skafrocubanjazz

ska com jazz. ska com cha cha cha, com funk e rock. botar cachaíto com seu contrabaixo pra brincar no estúdio com um sampler. bailar um cha cha ska. viver-bailar quem sabe um skafrocubanjazz. nesta edição, algumas destas e outras deliciosas combinações.

clique no player para ouvir o programa pelo computador:

clique para ouvir o programa

 

e abaixo para ouvir através de dispositivos móveis:

 

 

confira xs artistas e as canções desta edição

 

baila mi cha cha ska – desorden público cd estrellas del caos
fundada em 1985 por horacio blanco e josé luis, desorden público é uma banda venezuelana (caracas) que tem o ska como gênero musical. horacio e josé  trabalhavam como dj´s quando decidiram batizar a banda com um nome que satirizava os caminhões da ordem pública da guarda nacional da venezuela. enquanto dj´s, ele  se especializaram em punk, ska britânico, reggae e new wave, sons que influenciaram a formação do grupo. assuntos como política e sociedade estão presentes nas letras das canções. “baila mi cha cha ska”  faz parte do cd (2006) estrellas del caos.

 

fideo (para llevar) – yeska cd skafrocubanjazz
yeska é uma banda formada na califórnia por seis jovens que se reuniram para participar de um concurso de bandas na escola.  ska, ritmos cubanos, jazz, funk e afrobeat estão presentes no seu repertório musical. um de seus discos foi  intitulado como skafrocubanjazz e nele está presente a música “fideo”.

 

cachita – ska cubano cd ay, caramba!
“cachita” é uma canção composta por rafael hernández marin, um destacado compositor de porto rico, e interpretada pelo grupo inglês ska cubano, no disco ay, caramba!, lançado em 2005. o ska cubano é formado por 13 músicos e tem nos vocais natty bo e na direção musical rey crespo. o disco conta com produção de peter scott, que por anos pesquisou sobre música e cultura afro-cubana, contribuindo para a identidade musical do grupo.

oyeme cachita traigo una rumbita
pa qe tu la bailes como bailo yo
muchacha bonita mi linda cachita
la rumba caliente es mejor que el son

mira que se rompen ya de gusto las maracas
y el de los timbales ya se quiere alborotar
se divierte asi el frances y tambien el aleman
y se alegra el irlandes
y hasta el musulman
y si bailando un ingles se le mete el alboroto
es para qe se vuelva loco hasta el japones

¨pa la rumba no ay frontera
pues se baila hasta en el polo
yo lo he visto bailar solo hasta a un esquimal

el qe tenga algun pesar
que se busque su cachita
y le diga ven negrita
vamos a rumbear

caixa registadora – júlio resende cd assim falava jazzatustra
júlio resende é um compositor, pianista e músico português que começou a tocar piano aos quatro anos de idade. licenciado em filosofia pela universidade nova de lisboa, júlio é professor de piano-jazz na universidade de aveiro. a música “caixa registradora”faz parte  do cd assim falava jazzatustra, de 2009.

 

perro salchicha – voladores trío cd dance usted
o grupo voladores trío tem o jazz como base de seu trabalho, mas também realiza criações a partir do encontro deste gênero o com bolero, a milonga e a bossa nova. o cd dance usted foi lançado em 2005.

 

qunta kinta – joaju cuarteto cd jazz de acá

joaju cuarteto é o nome do quarteto formado por jovens músicos que tocam jazz no paraguai. joaju se define como uma combinação da vanguarda e da atual  cena de jazz que se faz no paraguai. “jazz acá” é o primeiro trabalho lançado pelo quarteto num tributo aos compositores de seu país.

 

latin funk – tony martinez & the cuban power cd maferefun –  

tony martinez é um músico graduado nas escolas de arte de cuba. ele toca sax, piano, percussão, compõe e realiza arranjos para o seu grupo the cuban power.  

 

funky tao – guillermo vadalá cd bajopiel
nascido em buenos aires, argentina, guillermo vadalá lançou em 2004 o cd bajopiel. este foi o  primeiro disco da carreira solo após trabalhar como músico e produtor de nomes como mercedes sosa, spinetta, fito páez,  julieta venegas. nesse disco, ele presta homenagem a todos os músicos que fizeram parte da sua trajetória musical.

 

cachaito in laboratory – orlando “cachaíto” lopez cd cachaíto
orlando “cachaíto” lopez nasceu em cuba, numa família de músicos baixistas,  entre eles seu tio – o lendário israel cachao lopez. após participar de diversas orquestras, o artista ganhou notoriedade no projeto buena vista social club, que trouxe a história e a beleza da música cubana para o mundo. cachaíto morreu em fevereiro de 2009.

 

rumba pa jerry – chano dominguez septeto cd oye como viene

chano dominguez é um músico espanhol, nascido na cidade de cádiz,  que há dez anos combina o flamenco com jazz.


compartilhe!

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • RSS
  • PDF
  • Email