seminário encontro de saberes nas universidades: bases para um diálogo interepistêmico

o seminário encontro de saberes nas universidades: bases para um diálogo interepistêmico acontece nos dias 16 e 17 de junho de 2015 , no auditório da reitoria da universidade de brasília, brasília, df.  promovido pelo instituto nacional de ciência e tecnologia de inclusão no ensino superior  e  na pesquisa (incti), o evento tem o objetivo de reunir acadêmicos, representantes institucionais e mestres tradicionais para discutirem os caminhos teóricos e metodológicos de inclusão dos saberes quilombolas, indígenas e populares nas universidades.

o encontro de saberes consiste na inclusão de mestres e mestras dos saberes tradicionais – tais como indígenas e quilombolas – como professores de disciplinas regulares ofertadas em instituições do ensino superior. divididas em módulos, as atividades em aula são protagonizadas pelos mestres tradicionais, sempre acompanhados por docentes de áreas afins, tais como saúde, arquitetura, artes cênicas e assim por diante, configurando o diálogo entre diversas fontes de conhecimento.

trata-se de um projeto estruturante para o incti, idealizado por josé jorge de carvalho, professor do departamento de antropologia da unb e coordenador-geral do instituto. o evento é financiada pelo ministério da cultura (minc), contando também com as parcerias estabelecidas junto à universidade de brasília (unb), ao conselho nacional de desenvolvimento científico e tecnológico (cnpq), ao ministério da ciência, tecnologia e inovação (mcti) e ao ministério da educação (mec). confira a programação aqui e leia o documento base para elaboração do seminário aqui.

o evento terá  transmissão online na página do seminário:  http://inctinclusao.tumblr.com/

confira o convite do professor josé jorge de carvalho abaixo:


compartilhe!

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • RSS
  • PDF
  • Email