salvador recebe o IV colóquio internacional colonialidade/decolonialidade do poder/saber/ser

com início das atividades nesta sexta feira, 09 de março de 2018, na casa da música, em itapuã, o IV colóquio internacional colonialidade/decolonialidade do poder/saber/ser acontecerá até o dia 11 deste mesmo mês no centro juvenil de ciência e cultura –cjcc, localizado no colégio central, nazaré.

na conferência de abertura, o colóquio contará com a presença da pesquisadora e ativista catherine walsh, da universidad andina simón bolívar, localizada no equador. socióloga, pedagoga e intelectual-militante, catherine é uma importante referência no campo dos estudos sobre temas como interculturalidade crítica e decolonialidade; gênero e pensamento feminista e pedagogias decoloniais.

o evento é realizado desde 2011 e neste ano traz como eixo estruturador as “abordagens pedagógicas transformadoras”. a programação contempla mais de 100 apresentações de trabalho e relatos de experiencia, 10 oficinas, exposições, scambos e vendas de publicações; além de rodas de diálogos com participação de mestres e mestras dos saberes ancestrais, pesquisadores, estudantes e artistas, tais como: dona maria de xindó (mestra da cultura popular, sambadeira), janja araújo (mestra de capoeira, professora da ufba, líder do neim), bule bule (um dos mestres da cultura nordestina mais renomados do brasil), dona joca (líder comunitária da comunidade quilombola de pescadores e marisqueiras dom joão, em são francisco do conde-ba) e dxs pesquisadorxs florêncio vaz (universidade federal do oeste do pará), clélia côrtes (cisais/ universidade federal da bahia), josé jorge de carvalho (universidade de brasília), monilson dos santos (universidade de s.paulo) e luiz fernandes de oliveira (universidade federal rural do rio de janeiro).

o IV colóquio também integra a programação do fórum social mundial que acontece em salvador-ba entre 13 e 17 de março.
as atividades serão gratuitas, mediante inscrição prévia no site. para ter direito a certificado, realize a inscrição e efetue o pagamento atráves do link: http://bit.ly/2tj0uJu

 

realização – o evento é resultado do trabalho integrado entre diferentes universidades latino-americanas: institución universitaria politécnico grancolombiano (colômbia); universidad austral de chile; universidad distrital francisco josé de caldas (colômbia); universidad nacional de costa rica; universidad nacional tres de febrero (argentina); universidad pedagógica nacional (colômbia); universidade da integração internacional da lusofonia afro-brasileira (campus dos malês); universidade federal da bahia e universidade federal do recôncavo da bahia. a IV edição conta com apoio do centro juvenil de ciência e cultura (cjcc) e do instituto inspirare

 

programação

sexta (9/03)
casa da música (itapuã)
9h – 11h – abertura com roda de diálogo
convidadxs: dona ma. de xindó, mestra janja araújo, clélia côrtes, florêncio vaz
mediação: elízia ferreira (unilab)
colégio central (nazaré)
13h-14 – credenciamento
14h-17h – sessões de comunicações e relatos de experiência pedagógica
17h30-19h – roda de diálogo
convidadxs: catherine walsh e bule bule
mediação: felipe milanez

sábado (10/03)
local: colégio central
9h-12h – acontecimento artístico: taller-mural de história oral soteropolitana + oficinas
14h-17h – sessões de comunicações e relatos de experiência pedagógica
17h30-19h – acontecimento artístico: estella + sarau

domingo (11/03)
local: colégio central
9h-12h – acontecimento artístico: erranças: uma pesquisa em dança e capoeira + oficinas
14h-17h – roda de diálogo
convidadxs: josé jorge de carvalho, monilson dos santos pinho, luiz fernandes de oliveira, joselita gonçalves (dona joca)
17h30-19h – confraternização de encerramento

 

site: https://decolonialidadebah.wixsite.com/ivcoloquio


compartilhe!

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • RSS
  • PDF
  • Email