras. berta cáceres era líder comunitária indígena lenca e coordenadora do conselho nacional de organizações populares e indígenas de honduras, cujo principal objetivo era fazer frente às crescentes ameaças ao meio ambiente.

em 2015, cáceres ganhou o prêmio medioambiental goldman – concedido anualmente a personalidades que se destacam na defesa do meio ambiente – , por causa da sua luta contra o projeto de criação da hidrelétrica zarca.

a hidrelétrica zarca está projetada para ser construída no território indígena lenca, localizado na zona noroeste de honduras. diante disso, berta cáceres e as populações indígenas se colocaram contra o projeto, defendendo os rios, a vida funcional, o ecossistema, o modo de vida e, sobretudo, exigindo a desmilitarização dos seus territórios.

é momento de reivindicar justiça para berta cáceres. no blog justiciaparabertacaceres  pode-se encontrar informações sobre  as ações dos movimentos sociais para exigir uma investigação atenta sobre o assassinato de cáceres.  confira no blog quais são as formas de apoiar esta causa.

assista também ao programa causa justa – “rios sagrados -honduras”, conduzido por piedad córdoba, da telesur, que mostra a luta dos povos indígenas lenca contra o avanço do projeto zarca sobre seus território.

berta cáceres, honduras, justiça, povos lenca

 


compartilhe!

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • RSS
  • PDF
  • Email