ondatrópica y otras buenas ondas

músicos de antes e músicos de agora. músicos e música de sempre. sem limite de idade, sem contraindicações e aberta-abrindo canais para a beleza. nesta edição você baila ao som de los irreales de ondatrópica – um projeto que reúne excelentes músicos colombianos de diferentes gerações e que vem colocando muita gente pra dançar ao redor do mundo. na segunda parte, mais diálogos entre saberes musicais. porque roqueiro também pode bailar salsa, não? e vice-versa-e-baila…

confira as canções e os artistas desta edição

nesta primeira parte do programa destacamos o grupo ondatropica, um projeto idealizado pelo músico bogotano mario galeano (frente cumbiero) e pelo produtor inglês Will Holland, mais conhecido como quantic, que busca recriar a música colombiana ao aproximar legendários artistas da cumbia colombiana dos anos 60 e 70 aos jovens artistas da nova guarda, fazendo assim o que eles chamam de “a moderna clássica” ou “a clássica moderna música colombiana”. Conheça mais sobre este projeto aqui e confira  as canções deste especial!

Bomba Trópica
Suena
Rap-Maya
Cien Años
Tiene Sabor, Tiene Sazón
Mambo Loco Especial

E mais: ritmos como o son, o mambo e a salsa combinados com outros diversos estilos musicais, como o rock e o ska.

[spoiler title=”machete” open=”0″ style=”1″]

canção que integra o álbum este fuerte viento que sopla  (2002) da banda uruguaia no te va gustar. composta e interpretada por mateo moreno, “machete” começa com o ritmo dançante da  salsa (que a banda prefere chamar de “tuco”), e logo destaca-se  um solo de guitarra acompanhada por percussão, que demonstra uma das propostas desta banda: combinar o rock com ritmos latino-americanos. confira a letra.

[quote style=”1″]

Corre por tus venas mi sangre
suenan en tu oído mis voces
dale negro, dale al machete bombón
no te me quedes en la calle
acordate con mi alma siempre vps podés contar
no hay rencores, hoy el tiempo ha lavado mis heridas
lleva en los hombros todo el peso que jamás debió tener
se le calienta el vino en la mesada de una cocina que no es de él
impaciente está la vida que lo mira con desdén
y le hace clan, clan, clan el corazón
rasca que rasca
no encuentra nada
en los bolsillos
están las pirañas

[/quote] [/spoiler] [spoiler title=”al que le guste” open=”0″ style=”1″]

dos cubanos do orishas. a influência da  música cubana acrescida do rap surge como proposta de trabalho deste trio cubano que se mostra ligado às tradições musicais e culturais de seu país, mas atentos às dinâmicas musicais e sociais que acontecem no mundo. suas canções também tratam de temas políticos, trazendo reflexões sobre questões que permeiam a vida cotidiana. confira a letra  de “al que le guste”.

[quote style=”1″]

Usted, usted y usted
Pónganse de pie compañeros, esto empieza así
Al que le guste que lo pruebe
Al que le guste que lo pruebe
Al que le guste que lo pruebe
Y al que no, que no le pruebe
Hacía gala de bueno, de serio y auto-control;
De ser un sujeto sano. Sin drogas y sin alcohol.
Mentiroso te das cuenta, bateas como el mejor.
Se te escaparon detalles,
La Habana entera te dichabo….. bandolero.
Estribillo
Ahora yo no sabia mira brother,
Que eso te cuadraba,
que esta onda de husssssss….. te gustaba,
Mira que te he visto en otra jugada
Y eso en este bando no cuadra.
A mi me recuerda como
empezó en esto baby Johnny.
Quien la vendía buena, la controlaba nena,
Escucha si no te enteras.
De si tu bare bare bien estudiado.
Raya de medio lado y zapatillas
por si hay problemas salir “volao”;
A mi me recuerda que era un poli raro,
Especie de guari, guari por eso lo mataron.
Estribillo
La manada, mañana viene la manada
y eso que trajiste no me cuesta nada
Que brete es este, déjate de chisme negue
O la monada por la noche vino a verte.
Esto es con clave na’ más averiguarara
Esto es con clave na’ más averiguarara
Pues que reviente ese hijo de madre,
Este tipo me tiene el huevo pelao,
Descascarao, golpeao,
Así que aprende niche el problema
No es quien la da el bateo es quien la recibe
Estribillo
Esto es con clave na’ ma averiguarara
Esto es con clave na’ ma averiguarara
Se que te gusta ve con
Se que te gusta ve con medida

[/quote] [/spoiler] [spoiler title=”calle luna calle sol” open=”0″ style=”1″]

versão da famosa canção composta por willie colón, um dos grandes nomes da salsa, interpretada pelo músico da república dominicana,  radicado no bronx, em nova iorque,  mangu. os ritmos latino-americanos têm  referência em seu trabalho, assim como o rap. “calle luna calle sol” integra o álbum mangu.

[/spoiler] [spoiler title=”peligro” open=”0″ style=”1″]

dos chilenos do juana fe. esta canção pertence ao cd con los pies en el barrio (2004). este álbum conceitual  traz canções que se inspiram nas histórias das comunidades, dos bairros e nas experiências dos integrantes da banda. a influência de rubén  blades se faz presente neste disco.

[/spoiler] [spoiler title=”hard core mambo” open=”0″ style=”1″]

faixa do álbum estrellas del caos (2006) da banda da venezuelana  desorden público, que tem como característica a mistura do ska e rock. em  “hard core mambo”,  o mambo ganha destaque numa combinação dançante com  o ska e o rock.0  no final desta canção inclui-se o sampler da voz de hector lavoe, considerado um dos ícones da salsa.

[/spoiler] [spoiler title=”que viene el maní” open=”0″ style=”1″]

canção de bruno garcía, composta a partir do clássico “el manisero”.  mais conhecido como sergent garcia, este músico francês de ascendência cubana tem apostado nas pesquisas e experimentações musicais a partir de ritmos caribenhos. na década de 90 sergent produziu o que denominou de salsamuffin, uma combinação da música jamaicana com ritmos latino-americanos. a salsa, a cumbia e a plena, são alguns dos ritmos que ganham destaque no trabalho de garcía.

[/spoiler] [spoiler title=”logozo” open=”0″ style=”1″]

do coletivo musical sidestepper, que começa em 1997, na colômbia,  com o músico e produtor colombiano iván benavides e o produtor britânico richard blair,  como um projeto feito em estudio. depois,  a banda se reúne para  realização de  shows ao vivo e ganha repercussão na cena musical deste país. os saberes tradicionais da música e da cultura colombiana se unem a elementos da música eletrônica, que  caracterizam o trabalho de sidestepper.

[/spoiler]

compartilhe!

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • RSS
  • PDF
  • Email