novembro negro ii

surgiu como gênero musical nos anos 80 em cartagena, colômbia, e a partir daí ganhou o mundo com seu apelo mais do que intenso ao baile. mas a champeta se refere também a um vigoroso fenômeno urbano das comunidades afrodescendentes daquela cidade. nesta edição você confere algo deste universo musical, com uma especial parceria com músicos africanos. mas vai ouvir também muitas outras delicias afromusicais…

confira as canções e os artistas desta edição:

[spoiler title=”m’bala” open=”0″ style=”1″]

m’bala, do compositor, percussionista e produtor musical argentino ramiro musotto. nascido em bahía blanca, argentina, o músico chegou ao brasil na década de 80, e gravou e tocou com conhecidos artistas, como margareth menezes, chico césar e daniela mercury. lançou dois discos: sudaka (2001) e civilizacao & barbarye (2006).

[/spoiler] [spoiler title=”tali-lali-lali-lê” open=”0″ style=”1″]

tali-lali-lali-lê, canção extraída do congado mineiro, interpretada pelo cantor, compositor, congadeiro, pesquisador, violonista e ator mineiro mauricio tizumba. a canção faz parte do primeiro disco do artista, áfrica gerais (1996), que contempla diversos ritmos afro-brasileiros, entre eles a congada e o maracatu, em canções suas e de domínio público, como “tali-tali-lali-lê” e “cinco cantos de moçambique”.

[quote style=”1″]

letra:

tlilalilalilê talilalilalilê talilalilalilê ô, talilalilalilê (2x) ae angola / ae angola / minha
gunga vem de la / minha gunga vem de la / corre mundo corre mar, corre mundo corre mar (2x) tlilalilalilê talilalilalilê talilalilalilê ô, talilalilalilê (2x)

[/quote] [/spoiler] [spoiler title=”kilele” open=”0″ style=”1″]

kilele, música tradicional do pacífico colombiano interpretada pelo grupo bahia trio, que foi fundado e é dirigido pelo destacado compositor e instrumentista, executante da marimba, hugo candelario gonzález. confira a interpretação de “kilele” no festival de música del pacífico petronio alvarez, realizado em cali, colombia.

[media url=”http://www.youtube.com/watch?v=VPB0IOMN2x4″ width=”600″ height=”400″] [/spoiler] [spoiler title=”oda raizal” open=”0″ style=”1″]

oda raizal (dance), do mestre colombiano alfonso córdoba, conhecido como “el brujo”. artista multifacético, foi músico e compositor, construía instrumentos, jóias, roupas, esculturas e foi um grande estudioso dos ritmos do chocó, no pacífico colombiano. durante mais de 70 anos de trabalho recebeu diversos prêmios de mérito por valorizar a cultura nacional. faleceu em 2009 aos 83 anos de idade, veja aqui um trecho do documentário que mostra a vida deste artista.

[media url=”http://www.youtube.com/watch?v=bz3quI-tLkU” width=”600″ height=”400″] [/spoiler] [spoiler title=”suena trombón” open=”0″ style=”1″]

suena trombón faz parte do disco bongó de van gogh (2003), que é o resultado do trabalho do baterista e percussionista peruano alex acuña e do saxofonista e multi-instrumentista colombiano justo almario. o projeto, que investe na fusão de ritmos como a guaracha, a cumbia, a salsa, com o jazz, reuniu importantes músicos latino-americanos que residem em los Angeles.

[/spoiler] [spoiler title=”temba, tumba, timba” open=”0″ style=”1″]

temba, tumba, timba composição que integra o disco llegó…van van (1999) dos cubanos los van van, uma das grandes referências da salsa de todos os tempos. este disco, gravado com solos, duos e grupos vocais e instrumentais, recebeu o prêmio grammy de melhor álbum de salsa. confira o vídeo.

[media url=”http://www.youtube.com/watch?v=88slEnn2MnU” width=”600″ height=”400″] [/spoiler] [spoiler title=”fideo (para aquí)” open=”0″ style=”1″]

fideo (para aquí), do disco skafrocubanjazz (1998) do grupo californiano yeska, que trabalha a partir do universo musical latino-americano, mesclado com elementos do jazz cubano e do ska jamaicano. “fideo (para aquí)” foi tema do programa “latino laugh festival”, organizado por cheech marin.

[/spoiler] [spoiler title=”quien manda a quien” open=”0″ style=”1″]

quien manda a quien, do colombiafrica-the mystic orchestra. este projeto surge do encontro de músicos colombianos com músicos do continente africano, para trocar experiências em torno da música africana e da música afro-colombiana. desse encontro resultou o cd voodoo love inna champeta-land (2007).

[/spoiler] [spoiler title=”kumina” open=”0″ style=”1″]

kumina, também do grupo colombiafrica-the mystic orchestra, liderado pelos cantores palenqueros luis towers, viviano torres e justo valdés, considerados os pioneiros da champera criolla, que contaram com a participação de renomados guitarristas como diblo dibala, caien madoka , dally kimoko e rigo star.” kumina” faz parte do álbum cd voodoo love inna champeta-land (2007).

[/spoiler] [spoiler title=”zarandia champeta” open=”0″ style=”1″]

zarandia champeta, do colombiafrica-the mystic orchestra. a champeta é considerada um gênero surgido nas ruas de cartagena de indias, colombia, que une a música africana (highlife, soukous, mbaqanga), à música afro-colombiana (chalupa, cumbia, bullerengue ) com o sound system. “zarandia champeta”, do álbum voodoo love inna champeta-land (2007), é resultado dessas combinações musicais.

[/spoiler] [spoiler title=”no habla na'” open=”0″ style=”1″]

no habla na’, também faz parte do cd voodoo love inna champeta-land (2007), do colombiafrica-the mystic orchestra. este projeto surge sob a direção do guitarrista e arranjador congolês bopol mansiamina e com a produção musical de lucas silva, pesquisador da música afro-colombiana, que buscaram trazer uma nova linguagem musical oriunda do encontro de músicos da áfrica e da diáspora latino-americana.

[/spoiler] [spoiler title=”andarele” open=”0″ style=”1″]

andarele, do grupo madera metálicos, que traz a tradição da cultura negra do equador, de borbón, provincia de esmeraldas, e busca difundi-la pelo país. além do trabalho que mescla instrumentos tradicionais (bombo, marimba, cununo) com instrumentos metálicos (trompeta, trombone, batería), o grupo confecciona os instrumentos musicais e conta com uma escola de música e dança afro-esmeraldeña. confira o vídeo.

[media url=”http://www.youtube.com/watch?v=B_Zt2kmxZI8″ width=”600″ height=”400″] [/spoiler]

compartilhe!

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • RSS
  • PDF
  • Email