rumbotumba: groove andina y +

na argentina, um baixista formado no punk rock descobre um dia o charango. tempos depois incorpora mais instrumentos andinos, um looper e cria o rumbotumba, que é o projeto que você vai ouvir na primeira parte do programa desta semana. na segunda parte você confere os deliciosos encontros promovidos pelo pessoal do sistema criolina, que nos traz seus manos & molhados, sua mosca na cerveja; mas tem também o fanzine kitsch de felipe cordeiro e o pessoal do la pupuña que nos traz sons do charque side of the moon… os pink pira!

confira as canções e os artistas desta edição

as composições a seguir são do rumbotumba,  projeto musical de livre experimentação do músico argentino facundo salgado. elas fazem parte do ep groove andina, que, como o nome já diz, traz a sonoridade da região dos andes, em que se destacam o charango e instrumentos de vento, aliada a sintetizadores e baterias eletrônicas. o disco, cujos temas são compostos e executados pelo músico, pode ser baixado gratuitamente aqui.

[spoiler title=”huguaju” open=”0″ style=”1″][/spoiler] [spoiler title=”el pibe condor” open=”0″ style=”1″]

[/spoiler] [spoiler title=”chuflay” open=”0″ style=”1″][/spoiler] [spoiler title=”embrujo” open=”0″ style=”1″]

[/spoiler] [spoiler title=”no more” open=”0″ style=”1″]

[/spoiler]

e mais:

[spoiler title=”mosca na cerveja” open=”0″ style=”1″]

raul seixas vs chico science – criolina mashup – do sistema criolina. este coletivo é formado pelos djs rodrigo barata, tiago pezão e rafael oops que além das apresentações musicais, também atuam como produtores e realizam uma série de atividades culturais. “mosca na cerveja” faz parte do  ep europe summer tour.

[/spoiler] [spoiler title=”money” open=”0″ style=”1″]

versão que os rapazes da la pupuña, de belém do  pará, fizeram para este clássico do pink floyd. la pupuña busca explorar as possibilidades sonoras das combinações entre o rock, a surf music, ritmos latino-americanos e  a tradicional guitarrada paraense. esta versão faz parte do cd charque side of the moon, que já no título traz pistas do espírito lúdico que orienta este projeto.

[/spoiler] [spoiler title=”manos e molhados” open=”0″ style=”1″]

também do sistema criolina. samples, pickups, computadores, percussão, elementos que possibilitam a reunião dos mais variados e dançantes ritmos, além de encontros interessantes, como em “manos e molhados” que aproxima secos & molhados e racionais mcs, são características marcantes desse coletivo que anima as noites de brasília.

[/spoiler] [spoiler title=” fanzine kitsch” open=”0″ style=”1″]

de  felipe cordeiro. lambada, carimbó, guitarrada,  tecnomelody,  música brega,  fazem parte  do repertório musical do  cantor, compositor e instrumentista felipe cordeiro. em seu segundo álbum autoral,  kitsch pop cult, do qual faz parte a canção “fanzine kitsch”,  ele transita pelo rock, pela guitarradae pela música eletrônica.

[/spoiler] [spoiler title=”rocas” open=”0″ style=”1″]

de bomba estéreo. li saumet, simón mejía, julián salazar e kike egurrola  compõem a banda colombiana bomba estéreo, que ao longo da carreira faz experimentações com as tradições musicais da costa colombiana com elementos da música eletrônica. “roca” faz parte do cd elegancia tropical e conta com a participação de bnegão.

[/spoiler] [spoiler title=”ya me voy” open=”0″ style=”1″]

originalmente uma baguala compilada pela pesquisadora argentina isabel aretz nos anos 50, apresentada aqui numa versão feita pela  banda doña maria. esta banda vem trabalhando a releitura de temas clássicos da música argentina. eles  combinam rock, dub, raggmuffin, chacarera, carnavalito com instrumentos acústicos e programações eletrônicas.

[/spoiler] [spoiler title=”fantasía de tijeras” open=”0″ style=”1″]

do cd inka beats iskay, do músico peruano micky gonzález. nesse disco, gonzález reúne elementos da música eletrônica, ritmos e instrumentos tradicionais da região andina. “fantasía de tijeras” faz referência à danza de tijeras, que é uma expressão das culturas indígenas dos andes peruanos.

[/spoiler] [spoiler title=”saya” open=”0″ style=”1″]

tradicional ritmo afroboliviano, esta saya foi incluída no cd carnavales, terceiro álbum do duo finlandia. formado pelo argentino mauricio candussi e pelo brasileiro raphael evangelista, finlandia reúne no repertório uma variedade de ritmos tradicionais dos países da américa do sul. em carnavales, os ritmos oriundos dos carnavais desta região são recriados com o uso de instrumentos acústicos e eletrônicos.

[/spoiler]

 


compartilhe!

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • RSS
  • PDF
  • Email