pesquisa irá traçar o perfil da dança no brasil

com objetivo de traçar um panorama da dança no brasil, através da assinatura de termo de cooperação técnica entre a universidade federal da bahia (ufba) e a fundação nacional de artes (funart), está aberta a primeira etapa do mapeamento da dança das capitais brasileiras e no distrito federal de 11 de maio a 11 de agosto de 2015.

criado no âmbito do colegiado setorial de dança (cnpc/minc), em 2010, o mapeamento de dança nas capitais brasileira é uma pesquisa de diagnóstico que identificará agentes de dança (indivíduos, grupos e instituições) que atuam nas áreas de formação e produção artística. o projeto foi apresentado pela ufba e referendado pelo colegiado como uma ação prioritária de diagnóstico da dança. após quatro anos, a primeira etapa se tornou realidade através da cooperação técnica entre a ufba e a funarte/minc.

nesta primeira etapa, o mapeamento será feito em oito capitais: belém, curitiba, fortaleza, goiânia, recife, rio de janeiro, salvador e são paulo. o pesquisa será realizada em parceria com a unespar campus curitiba ii, unesp, ufrj, ufpe, ufc, ufpa, ufg e upe. estão envolvidos 20 pesquisadores, um técnico e 33 estudantes de graduação, oriundos de nove universidades. a pesquisa está sendo desenvolvida no âmbito do grupo de pesquisa proceda (processos corporeográficos e educacionais em dança), com coordenação geral da profa. dra. lúcia matos (ppgdança – ufba) e vice coordenação da profa. dra. gisele nussbaumer (pós-cultura – ufba).

como resultados do mapeamento serão gerados: um banco de dados com informações básicas dos informantes que permitirem a divulgação e uma publicação digital com um diagnóstico sobre a formação e a produção em dança nas capitais brasileiras, levando-se em consideração os multifacetados modos de organização, processos e configurações da dança no brasil. esses dados serão triangulados com as diretrizes e ações propostas no plano nacional da dança (minc/ cnpc, 2010).

os interessados podem fazer o cadastro no site  www.mapeamentonacionaldadanca.com.br


compartilhe!

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • RSS
  • PDF
  • Email