¡Todas nuestras lenguas, todas nuestras voces! – campanha internacional da língua materna

o dia 21 de fevereiro foi promulgado em 1999 pela unesco como o dia internacional da língua materna. neste ensejo, o latitudes latinas destaca nesta semana a campanha “¡todas nuestras lenguas, todas nuestras vocês!” promovida pela agencia de noticias de mujeres indígenas y afrodescendentesnotimia. com a intenção de incentivar  e dar maior visibilidade as línguas faladas por diferentes povos ao redor do mundo, a campanha foi lançada em janeiro deste ano em parceria com a alianza de mujeres indígenas centroamérica y méxico, a alianza indígena para el desarrollo de méxico (alidmex ac), e o fondo indígena de diversas formas de aprender.

para celerina patricia sánchez, poeta mixteca e ana chino miguel, representante do povo dell xhon (zapoteca da serra norte), ambas coordenadoras da campanha, pretende- se por meio da difusão via redes sociais reforçar a diversidade linguística e o multilinguismo, sobretudo, através do estimulo ao contato com línguas originárias a nível mundial, incluindo a sensibilização de pessoas que não conhecem todas línguas, contribuindo de forma sensível com o desenvolvimento sustentável e com as políticas de igualdade e paz.

para participar da campanha, acesse o link (https://goo.gl/cRKumg) e traduza em sua língua originária a frase “todas nuestras lenguas, todas nuestras voces, todas iguales”.

 

 

fonte: notimia


compartilhe!

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • RSS
  • PDF
  • Email