RV cultura e arte realiza exposição fotográfica “o espaço vento”, de rogério ferrari e simone carvalho

o espaço rv cultura e arte, localizado no bairro do rio vermelho, salvador, bahia, abre do dia 18 de maio à 01 de julho, a exposição fotográfica “o espaço vento”. a mostra inclui trabalhos realizados em 2008 por rogério ferrari e fotografias registradas em 2015 por simone carvalho.

rogério ferrari é fotografo independente e desenvolve o projeto existências- resistências, onde a partir de suas próprias vivências como viajante, capta imagens de diferentes povos e culturas que lutam pelo reconhecimento de seus direitos e pela auto determinação.

rogério já registrou momentos de populações inteiras como os palestinos, em 2002, frente a ocupação israelense, ou em 2008 nos campos de refugiados do líbano e jordânia, os curdos sobre a repressão turca em diyarbakir entre 2002 e 2003, os zapatistas, em chiapas, méxico, em 1996 e 1998, os guarani kaiowá, no mato grosso do sul, o mst brasileiro, em 2006 e 2007, e o povo do saara ocidental no refúgio tindouf-argélia. este último registro deu origem à mostra sobre os saarauis após a dominação de suas terras pelo marrocos, e que será apresentada na ocasião do evento.

neste mesmo viés de encontro com as paisagens e a realidade social, o rv cultura e arte convida a também fotografa baiana simone carvalho com seu trabalho realizado no caribe após o furação ocorrido em 2015. as fotografias de simone mostram as nuvens no céu com o aspecto de “mexido”.

simone, fotografa há 20 anos e suas imagens estão relacionadas ao movimento de se deslocar, seja através o olhar a partir de carros, ônibus ou aviões. suas fotografias já registraram diferentes lugares em cuba, paraguai e brasil.

o evento ainda contará com o lançamento do livro sahraouis, autoria de rogério ferrari e prefácio de ali omar yara, doutor em sociologia de conflitos e cofundador da revue de l”ouest saharien (editora le passager clandestin, 2010, frança). o livro é resultado da experiência de pouco mais de um mês de vivência nos campos de refugiados na argélia e no território livre de tifariti.

saiba mais aqui.

 

 


compartilhe!

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • RSS
  • PDF
  • Email