nuages

nuages (=nuvens, nubes) é o nome de um dos clássicos do repertório do violonista belga de origem cigana django reinhardt. e é também o nome desta banda que reuniu músicos equatorianos e franceses interessados em explorar a sonoridade de um estilo de jazz conhecido como manouche e que hoje, quase doze anos depois, estreia um novo disco – o quinto da discografia deste grupo que por dois anos consecutivos (2006 e 2007) ganhou o prêmio de melhor banda de jazz do seu país. em seus quatro primeiros álbuns: jazz gitano desde del pupo del mundo (2002), chullas, camellos y cuentos de cantina (2004), panamericana sur (2006) e personal (2007) você ouve uma muito bem sucedida combinação de ritmos tradicionais latino-americanos com música cigana do leste europeu, rock e ska. em turnê pelo brasil em 2008, o grupo tocou nas cidades de maceió, garanhuns (garanhuns jazz festival) e recife (festival recbeat).

[spoiler title=”aqui conheça mais sobre a história de nuages ” open=”0″ style=”1″]

[/spoiler] [spoiler title=”e aqui veja um vídeo de uma reportagem realizada sobre o grupo” open=”0″ style=”1″]

[/spoiler]

 

confira as canções e os artistas desta edição:

a primeira parte do programa traz uma seleção de composições do quarto disco da nuages, personal (2007), considerado pelo grupo como o seu trabalho mais expressivo e maduro. o disco conta com a participação de annette gregori no violino, de jimmy páez na tuba e de pepe andrade na percussão.

[spoiler title=”poum tchak” open=”0″ style=”1″]

“patapoum poum poum tchak taka tchak…”, segundo o grupo, aqui está nuages em poucas palavras. “poum tchak” abre o disco personal, lançado em julho de 2007, e é uma homenagem que eles fazem a uma banda de jazz cigano do sul da frança.

[/spoiler] [spoiler title=”negro, píntame” open=”0″ style=”1″]

assista abaixo o vídeo desta versão cigana-ska do clássico “paint it black” dos rolling stones, que foi filmado em um show realizado em julho de 2008 no teatro variedades, em quito.

[/spoiler] [spoiler title=”albazomba” open=”0″ style=”1″]

cujo título vem da  junção dos termos “albazo” + “zomba”, ritmos tradicionais da serra equatoriana, é uma composição de sven pagot e de annette gregori, que foi violinista do grupo.

[/spoiler] [spoiler title=”sherelle” open=”0″ style=”1″]

assista o vídeo da versão nuages deste clássico da música judaica.

[/spoiler] [spoiler title=”rad haläila” open=”0″ style=”1″]

mais um clássico da música klezmer, gênero musical judaico nascido no leste europeu.

[/spoiler]

na segunda parte deste programa você ouve composições que fazem parte do mais recente cd da nuages. como você já sabe, o disco ainda não tem nome definido e você pode enviar pra gente suas sugestões. se sua sugestão for a escolhida, você ganha um disco autografado da banda.

[spoiler title=”sanguchito” open=”0″ style=”1″]

composição que se baseia no san juanito, gênero  que se origina na comunidade indígena de otavalo, província de imbabura, no equador, acompanhado por um baixo com uma progressão jazzística e que finaliza com um ska.

[/spoiler] [spoiler title=”amanecer” open=”0″ style=”1″]

composição instrumental em 5×4, que tem como inspiração as plantações de trigo que nascem no altiplano andino.

[/spoiler] [spoiler title=”el gitano calvo” open=”0″ style=”1″]

composição que faz referência  à calvície de  sven pagot, um dos violonistas da nuages, e que é também o compositor desta rumba flamenca muito bem humorada.

[/spoiler] [spoiler title=”propiedad horizontal” open=”0″ style=”1″]

uma composição do baixista da banda Luis quiróz e que remete à sonoridade de bandas  de  rock como dream teather ou  genesis. ela transita de uma romanza grega, com guitarras espanholas, para um rock mais progressivo em 7/8 com guitarras elétricas.

[/spoiler] [spoiler title=”pacha funk” open=”0″ style=”1″]

esta composição contempla  diversas atmosferas, desde  doces melodias com sax a solos de guitarras elétricas e baixo. “pacha funk”, um funk da tierra, para escutar e dançar.

[/spoiler] [spoiler title=”los gadjos” open=”0″ style=”1″]

uma cumbia ao estilo da nuages, que aborda a questão dos imigrantes e da circulação de pessoas pelo mundo.

[/spoiler]

compartilhe!

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • RSS
  • PDF
  • Email