por que o senhor atirou em mim?

o mês da consciência negra termina com o registro de muita luta, muita batalha por superar o quadro crônico de descaso com uma sociedade que vê morrer seus jovens; o mês termina com o registro de dados que indicam que as vítimas preferenciais seguem sendo jovens negros… até quando? nesta edição, um pouco de rap & funk & groove & etc como trilha sonora pra conversar sobre estes assuntos. confira aqui uma pesquisa que apresenta dados recentes sobre violência contra negros no brasil.

confira as canções e os artistas desta edição

[spoiler title=”subirusdoistiozin” open=”0″ style=”1″]

canção do disco nó na orelha (2011), lançado pelo mc, compositor e cantor criolo. criolo descobriu  o rap aos onze anos de idade quando observou um colega fazer um verso; assim, percebeu que outros jovens faziam músicas com rimas e versos e decidiu fazer também. para criolo, o rap se tornou um instrumento para expressar suas histórias de modo poético sobre a realidade que observa e sente. assista ao videoclipe de “subirusdoistiozin”, que foi gravado na vila maria zélia, são paulo.

[quote style=”1″]

(Tem uns menino bom novo hoje aí na rua, pra lá e pra cá, que corre pelo certo..
Mas já tem uns também que eu vou te falar, viu.. só por Deus, viu! Ave Maria!)

Mandei falar pra não arrastar, não botaram fé, subirusdoistiozin
O baguio é louco, o sol tá de rachar, vários de campana aqui na docampin
Mas quem quer pretá, mas quem qué branca, todo azulê quer seu rejunti
Pleno domingão flango ou macalão, se o negócio é bão, cê fica chineizin
Licença aqui patrão, aqui é a lei do cão, quem sorri por aqui, quer ver tu cair
É, é… justo é Deus, o homem não. Ouse me julgar, tente a sorte, fi.

Só função no 12, na garagem um Golf, bonitão na praia de hornet, fi
Tudo isso tem e o apetite vai, pra bater de from e babylon cair
As criançada aqui, tão de HK, leva no sarau, salva essa alma aí
Os perreco vem, os perreco vão, as vadia quer, mas nunca vão subir
Licença aqui patrão, eu cresci no mundão, onde o filho chora e a mãe não vê
E covarde são quem tem tudo de bom, e fornece o mal, pra favela morrer

Uns acham que são, mais nunca vão ser
Feio é arrastar e nem perceber

Sua função no 12, na garagem um Golf, bonitão na praia de hornet, fi
É, tudo isso tem e o apetite vai, pra bater de from e babylon cair
As criançada aqui, tão de HK, leva no sarau, salva essa alma aí
Os perreco vem, os perreco vão, as vadia quer, mas nunca vão subir
Licença aqui patrão, eu cresci no mundão, onde o filho chora e a mãe não vê
E covarde são quem tem tudo de bom, e fornece o mal, pra favela morrer

(Acostumado com sucrilhos no prato, né, moleque?)

(Enquanto o colarinho branco dá o golpe no Estado)

[/quote] [/spoiler] [spoiler title=”paquete” open=”0″ style=”1″]

faz parte do disco de lujo (2000), lançado pelo grupo 38 quenojuega, que é liderado pelo cantor de rap, grafiteiro e dançarino manuel pico, mais conhecido como equis. aos quinze anos, este rapper equatoriano inicia a carreira interpretando hard core, depois se aproxima do hip hop, pois este movimento conseguia combinar  quatro  elementos que gostava: o break, o grafite, a presença do dj e do mc. desde então, a relação com a cultura hip hop embasa a proposta deste projeto.

[/spoiler] [spoiler title=”américa” open=”0″ style=”1″]

de tiro de gracia. banda de destaque na cena do hip hop do chile, tiro de gracia reúne um repertório de canções que versam sobre temas considerados conflitantes, a exemplo da paternidade adolescente, da desigualdade social e do consumo da maconha, o que provocou algumas recriminações.  “américa”, canção que pertence ao terceiro álbum da banda, intitulado retorno de misericordia, versa sobre práticas que contribuem para a manutenção dos sérios problemas enfrentados no continente latino-americano. confira a letra e o vídeo abaixo.

http://youtu.be/93QkCiQfTHo

[quote style=”1″]

América, tierra vendida, explotada y herida
América, con corrupción malos trabajos
explotación, educación, racista, clasista
hay muchos blancos, eliquistas
América, con dictadores asesinos traficantes mal nacidos
América, mi tierra, en pie de guerra
América, con genocidios por colonos no bienvenidos
América, con Colon, igual, muerte destrucción
América, con héroes, aunque el gobierno los niegue
América, con mucha gente inconsciente
América, con muy pocos inteligentes (vamos)
América, con deforestación que es igual a la tierra, muerte destrucción!

América, América, esto es América
América, América, esto es América
cuando Dios hizo el edén, pensó en América (pensó en América)
cuando Dios hizo el edén, pensó en América

América, América, esto es América
América, América, esto es América
cuando Dios hizo el edén, pensó en América (pensó en América)
cuando Dios hizo el edén, pensó en América

América, tierra de sabor, rimasanchez? amador, amo
mi tierra y cultura, yo, Lengua Dura, dura mi gente morena
pelo negro, yo te respeto, te amo,
América india, Jha te bendiga, mi América,
pacha mama, esta es mi cama,
recuerda que el Perú es igual que tú
asklfsukdfhghñdsfl
guarito explotador, mamala pinga por favor

América, América, esto es América
América, América, esto es América
cuando Dios hizo el edén, pensó en América (pensó en América)
cuando Dios hizo el edén, pensó en América

América, América, esto es América
América, América, esto es América
cuando Dios hizo el edén, pensó en América (pensó en América)
cuando Dios hizo el edén, pensó en América

dedico esto para ti, por que soy de aquí
con todo elk corazón, soy tu caparazón, acción
que pocos toman porque muchos coltoman?
recuerda que eso a los mapuches hundió
la falsa religión, también la muerte apoyó
yo hablo de historia y geografía, de tierra
y aunque a los m****as les duela como un dolor de muelas
América, suelo, tierra, sudor y escuela (vamos)

América, América, esto es América
América, América, esto es América
cuando Dios hizo el edén, pensó en América (pensó en América)
cuando Dios hizo el edén, pensó en América

América, América, esto es América
América, América, esto es América
cuando Dios hizo el edén, pensó en América (pensó en América)
cuando Dios hizo el edén, pensó en América

piensa América
sueña América
vive América
viva América

(como un inmenso jardín esto es América)
tiro de gracia, desde el c**o del mundo

(sentimiento, sentimiento)
(sentimiento, sentimiento)

[/quote] [/spoiler] [spoiler title=”caminhando por el barrio” open=”0″ style=”1″]

do grupo laberinto. mesclando o rap com o reggae, o grupo  colombiano laberinto interage  com a cultura hip hop das ruas de medellín, colômbia. a crítica trazida  nas canções e nas rimas têm a inspiração na  realidade encontrada nas ruas, nos bairros, no espaço urbano, como podemos conferir na letra da canção “caminando por el barrio”.

[quote style=”1″]

Esto está dedicado a la gente que vive en la esquina,
En el parche, allá arriba en el barrio,
A la gente que lucha día tras día porque esto es real,
Porque esto es la calle

[Coro] Caminando por el barrio voy,
Míralo como va, va,
Míralo como viene
Caminando por el barrio voy,
De noche y de día, así es que se mantiene.

La mañana ha llegado,
De nuevo una visita por el barrio, revivo lo cotidiano,
En la esquina los paras esperan que caiga la presa
Para poder llevar la comida a la mesa.
Yo, y si sigo el viaje,
Tirado como el guanche del barrio que planea su chantaje,
Rodeado de maleantes, de drogas y de farsantes, ah
‘Ya sabes que no me vas a salir con un chorro de babas,
Te me vas con los muchachos y me volteas eso,
No me vas a fallar pues, si gaguea ni vuelva mijo,
La virgen me lo acompañe’.
El recorrido avanza, un muerto en la otra esquina
Para que equilibre la balanza,
Tiro tras tiro, muerte tras muerte,
Expiración llega a mi mente
Cuando veo que en el barrio cae a bala el inocente.
Ya voy saliendo al duelo por el guetto,
Saludo al jibaro en mano, al bueno, al pueblo,
‘Guardo silencio’: la ley del guetto,
Mil injusticias, ya no hay remedio,
Tiempo pa’ matar, camino, calle, cuatro esquinas sin parar.
Todo esto es nada de nuevo no entiendo,
Llegan los tombos viejos,
Duro se vende, se lucha,
Común es la cosa es sorda y dura pero por finura,
Este es el barrio, lo cotidiano me toca
Pero al malo, el bueno, paso a paso sigo el relato.
Pobreza y furia, hay penuria, que dura jungla,
Suenan las balas, la vida acaba,
La muerte nos abraza, no vale nada,
Cuidado pana con lo que traman,
No te mentiré nunca, nunca yo te mentiré mi men.
Las calles de mi barrio, tu barrio, nuestro barrio,
La gente de los parches, expertos melodiarios,
Me aburre no me amaño, pienso cómo salgo
Y veo el futuro como siempre más extraño.
Todo es tan raro, sentirte vacío,
Sentirte sin ganas, sin vida y sin destino,
Sin dios y sin ley, no existen las duras reglas en la calle mi wey,
Historias de mi barrio que no puedo creer,
La vuelta es sobrevivir y que podemos hacer?
Camina tu camino, no te metas en lo mío,
No me meto en lo tuyo, sigue tú con tu destino.
Ya yo no tengo vida, mi vida ha cambiado,
Día, mira tras día todo se me ha acabado,
Esta puta delincuencia, no sé, que en mi mente mantengo,
Me paro en una esquina y siento que estoy muerto.
Me pongo a analizar la vida de mis amigos
Y me he dado cuenta que ellos andan más tranquilos,
Mientras tanto, oye, a mi me toca que guerrear
Parado en una esquina para ver qué hay de robar

[Coro X2] Caminando por el barrio voy,
Míralo como va, va,
Míralo como viene
Caminando por el barrio voy,
De noche y de día, así es que se mantiene
Caminando por el barrio…
De noche y de día, así es que se mantiene
Caminando por el barrio…
Siempre de frente’

[/quote] [/spoiler] [spoiler title=”¡ay! caramba” open=”0″ style=”1″]

de arianna puello (ou ari), que é uma mc espanhola de origem dominicana. Começou sua carreira no hip hop em 1993 e mais tarde formou um grupo chamado n.o. del krib (nascidos originalmente del karibe espanhol). Após o sucesso da canção “mujer chunga”, gravada com el meswy, lançou seu segundo disco, el gancho perfecto (1999), com letras fortes e diretas,como um golpe no estômago.

[quote style=”1″]

caramba, carambita, carambirurí
caramba, carambita, carambirurá
la mierda que te gusta sólo para ti
la mierda que te gusta para disfrutar
caramba, carambita, carambirurí
caramba, carambita, carambirurá
la mierda que te traigo sólo para ti
la mierda que te gusta para disfrutar.

ay caramba, los tiros ¿por dónde andan?
he podido demostrarte que mi rollo es el que manda
ni guantes ni bufandas, soy yo la que te quita el frío
este verano es mío no digas ni pío
muchos se quedaron atrás, míralos donde están
criticando, hablando mal de los demás
mientras yo sigo y os meto caña por un tubo
entre los peces más gordos me dejaron en el cubo
han pasado los años y aún sigo siendo la colgá de turno en mi barrio
disfruto siéndolo, disfruto mostrándolo
todo el que me mira es porque estoy encantándolo
os traigo cola, engancho como la coca-cola
pero sin cafeína, todo el sabor la traigo sola
así que señores esto es lo que quieren
no se desesperen que hay para todos, no sean bobos
quiero ver como disfruta mi bendita fauna
con mi mierda, con mi cosa, con mi vaina
ay caramba, ay caramba.

aposté fuerte y gané
no por suerte, me lo curré
me puse en manos de “el tentempié”
ahora te comes el lp
cierra los ojos y abre tus oídos
aquí la negra con más estilo
¡ya te digo! tu mente colgará de un hilo
cuando me escuches en directo o en vinilo
¡ah! jugo, jugo tengo mi vaya, vaya
en la playa escucha este son tumbado en la toalla
¿quieres hip hop? toma hip hop
yo te traigo del mercado lo mejor de lo mejor
extra, extra, fiesta, más fiesta
extra, extra, que nada nos detenga
extra, extra, y Miguel te salva de ésta
ari ya llegó, está en la primera meta, ah
con un gancho perfecto directo hacia tu geta
zona bruta en el centro de la diana acierta
despierta, ay caramba.

ay caramba
la reina del mambo desde martiga en marsella
armando querella, destrozando el micro
con tio tonton en el sonido
una dedicación para los ángeles de charlie
nieves, sonia, ana, parten la pana
y como no especial dedicación, para mi papi chulo.

[/quote] [/spoiler] [spoiler title=”300 kilos” open=”0″ style=”1″]

canção composta e interpretada pelos orishas, grupo formado por roldán gonzález, yotuel romero e hiram riveri (ruzzo), cubanos que mesclam hip hop com sons tradicionais como rumba e guaguancó. o álbum emigrante (2002), com temas mais profundos e internacionais, foi o segundo lançado pelo grupo, que se despediu em 2009,  quando os integrantes se separaram para seguir carreiras solos. nesta canção, eles contam com a participação do cantor colombiano de salsa yuri buenaventura.

[quote style=”1″]

con lo que tengo
me sobra pa cantar
hay una lata y un palo
un tambor pa’ improvisar
hoy con mi mamita
no voy ni a trabajar
solo pido hierba buena
pa’ ponerme a cocinar
que bueno, uo oo

una rumba suena
de tarde en el solar
preparo las condiciones
para salir a rumbear
una botellita de ron para afinar
cuando termine la fiesta
mi nenita voy a amar
que bueno

tres pollos, bolos peludos
tres peludos bolos pollos
si me buscas yo me enrollo
con lo que tengo
formo rollo

tu que eres bueno pa’ hablar
por detrás
trescientos kilos te puse
de rap
eh tu lengüita se te va
a enredar, con lo que tengo
a mi me da pa’ pelear
el rap de cuba yo se mix
se mezclar
no creo que esta ganga
te puedas, opacar
pregúntale al vecino
que me va a respetar
por los falsos latinos
que trataron ya
trescientos kilos de rap
te puse broth aguántala
trescientos kilos
y pia de rap
te puse yo broth aguántala
la he puesto buena y dura
y tu lo sabes.
aguántala, voy con la clave
o sin la clave.
aguántala. ache yo traigo orula
sabe, aguántala. con con la clave
o sin la cla, aguántala
cántame esa
melodía, dime si se te pego
que bueno
cántame esa
melodía, dime si se te pego
que bueno
la he puesto bueno y duro
y tu lo sabes no doy la clave
que no cualquiera en este
mundo aquí representarlo
sabe la música cubana
esta es la nueva era
aunque te duela
en el volante orishas el tren
va repartiendo su mercancía
urbana poesía
escondida tengo la bola
los que son, son
y los que no, cojan la cola
primera parada ya garantizada
trescientas mil en la calzada
que estás hablando
orishas a lo cubano puso
nuevo jefe al mando
chao chao, tren de medianoche
va chanchando

para el mundo entero
entono mi canción
es una mezcla cubana
hoy no acepto confusión
comenzó esta historia
hace algún tiempo
hasta que no toque
el cielo no la vamos a parar.
te digo,
otro continente
fue el que nos revelo
pero represento a cuba
rumba,
rap y mi lindo guaguancó
bonito sentimiento profundo
orishas me están cuidando
orishas me están cuidando

colombia y cuba
cantando siempre cantando

[/quote] [/spoiler] [spoiler title=”grajauex” open=”0″ style=”1″]

do álbum nó na orelha, de criolo. lançado nos formatos vinil e cd, em 2011, o disco, totalmente autoral, está disponível para download gratuito (ou no esquema “pague o quanto quiser”) aqui, traz dez faixas e conta com a produção de daniel ganjaman e marcelo cabral. retratado nas letras de suas canções, como em “grajaúex”, o grajaú, endereço de criolo desde os seis anos de idade, é o distrito mais populoso de são paulo, com problemas em relação à saúde, saneamento básico, educação e lazer.

[quote style=”1″]

the grajaúex
duas laje é triplex
no morro os moleques, o vapor
é o play 3 na golfera te sai, chanex
é o ouro branco, o pó mágico e o poder de um rolex
na favela, com fome, atrás dos nike air max
os canela cinzenta que não tem nem cotonets
os mc das antiga é dinossauro t-rex
pra fazer bobaginha cole ali com jontex
pra zuar na rua com os cachorro é pex pex
e as princesinha na nóia de um papel faz bo…
os irmão que tão com fome desce três marmitex
sabão de côco não é pompom com protex
no almoço o sodex, meu advogado é o alex
e se jogo do bicho é contravenção, mega sena é ilusão pra colar com durex
a responsa de chegar garante o seu retornex
the iporanguIX a connect co ex
atrás de um verdix pra mandar por sedex
zona sul é o universo e os vagabundo é belezex
aqui eu não to de tricotex
e eu também não tô com medo irmãozex
é, zona sul é o universo, filho, tá pagando de louco?

[/quote] [/spoiler] [spoiler title=”the buenas” open=”0″ style=”1″]

do grupo voladores trio, um trio instrumental que combina estilos musicais como bolero, jazz, milonga e ska e que, com um particular senso de humor, resgata a atmosfera dos anos 1960. seu primeiro cd, dance usted, foi lançado em 2007 e todas as canções foram compostas por seus integrantes: Omar Ramírez (que toca teclano e piano), Fernando Mántaras (contrabaixo, baixo elétrico e guitarra) e Juan Buonuome (cajón, bateria, percussão).

[/spoiler] [spoiler title=”la dejada de ir” open=”0″ style=”1″]

é uma canção do disco diferentes sounds, da banda los músicos de josé. foi composta por gerardo balandrano, percussionista da banda. a produção visual deste álbum teve a contribuição do artista plástico mauricio limón e do designer nicolas chirokoff. lançado em 2011, diferentes sounds é um álbum duplo de remixes de temas dos dois primeiros discos de estúdio da banda. los músicos de josé é um grupo da cidade do méxico fundado em 1996 por quatro músicos que produzem música instrumental e dançante.

[/spoiler] [spoiler title=”tómala” open=”0″ style=”1″]

do disco homônimo, da banda chilena los tetas, que foi gravado em 2002, no méxico.  o álbum contou com a produção de toy hernández (control machete) e sacha triujeque e foi co-produzido simultaneamente por cee funk para o mexside sones. nascida em 1994 sob influência da música negra dos anos 70, a banda los tetas mistura funk, hip-hop e soul. a banda possui letras com temáticas relevantes e é considerada a renovação do conceito clássico de rock latino.

[/spoiler] [spoiler title=”um ambanguera” open=”0″ style=”1″]

é uma das canções da banda sinhô preto velho. esta canção pertence ao álbum ka’umondá, que significa ladrão de cauim, nome de um demônio de um imaginário dos índios tupis. O disco conta com a participação de Hyldon e Mattoli, do Clube do Balanço. e possui um repertório integralmente gravado na língua tupi. sinhô preto velho é uma banda de são paulo voltada para a música popular com origens na áfrica, mas feita no brasil, no século 21. o grupo aborda em suas canções o preconceito, especialmente o religioso, buscando ressaltar a luta do mestiço brasileiro.

[/spoiler] [spoiler title=”cerpinho Groove” open=”0″ style=”1″]

do cd f.c.l.g., da banda funk como le gusta. Neste álbum, gravado em 2004, a banda inovou incorporando em seu estilo dançante elementos como o chorinho e a música eletrônica. funk como le gusta é uma banda de soul-funk que mistura samba, soul e música latina buscando valorizar o black music brasileiro. nascida em 1998, conhecida por tocar trilhas de filmes e promover jam sessions.

[/spoiler] [spoiler title=”s.o.s.” open=”0″ style=”1″]

é uma outra canção que também faz parte do cd f.c.l.g., da banda funk como le gusta. Neste disco a banda procura se concentrar em produzir arranjos musicais com base sólida e dançante e com uma variedade de timbres vocais buscando diversificar de forma inovadora o cd, como acontece nesta canção. constituída por músicos e produtores experientes, a banda tem músicas e álbuns lançados em diversos países e já gravou com grandes nomes da música brasileira como sandra de sá, fernanda abreu e jorge benjor.

[/spoiler]

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por que o senhor atirou em mim?

o mês da consciência negra termina com o registro de muita luta, muita batalha por superar o quadro crônico de descaso com uma sociedade que vê morrer seus jovens; o mês termina com o registro de dados que indicam que as vítimas preferenciais seguem sendo jovens negros… até quando? nesta edição, um pouco de rap & funk & groove & etc como trilha sonora pra conversar sobre estes assuntos. confira aqui uma pesquisa que apresenta dados recentes sobre violência contra negros no brasil.

confira as canções e os artistas desta edição

[spoiler title=”subirusdoistiozin” open=”0″ style=”1″] canção do disco nó na orelha (2011), lançado pelo mc, compositor e cantor criolo. criolo descobriu  o rap aos onze anos de idade quando observou um colega fazer um verso; assim, percebeu que outros jovens faziam músicas com rimas e versos e decidiu fazer também. para criolo, o rap se tornou um instrumento para expressar suas histórias de modo poético sobre a realidade que observa e sente.. assista ao videoclipe de “subirusdoistiozin”, que foi gravado navila maria zélia, são paulo.

[quote style=”1″]

(Tem uns menino bom novo hoje aí na rua, pra lá e pra cá, que corre pelo certo..
Mas já tem uns também que eu vou te falar, viu.. só por Deus, viu! Ave Maria!)

Mandei falar pra não arrastar, não botaram fé, subirusdoistiozin
O baguio é louco, o sol tá de rachar, vários de campana aqui na docampin
Mas quem quer pretá, mas quem qué branca, todo azulê quer seu rejunti
Pleno domingão flango ou macalão, se o negócio é bão, cê fica chineizin
Licença aqui patrão, aqui é a lei do cão, quem sorri por aqui, quer ver tu cair
É, é… justo é Deus, o homem não. Ouse me julgar, tente a sorte, fi.

Só função no 12, na garagem um Golf, bonitão na praia de hornet, fi
Tudo isso tem e o apetite vai, pra bater de from e babylon cair
As criançada aqui, tão de HK, leva no sarau, salva essa alma aí
Os perreco vem, os perreco vão, as vadia quer, mas nunca vão subir
Licença aqui patrão, eu cresci no mundão, onde o filho chora e a mãe não vê
E covarde são quem tem tudo de bom, e fornece o mal, pra favela morrer

Uns acham que são, mais nunca vão ser
Feio é arrastar e nem perceber

Sua função no 12, na garagem um Golf, bonitão na praia de hornet, fi
É, tudo isso tem e o apetite vai, pra bater de from e babylon cair
As criançada aqui, tão de HK, leva no sarau, salva essa alma aí
Os perreco vem, os perreco vão, as vadia quer, mas nunca vão subir
Licença aqui patrão, eu cresci no mundão, onde o filho chora e a mãe não vê
E covarde são quem tem tudo de bom, e fornece o mal, pra favela morrer

(Acostumado com sucrilhos no prato, né, moleque?)

(Enquanto o colarinho branco dá o golpe no Estado)

[/quote] [/spoiler] [spoiler title=”paquete” open=”0″ style=”1″]

faz parte do disco de lujo (2000), lançado pelo grupo 38 quenojuega, que é liderado pelo cantor de rap, grafiteiro e dançarino manuel pico, mais conhecido como equis. aos quinze anos, este rapper equatoriano inicia a carreira interpretando hard core, depois se aproxima do hip hop, pois este movimento conseguia combinar  quatro  elementos que gostava: o break, o grafite, a presença do dj e do mc. desde então, a relação com a cultura hip hop embasa a proposta deste projeto.

[/spoiler] [spoiler title=”américa” open=”0″ style=”1″]

de tiro de gracia. banda de destaque na cena do hip hop do chile, tiro de gracia reúne um repertório de canções que versam sobre temas considerados conflitantes, a exemplo da paternidade adolescente, da desigualdade social e do consumo da maconha, o que provocou algumas recriminações.  “américa”, canção que pertence ao terceiro álbum da banda, intitulado retorno de misericordia, versa sobre práticas que contribuem para a manutenção dos sérios problemas enfrentados no continente latino-americano. confira a letra e o vídeo abaixo.

http://youtu.be/93QkCiQfTHo

[quote style=”1″]

América, tierra vendida, explotada y herida
América, con corrupción malos trabajos
explotación, educación, racista, clasista
hay muchos blancos, eliquistas
América, con dictadores asesinos traficantes mal nacidos
América, mi tierra, en pie de guerra
América, con genocidios por colonos no bienvenidos
América, con Colon, igual, muerte destrucción
América, con héroes, aunque el gobierno los niegue
América, con mucha gente inconsciente
América, con muy pocos inteligentes (vamos)
América, con deforestación que es igual a la tierra, muerte destrucción!

América, América, esto es América
América, América, esto es América
cuando Dios hizo el edén, pensó en América (pensó en América)
cuando Dios hizo el edén, pensó en América

América, América, esto es América
América, América, esto es América
cuando Dios hizo el edén, pensó en América (pensó en América)
cuando Dios hizo el edén, pensó en América

América, tierra de sabor, rimasanchez? amador, amo
mi tierra y cultura, yo, Lengua Dura, dura mi gente morena
pelo negro, yo te respeto, te amo,
América india, Jha te bendiga, mi América,
pacha mama, esta es mi cama,
recuerda que el Perú es igual que tú
asklfsukdfhghñdsfl
guarito explotador, mamala pinga por favor

América, América, esto es América
América, América, esto es América
cuando Dios hizo el edén, pensó en América (pensó en América)
cuando Dios hizo el edén, pensó en América

América, América, esto es América
América, América, esto es América
cuando Dios hizo el edén, pensó en América (pensó en América)
cuando Dios hizo el edén, pensó en América

dedico esto para ti, por que soy de aquí
con todo elk corazón, soy tu caparazón, acción
que pocos toman porque muchos coltoman?
recuerda que eso a los mapuches hundió
la falsa religión, también la muerte apoyó
yo hablo de historia y geografía, de tierra
y aunque a los m****as les duela como un dolor de muelas
América, suelo, tierra, sudor y escuela (vamos)

América, América, esto es América
América, América, esto es América
cuando Dios hizo el edén, pensó en América (pensó en América)
cuando Dios hizo el edén, pensó en América

América, América, esto es América
América, América, esto es América
cuando Dios hizo el edén, pensó en América (pensó en América)
cuando Dios hizo el edén, pensó en América

piensa América
sueña América
vive América
viva América

(como un inmenso jardín esto es América)
tiro de gracia, desde el c**o del mundo

(sentimiento, sentimiento)
(sentimiento, sentimiento)

[/quote] [/spoiler] [spoiler title=”caminhando por el barrio” open=”0″ style=”1″]

do grupo laberinto. mesclando o rap com o reggae, o grupo  colombiano laberinto interage  com a cultura hip hop das ruas de medellín, colombia. a crítica trazida  nas canções e nas rimas têm a inspiração na  realidade encontrada nas ruas , nos bairros, no espaço urbano, como podemos conferir na letra da canção “caminando por el barrio”.

[quote style=”1″]

Esto está dedicado a la gente que vive en la esquina,
En el parche, allá arriba en el barrio,
A la gente que lucha día tras día porque esto es real,
Porque esto es la calle

[Coro] Caminando por el barrio voy,
Míralo como va, va,
Míralo como viene
Caminando por el barrio voy,
De noche y de día, así es que se mantiene.

La mañana ha llegado,
De nuevo una visita por el barrio, revivo lo cotidiano,
En la esquina los paras esperan que caiga la presa
Para poder llevar la comida a la mesa.
Yo, y si sigo el viaje,
Tirado como el guanche del barrio que planea su chantaje,
Rodeado de maleantes, de drogas y de farsantes, ah
‘Ya sabes que no me vas a salir con un chorro de babas,
Te me vas con los muchachos y me volteas eso,
No me vas a fallar pues, si gaguea ni vuelva mijo,
La virgen me lo acompañe’.
El recorrido avanza, un muerto en la otra esquina
Para que equilibre la balanza,
Tiro tras tiro, muerte tras muerte,
Expiración llega a mi mente
Cuando veo que en el barrio cae a bala el inocente.
Ya voy saliendo al duelo por el guetto,
Saludo al jibaro en mano, al bueno, al pueblo,
‘Guardo silencio’: la ley del guetto,
Mil injusticias, ya no hay remedio,
Tiempo pa’ matar, camino, calle, cuatro esquinas sin parar.
Todo esto es nada de nuevo no entiendo,
Llegan los tombos viejos,
Duro se vende, se lucha,
Común es la cosa es sorda y dura pero por finura,
Este es el barrio, lo cotidiano me toca
Pero al malo, el bueno, paso a paso sigo el relato.
Pobreza y furia, hay penuria, que dura jungla,
Suenan las balas, la vida acaba,
La muerte nos abraza, no vale nada,
Cuidado pana con lo que traman,
No te mentiré nunca, nunca yo te mentiré mi men.
Las calles de mi barrio, tu barrio, nuestro barrio,
La gente de los parches, expertos melodiarios,
Me aburre no me amaño, pienso cómo salgo
Y veo el futuro como siempre más extraño.
Todo es tan raro, sentirte vacío,
Sentirte sin ganas, sin vida y sin destino,
Sin dios y sin ley, no existen las duras reglas en la calle mi wey,
Historias de mi barrio que no puedo creer,
La vuelta es sobrevivir y que podemos hacer?
Camina tu camino, no te metas en lo mío,
No me meto en lo tuyo, sigue tú con tu destino.
Ya yo no tengo vida, mi vida ha cambiado,
Día, mira tras día todo se me ha acabado,
Esta puta delincuencia, no sé, que en mi mente mantengo,
Me paro en una esquina y siento que estoy muerto.
Me pongo a analizar la vida de mis amigos
Y me he dado cuenta que ellos andan más tranquilos,
Mientras tanto, oye, a mi me toca que guerrear
Parado en una esquina para ver qué hay de robar

[Coro X2] Caminando por el barrio voy,
Míralo como va, va,
Míralo como viene
Caminando por el barrio voy,
De noche y de día, así es que se mantiene
Caminando por el barrio…
De noche y de día, así es que se mantiene
Caminando por el barrio…
Siempre de frente’

[/quote] [/spoiler] [spoiler title=”¡ay! caramba” open=”0″ style=”1″]

de arianna puello (ou ari), que é uma mc espanhola de origem dominicana. Começou sua carreira no hip hop em 1993 e mais tarde formou um grupo chamado n.o. del krib (nascidos originalmente del karibe espanhol). Após o sucesso da canção “mujer chunga”, gravada com el meswy, lançou seu segundo disco, el gancho perfecto (1999), com letras fortes e diretas,como um golpe no estômago.

[quote style=”1″]

caramba, carambita, carambirurí
caramba, carambita, carambirurá
la mierda que te gusta sólo para ti
la mierda que te gusta para disfrutar
caramba, carambita, carambirurí
caramba, carambita, carambirurá
la mierda que te traigo sólo para ti
la mierda que te gusta para disfrutar.

ay caramba, los tiros ¿por dónde andan?
he podido demostrarte que mi rollo es el que manda
ni guantes ni bufandas, soy yo la que te quita el frío
este verano es mío no digas ni pío
muchos se quedaron atrás, míralos donde están
criticando, hablando mal de los demás
mientras yo sigo y os meto caña por un tubo
entre los peces más gordos me dejaron en el cubo
han pasado los años y aún sigo siendo la colgá de turno en mi barrio
disfruto siéndolo, disfruto mostrándolo
todo el que me mira es porque estoy encantándolo
os traigo cola, engancho como la coca-cola
pero sin cafeína, todo el sabor la traigo sola
así que señores esto es lo que quieren
no se desesperen que hay para todos, no sean bobos
quiero ver como disfruta mi bendita fauna
con mi mierda, con mi cosa, con mi vaina
ay caramba, ay caramba.

aposté fuerte y gané
no por suerte, me lo curré
me puse en manos de “el tentempié”
ahora te comes el lp
cierra los ojos y abre tus oídos
aquí la negra con más estilo
¡ya te digo! tu mente colgará de un hilo
cuando me escuches en directo o en vinilo
¡ah! jugo, jugo tengo mi vaya, vaya
en la playa escucha este son tumbado en la toalla
¿quieres hip hop? toma hip hop
yo te traigo del mercado lo mejor de lo mejor
extra, extra, fiesta, más fiesta
extra, extra, que nada nos detenga
extra, extra, y Miguel te salva de ésta
ari ya llegó, está en la primera meta, ah
con un gancho perfecto directo hacia tu geta
zona bruta en el centro de la diana acierta
despierta, ay caramba.

ay caramba
la reina del mambo desde martiga en marsella
armando querella, destrozando el micro
con tio tonton en el sonido
una dedicación para los ángeles de charlie
nieves, sonia, ana, parten la pana
y como no especial dedicación, para mi papi chulo.

[/quote] [/spoiler] [spoiler title=”300 kilos” open=”0″ style=”1″]

canção composta e interpretada pelos orishas, grupo formado por roldán gonzález, yotuel romero e hiram riveri (ruzzo), cubanos que mesclam hip hop com sons tradicionais como rumba e guaguancó. o álbum emigrante (2002), com temas mais profundos e internacionais, foi o segundo lançado pelo grupo, que se despediu em 2009,  quando os integrantes se separaram para seguir carreiras solos. nesta canção, eles contam com a participação do cantor colombiano de salsa yuri buenaventura.

[quote style=”1″]

con lo que tengo
me sobra pa cantar
hay una lata y un palo
un tambor pa’ improvisar
hoy con mi mamita
no voy ni a trabajar
solo pido hierba buena
pa’ ponerme a cocinar
que bueno, uo oo

una rumba suena
de tarde en el solar
preparo las condiciones
para salir a rumbear
una botellita de ron para afinar
cuando termine la fiesta
mi nenita voy a amar
que bueno

tres pollos, bolos peludos
tres peludos bolos pollos
si me buscas yo me enrollo
con lo que tengo
formo rollo

tu que eres bueno pa’ hablar
por detrás
trescientos kilos te puse
de rap
eh tu lengüita se te va
a enredar, con lo que tengo
a mi me da pa’ pelear
el rap de cuba yo se mix
se mezclar
no creo que esta ganga
te puedas, opacar
pregúntale al vecino
que me va a respetar
por los falsos latinos
que trataron ya
trescientos kilos de rap
te puse broth aguántala
trescientos kilos
y pia de rap
te puse yo broth aguántala
la he puesto buena y dura
y tu lo sabes.
aguántala, voy con la clave
o sin la clave.
aguántala. ache yo traigo orula
sabe, aguántala. con con la clave
o sin la cla, aguántala
cántame esa
melodía, dime si se te pego
que bueno
cántame esa
melodía, dime si se te pego
que bueno
la he puesto bueno y duro
y tu lo sabes no doy la clave
que no cualquiera en este
mundo aquí representarlo
sabe la música cubana
esta es la nueva era
aunque te duela
en el volante orishas el tren
va repartiendo su mercancía
urbana poesía
escondida tengo la bola
los que son, son
y los que no, cojan la cola
primera parada ya garantizada
trescientas mil en la calzada
que estás hablando
orishas a lo cubano puso
nuevo jefe al mando
chao chao, tren de medianoche
va chanchando

para el mundo entero
entono mi canción
es una mezcla cubana
hoy no acepto confusión
comenzó esta historia
hace algún tiempo
hasta que no toque
el cielo no la vamos a parar.
te digo,
otro continente
fue el que nos revelo
pero represento a cuba
rumba,
rap y mi lindo guaguancó
bonito sentimiento profundo
orishas me están cuidando
orishas me están cuidando

colombia y cuba
cantando siempre cantando

[/quote] [/spoiler] [spoiler title=”grajauex” open=”0″ style=”1″]

do álbum nó na orelha, de criolo. lançado nos formatos vinil e cd, em 2011, o disco, totalmente autoral, está disponível para download gratuito (ou no esquema “pague o quanto quiser”) aqui, traz dez faixas e conta com a produção de daniel ganjaman e marcelo cabral. retratado nas letras de suas canções, como em “grajaúex”, o grajaú, endereço de criolo desde os seis anos de idade, é o distrito mais populoso de são paulo, com problemas em relação à saúde, saneamento básico, educação e lazer.

[quote style=”1″]

the grajaúex
duas laje é triplex
no morro os moleques, o vapor
é o play 3 na golfera te sai, chanex
é o ouro branco, o pó mágico e o poder de um rolex
na favela, com fome, atrás dos nike air max
os canela cinzenta que não tem nem cotonets
os mc das antiga é dinossauro t-rex
pra fazer bobaginha cole ali com jontex
pra zuar na rua com os cachorro é pex pex
e as princesinha na nóia de um papel faz bo…
os irmão que tão com fome desce três marmitex
sabão de côco não é pompom com protex
no almoço o sodex, meu advogado é o alex
e se jogo do bicho é contravenção, mega sena é ilusão pra colar com durex
a responsa de chegar garante o seu retornex
the iporanguIX a connect co ex
atrás de um verdix pra mandar por sedex
zona sul é o universo e os vagabundo é belezex
aqui eu não to de tricotex
e eu também não tô com medo irmãozex
é, zona sul é o universo, filho, tá pagando de louco?

[/quote] [/spoiler] [spoiler title=”the buenas” open=”0″ style=”1″]

do grupo voladores trio, um trio instrumental que combina estilos musicais como bolero, jazz, milonga e ska e que, com um particular senso de humor, resgata a atmosfera dos anos 1960. seu primeiro cd, dance usted foi lançado em 2007 e todas as canções foram compostas por seus integrantes: Omar Ramírez (que toca teclano e piano), Fernando Mántaras (contrabaixo, baixo elétrico e guitarra) e Juan Buonuome (cajón, bateria, percussão).

[/spoiler] [spoiler title=”la dejada de ir” open=”0″ style=”1″]

é uma canção do disco diferentes sounds, da banda los músicos de josé. foi composta por gerardo balandrano, percussionista da banda. a produção visual deste álbum teve a contribuição do artista plástico mauricio limón e do designer nicolas chirokoff. lançado em 2011, diferentes sounds é um álbum duplo de remixes de temas dos dois primeiros discos de estúdio da banda. los músicos de josé é um grupo da cidade do méxico fundado em 1996 por quatro músicos que produzem música instrumental e dançante.

[/spoiler] [spoiler title=”tómala” open=”0″ style=”1″]

do disco homônimo, da banda chilena los tetas, que foi gravado em 2002, no méxico.  o álbum contou com a produção de toy hernández (control machete) e sacha triujeque e foi co-produzido simultaneamente por cee funk para o mexside sones. nascida em 1994 sob influência da música negra dos anos 70, a banda los tetas mistura funk, hip-hop e soul. a banda possui letras com temáticas relevantes e é considerada a renovação do conceito clássico de rock latino.

[/spoiler] [spoiler title=”um ambanguera” open=”0″ style=”1″]

é uma das canções da banda sinhô preto velho. esta canção pertence ao álbum ka’umondá, que significa ladrão de cauim, nome de um demônio de um imaginário dos índios tupis. O disco conta com a participação de Hyldon e Mattoli, do Clube do Balanço. e possui um repertório integralmente gravado na língua tupi. sinhô preto velho é uma banda de são paulo voltada para a música popular com origens na áfrica, mas feita no brasil, no século 21. o grupo aborda em suas canções o preconceito, especialmente o religioso, buscando ressaltar a luta do mestiço brasileiro.

[/spoiler] [spoiler title=”cerpinho Groove” open=”0″ style=”1″]

do cd f.c.l.g., da banda funk como le gusta. Neste álbum, gravado em 2004, a banda inovou incorporando em seu estilo dançante elementos como o chorinho e a música eletrônica. funk como le gusta é uma banda de soul-funk que mistura samba, soul e música latina buscando valorizar o black music brasileiro. nascida em 1998, conhecida por tocar trilhas de filmes e promover jam sessions.

[/spoiler] [spoiler title=”s.o.s.” open=”0″ style=”1″]

é uma outra canção que também faz parte do cd f.c.l.g. da banda funk como le gusta. Neste disco a banda procura se concentrar em produzir arranjos musicais com base sólida e dançante e com uma variedade de timbres vocais buscando diversificar de forma inovadora o cd, como acontece nesta canção.constituída por músicos e produtores experientes a banda tem músicas e álbuns lançados em diversos países e já gravou com grandes nomes da música brasileira como sandra de sá, fernanda abreu e jorge benjor.

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