latitudes diversas

neste nosso habitual passeio pelas latitudes musicais deste continente, o destaque desta semana fica por conta de canções que pretendem desarrumar um pouco esta semana que anda com cara de bem comportadinha…

 

clique abaixo para ouvir o programa pelo computador: 

clique para ouvir o programa

 

e abaixo para ouvir através de dispositivos móveis: 

 

confira as canções e xs artistas deste programa

 

ataole, canção composta pelo músico cecilio ‘ataole’ valdéz, que fundou com seu filho justo valdéz, no final da década de setenta, o conjunto son palenque. é interpretada aqui por batata y su rumba palenquera no disco radio bakongo (2003), o único gravado por batata com seu grupo de son palenquero e champeta. grande mestre da percussão afro-colombiana, paulino salgado ‘batata’, conhecido também como ‘batata III’, pertence a uma família de tocadores de tambor. assista ao vídeo que mostra uma apresentação ao vivo da canção na cidade de paris, frança.

 

aguasalá, do disco estalla (2008) do grupo colombiano bomba estéreo. formado em 2005 pelo músico e artista visual simón mejía, bomba estéreo é um projeto musical cujo repertório abarca ritmos como a cumbia, o bullerengue e a champeta, mesclado com reggae, hip-hop e sons eletrônicos, tudo isso na voz da cantora li saumet. o grupo define sua música como ‘cumbia psicodélica’.

 

déjame llora, déjame llora

que ya estoy cansada de baila y baila

déjame llora, déjame llora

que ya estoy cansada de baila y baila

dije que estaba perdida

dije que estaba en mi cama

teniendo una larga noche

entrando a la madrugada

me cogí los brazos y empece a sudar

y repetí mil veces hay que soledad

no puedo pensar, no puedo llorar

no puedo, no puedo ni canta y baila

apenas el sueño puedo conciliar

y entre mas me duermo, mas voy a soñar

soñe que estaba dormida

y que tu me despertabas

en plena luz de la noche

entrando a la madrugada

y me convertí, en aguasalá

y ahora soy del mar una ola mojaá

déjame llora, déjame llora

que ya estoy cansada de baila y baila

y corrió y corrió, un rió de sudor

y siguió y siguió y se fue y voló

y se fue pa´ el mar y se enamoro del aguasalá

y allí se quedo mi sal y tu sal en el mar quedo

abrazo y suspiro, tambor y folclor, calor o movimiento

de cumbia y amor

abrazo perdido que un día me dejo

que un día me dejo

agárrame la cadera no me dejes respirar

escucha los movimientos, de una mujer de verdad

apriétame lentamente, que no sintamos mas na

que la manta que nos tapa

que es lo que sentimos ya

ay déjame llora, déjame llora, que ya estoy cansada de baila y baila

 

farra garrotera, do grupo velandia y la tigra. composta por  édson velandia, a canção faz parte do cd once rasqas   –  primeiro de quatro discos do grupo – que foi lançado em 2007. nas onze canções que integram o disco, o grupo apresenta seu estilo, o ‘rasqa’, termo cunhado por velandia para denominar um novo gênero formado pela mescla de ritmos como o rock, a cumbia, a charanga e a guabina.

 

no alcanza para tanto, el simple propósito

de que en medio de este lago de podredumbre

se despierte como de las mismas pailas, el vinculo con la gracia.

 

vale más irnos todos al cañón, lanzarnos en masa al paisaje pedregoso

que no admite requiebros, y en menos que salte un ojo, terminemos todos parios.

 

fuera de mí, que están las ladivas,

no me despidas, un bulto de panela y una bolsa de suspiros

si acaso puede, este pueblo, soportar un siglo más de palidez

vivan la furia y la lujuria, y el día menos pensado, llegue al fin.

 

mirad esta avalancha de inconsecuencia,

no es otra cosa, si no la confirmación del universo

no dejemos pasar este momento de inconsciencia

paisanos míos, brindemos por el fracaso.

 

farra garrotera, farra garrotera

farra garrotera, farra garrotera

a ver mis gaviotas de piedecuesta

 

me gustas (no me disgustas), de sidestepper, um grupo colombiano de música eletrônica  fundado na cidade de bogotá, pelo dj e produtor inglês richard blair (quantic). sua música combina a eletrônica com elementos da música tradicional colombiana e uma infinidade de ritmos como reggae, hip hop, cumbia, salsa, e afrobeat. a canção faz parte do cd 3am: in beats we trust (2003).

 

si no está roto no lo arregles, do músico uruguaio martín buscaglia, e incluída no disco temporada de conejos (2010). a atitude de tocar sozinho diversos instrumentos fez buscaglia ser conhecido como  ‘homem orquestra’. com sua  banda los  bochamakers,  o músico uruguaio tem feito apresentações em diversos lugares do mundo.

 

la cumbia de taraf de haidouks faz parte do disco personal (2007), do pessoal do nuages. o  ganhou por dois anos consecutivos (2006 e 2007) o prêmio de melhor banda de jazz do equador. tem como proposta musical combinar o jazz com a música cigana de diversos lugares do mundo. em turnê pelo brasil em 2009, o grupo tocou nas cidades de maceió, garanhuns (garanhuns jazz festival) e recife (festival recbeat).

 

feria del trueque  faz parte cd santiago vázquez & puente celeste (1999) , dos argentinos do   puente celeste. formado no ano de 1997, o grupo conta  exclusivamente com músicos multi-instrumentistas, são eles: marcelo moguilevsky, edgardo cardozo, luciano dyzenchauze, lucas nikotian e santiago vazquez. este último, além de ter fundado puente celeste, criou e dirige o grupo de percussão la bomba de tiempo e a banda la grande.

 

la makinita, do disco homônimo, lançado em 2010, da banda chilena juana fe. como parte de seu projeto, juana fe desenvolve um importante trabalho educativo comunitário, oferecendo oficinas de música em diversas comunidades de santiago, além de realizar vários shows beneficentes.

 

quisiera tener una makinita pa’ hacer dinero

quisiera tener una makinita pa’ hacer dinero

quisiera tener una makinita pa’ hacer dinero

quisiera tener una makinita pa’ hacer dinero

 

la plata no vale na, no vale na, no vale na

la plata no vale na, no vale na, no vale na

 

apenas para la vida a finde mes no va a llegar

la plata no vale na, no vale na, no vale na

 

tengo que pagar arriendo, el agua y el gas tambien

siento que me estan debiendo, le voy a cobrar a quien

tengo que pagar arriendo, el agua y el gas tambien

siento que me estan debiendo, le voy a cobrar a quien

 

pa’ llegar al mundo (hay que pagar)

pa’ tener familia (hay que pagar)

pa’ estudiar un poco (hay que pagar)

pa’ matar el hambre (hay que pagar)

 

ya estoy que muero, me desespero

una makinita pa’ hacer dinero

la plata no vale na, no vale na, no vale na

la plata no vale na. no vale na, no vale na

 

apenas para la vida a finde mes no va a llegar

la plata no vale na, no vale na, no vale na

la plata no vale na, no vale na, no vale na

 

tengo que pagar arriendo, el agua y el gas tambien

siento que me estan debiendo le voy a cobrar a quien

tengo que pagar arriendo, el agua y el gas tambien

siento que me estan debiendo le voy a cobrar a quien

 

pa’ llegar al mundo (hay que pagar)

pa’ tener familia (hay que pagar)

pa’ estudiar un poco (hay que pagar)

pa’ matar el hambre (hay que pagar)

 

una makinita pa’ hacer dinero

pal barrio entero pal barrio entero

la plata no vale na, no vale na, no vale na

la plata no vale na, no vale na, no vale na

 

apenas para la vida a finde mes no va a llegar

la plata no vale na, no vale na, no vale na

 

pa’ arriba los precios la leche el arroz y el pan

pa bajo los sueldos pal suelo la dignidad

pa’ arriba los precios la leche el arroz y el pan

pa bajo los sueldos pal suelo la dignidad

 

quisiera tener una makinita pa’ hacer dinero

quisiera tener una makinita pa’ hacer dinero

quisiera tener una makinita pa’ hacer dinero

quisiera tener una makinita pa’ hacer dinero

 

la plata no vale na, no vale na, no vale na

la plata no vale na, no vale na, no vale na

la plata no vale na, no vale na, no vale na

la plata no vale na, no vale na, no vale na

 

no vale na, no vale na

no vale na, no vale na

no vale na, no vale na

no vale na, no vale na

 

 

hard core mambo, composta e interpretada pelos meninos do desorden público, um grupo venezuelano cujas letras são dotadas de crítica social. a canção faz parte do cd estrellas del caos (2006).

 

estar vivo, de ripe banana skins, uma das mais populares  bandas de ska e punk da cidade de assunção, paraguai. seu trabalho resultado da fusão das bandas toilet flush e fugu. “estar vivo” pertence ao disco que leva o nome da banda, ripe banana skins (2005).

 

despierta si es que tu estas vivo,

dentro tuyo hay un gran estallido,

no hay tiempo para no estar vivo,

si es q tu estas vivo, si es que tu estas vivo,

hace tu vida y no te compliques

tanto si al final todo se esta acabando

no tengas miedo y no pierdas el tiempo,

viví en tus sueños, cree en tus sueños,

no hay tiempo para no estar vivo,

dentro tuyo hay un gran estallido,

se siente si es que tus estas vivo,

si es q tu estas vivo, si es que tu estas vivo,

abrí tu mente y busca el camino que te lleve

a donde siempre has querido estar viví

el presente y no te desaliente afuera

todos los divagues de tu mente

 

es hora de cambiar,

no hay tiempo que esperar

la vida no espera disfruta el momento

 

y si pensaste en vivir tu vida sugestionado

a todo lo que digan no tengas miedo

a vivir tus sueños esta es tu vida

y sos el único dueño

de nada sirve vivir sintiendo pena por vos

esclavizado mentalmente en tu interior

un sentimiento es lo q siento,

un sentimiento puro es lo q siento

 

hace tu vida no pierdas tiempo la vida

no espera disfruta el momento

 

ashrenu (doyna), interpretada pelo grupo chileno la mano ajena em seu álbum homônimo, lançado em 2005. a canção, cantada em yiddish, faz parte do repertório tradicional klezmer. a esta tradição musical do leste europeu  la mano ajena agrega em sua proposta artística a música folclórica balcânica, a música cigana e sons latinos, como o tango e a rumba, numa deliciosa e energizante mistura.

 

menino da rua, do disco mirando el mundo al revés (2007) da banda che sudaka. formado em 2002, na cidade de barcelona, o grupo caracteriza-se por suas letras altamente incisivas, grande parte delas versando sobre temas sociais, como “menino da rua”, que fala da situação em que vivem os meninos de rua no brasil.

menino da rua sou

ninguem se lembra de mim

o ministerio do interior

ja esqueceu do mim

fico com saudade

da minha mae

fico com saudade

do meu futebol

fico com saudade

do meu carnaval

menino da rua sou

vai que vai

minha vida vai que vai

voce no pode falar

menino da rua sou

jogar capoeira do angola

no e bricadera menino vem ver

a cabeça no chao va saiendo de a um

a completar o role

meu mestre me falo volta o corpo menino

deja balançar

menino da rua sou

 

 

 


compartilhe!

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • RSS
  • PDF
  • Email