tambores ao sol no festival latitudes latinas

pablo suárez aquece os tambores ao sol para abrir o momento afropercussividades do i festival latitudes latinas no museu de arte moderna (mam), em salvador, bahia. após a exibição do filme Zemba – Orígenes de Las Batucadas en Paraná, o diretor pablo suárez tematiza as origens históricas e antropológicas da música de tradição afro na cidade de paraná, na argentina.

além do filme, pablo traduziu todo o material de pesquisa sobre a música afroentrerriana (da província de entre ríos, na argentina) no cd interativo “Tangó de San Miguel”. o material contém reconstruções sonoras de como pode ter sido essa música no bairro do tambor do paraná, no século xix.

junto com vivi pozzebón e carlos bonfim, suárez participa da mesa-redonda afinidades percussivas: ritmos negros latino-americanos em contato. em bate-papo musicado, os músicos e pesquisadores demonstram as afinidades rítmicas entre os sons daquela região da argentina, os ritmos afrobaianos e, na verdade, os sons nos diversos cantos da américa.

[media url=”http://www.youtube.com/watch?v=zoRV6pXOzds” width=”600″ height=”400″]

consideram que os ritmos dos tambores negros na américa sofrem variações no “tempo” musical mas têm uma base comum. comentaram também a presença da musicalidade afro nos ritos religiosos sincréticos, nas festas de santo e outras manifestações do folclore em cada uma dessas regiões. observaram o quanto é recente a chegada das mulheres à percussão.

em breve poderemos conferir em pequenos vídeos a demonstração de cada um dos aspectos discutidos durante a tarde.

aqui, as fotos do festival!

a programação do festival segue até sexta-feira com oficina, exibição de filmes, mais bate-papo musicado e um encontro celebrativo desse intenso intercâmbio em formato de  jam session, na quinta, 8/11, 20h, no Largo Pedro Archanjo. Para a jam já é presença confirmada nei sacramento, vivi pozzebón, pablo suarez, gabi guedes, richard serraria e lucas kinoshita. veja aqui.

confira alguns fragmentos de Zemba

[media url=”http://www.youtube.com/watch?v=O90Obz8F1Hs” width=”600″ height=”400″]

texto: scheilla gumes | foto: raiane vasconcelos

 

 

 

 


compartilhe!

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • RSS
  • PDF
  • Email