Palestra: Cartografia de nossa Mátria: experiência de mapeamento político-criativa

A palestra Cartografia de nossa Mátria: Experiência de mapeamento político-criativa (introdução ao curso Pensar em movimento), com a mediação da professora Ana Julia Bustos,  acontecerá no dia 7 de março de 2017, das 19h00 às 21h00, no Pavilhão Glauber Rocha, PAF 3, Campus Ondina da UFBA .

O traçado dos limites políticos dos estados-nação modernos monopolizou a ideia de mapa. Mapa assim pensado é uma iconografia que é possível evocar ao fechar momentaneamente os olhos quando se menciona o nome político-estatal de um país. Mapa, junto a bandeira, brasão, cores, hinos e algum objeto folclorizado da cultura (com pretensões de homogeneização nacional) remetem à ideia de pátria. Estado, nação, pátria e mapa formam assim uma estrutura bem determinada do que se considera político num território específico.

Não obstante, sabemos, intuímos, pressentimos, vislumbramos que a política acontece por outras vias. Experimentamos cotidianamente a arbitrariedade dos limites políticos do mapa e frente a ela propomos o pulso feminino do tecer outro tipo de cartografia política em nosso continente.

Queremos propor uma tarefa aberta e consciente que nos permita elaborar criativamente nossos próprios mapas políticos. Por isso, em vez de partir da ideia de mapa como contorno, limite e barreira de “proteção” territorial arbitrária, é preciso assumir o desafio de articular territórios a partir de nossas veias – aquelas que nos comunicam, conectam, que nos tecem como territórios nutridos pelas mesmas materialidades.

Por conhecer bem os limites arbitrários “políticos” (masculinos), deconhecemos as veias que nos conectam, as cartografias verdadeiramente transformadoras que nos unem, as tramas materiais que nos vinculam e que nos permitem tecer redes de cuidados, de estratégia política e de conexão material.

O desafio está posto: a construção coletiva do mapa de nossa mátria.

Atividade gratuita e aberta a todxs xs interessadxs.

Encontro de 2 horas, com certificado de participação (inscrições no local).

Serviço

O queCartografia de nossa Mátria: Experiência de mapeamento político-criativa (introdução ao curso Pensar em movimento)
Onde: Pavilhão Glauber Rocha, PAF 3, Campus Ondina da UFBA
Data: 7 de março de 2017
Hora: das 19h00 às 21h00
Quanto: Gratuito

palestra-untref

 


compartilhe!

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • RSS
  • PDF
  • Email