tum cheque cheque tum tum

com tambores celebramos deuses, dias, vida. com tambores e cantos e danças celebramos a re-ligação com tudo. mas quando senhores de qualquer cor ou tempo ou lugar nos roubam ou proíbem tambores, que fazer? usar o corpo e a voz foi a saída. nesta edição, uma trilha sonora pra essa história em que se proíbem instrumentos e cantos, mas não se confisca a voz, a energia, a vitalidade.

[spoiler title=”interdiú” open=”0″ style=”1″]

os oito cubanos integrantes do vocal catarsis – gisela, karina, oriana, ruth, eduardo, guillermo, angel e ramón – têm formação musical superior no instituto de artes de havana. tendo como diferencial a substituição de instrumentos musicais pela voz, o grupo interpreta um repertório eclético, que contempla desde música erudita e melodias pop, até ritmos tradicionais do caribe, como a guaracha, o guaguancó, o bolero, a salsa, o cha-cha-chá e a rumba, e ritmos ritualísticos das religiões de matriz africana, como os cantos de santería yorubá, congo e arará.

[/spoiler] [spoiler title=”lyrics for rodolfo” open=”0″ style=”1″]

canção do disco en viaje (2007), lançado pelo trio mexicano muna zul.  integrado por sandra cuevas, dora juárez e leika mochán, o muna zul se destaca por uma  sonoridade que   explora novas  possibilidade sonoras ao utilizar somente recursos vocais e corporais. assista abaixo o trio cantando “lyrics for rodolfo”.

[/spoiler] [spoiler title=”danza de kwenyii” open=”0″ style=”1″]

de boca en boca é um quarteto vocal de câmara formado em 1995 por soledad escudero, alejandra tortosa, viviana pozzebón e marcela benedetti, em córdoba, argentina. o grupo produz um repertorio vocal folclórico e étnico, buscando elementos de ritmos e timbres próprios das transmissões orais das canções tradicionais. “danza de kwenyii” é uma canção do povo wapa, da nova caledônia, na oceania francesa e é um canto à esperança que representa o casamento para uma jovem.

[/spoiler] [spoiler title=”chacarera santiagueña” open=”0″ style=”1″]

de mariana baraj, cantora e percussionista argentina que tem experimentado combinar as tradições musicais de seu país com  pop, jazz e música eletrônica. “chacarera santiagueña” é um ritmo originário da província de santiago del estero, na argentina, executado tradicionalmente com violão, bombo e violino. podem ser instrumentais ou cantadas em espanhol ou quíchua santiagueño. veja abaixo o vídeo desta canção em uma apresentação de mariana baraj no teatro paiol, em curitiba em 2011.

[quote style=”1″]

arriba de unos árboles
cantan unos pájaros
lunes, martes y miércoles
jueves, viernes y sábado

una vez que te quise
y tu mama lo supió
fue porque yo le dijí
que te casabas con yo

yo no ando porque te quiero
ni ando pa que me quieras
yo ando por andar de vicio
yo ando por andar nomás

canten canten compañeros
de que me andan recelando
yo no soy más que apariencias
sombra que anda caminando

cuando llega el carnaval
no almuerzo ni como nada
me mantengo con las coplas
me duermo con las tonadas

alojita de algarrobo
molidita en el mortero
se me sube a la cabeza
como si fuera sombrero

canten canten compañeros
de que me andan recelando
yo no soy más que apariencias
sombra que anda caminando.

[/quote] [/spoiler] [spoiler title=”skarabush” open=”0″ style=”1″]

barbatuques é um grupo brasileiro de percussão corporal, criado em 1995 pelo músico paulistano fernando barba. atualmente é formado por 15 integrantes que se propõem a fazer música a partir do batuque com o próprio corpo, como palmas, batidas no peito, estalos com os dedos e a boca, assobios e sapateados, combinando  ritmos do samba ao rap.  “skarabush” está no disco o seguinte é esse (2005), segundo do grupo, que se apresentou este ano na 20.ª edição do percpan, em salvador.

[/spoiler] [spoiler title=”cumbia sin nombre” open=”0″ style=”1″]

canção do grupo cubano catarsis. formado por gisela, karina, oriana, ruth, eduardo, guillermo, angel e ramón, os cubanos do catarsis tiveram formação no instituto de artes de havana, e o grupo se destaca pelo uso da voz sem o acompanhamento dos instrumentos musicais. nos anos 90, em cuba,  houve um destaque para grupos que cantavam a  capella. catarsis  foi um desses grupos que ganhou destaque na cena musical de cuba.

[/spoiler] [spoiler title=”para robar tu amor ” open=”0″ style=”1″]

outra canção de catarsis. o son, a guaracha, o danzón, o guaguancó são alguns dos ritmos tradicionais cubanos que fazem parte do repertório do grupo catarsis, que gravou o cd catarsis no brasil, oferecendo ao ouvinte um pouco da música feita em cuba.

[/spoiler] [spoiler title=”el almendron” open=”0″ style=”1″]

vocal sampling é um sexteto vocal formado em cuba por estudantes oriundos da escola nacional de arte de habana, que alcançaram não somente o sucesso, mas o reconhecimento em diferentes países. eles fizeram turnê nos estados unidos, participaram do 30º festival de jazz de montreux  e fizeram apresentações nos países latino-americanos. “el almendron” faz parte do cd akapelleando.

[/spoiler] [spoiler title=”banana boat ” open=”0″ style=”1″]

banana boat é um “mento”, um dos ritmos da tradição musical jamaicana que faz parte da árvore genealógica do reggae, por exemplo. a versão que você ouve aqui foi feita pelo sexteto cubano vocal sampling e integra o cd akapelleando. a voz é o principal instrumento do grupo, que procura ampliar o repertório com  a escolha de diferentes  gêneros musicais, desde a música de câmara ao jazz e ao pop.

[/spoiler] [spoiler title=”pampa” open=”0″ style=”1″]

faz parte do cd mbira y pampa, de santiago vazquez.  músico, multi-instrumentista, compositor, diretor e gestor de projetos culturais , santiago vazquez buscou neste cd unir a música africana com a música tradicional da argentina. não é a toa que o cd se chama mbira y pampa. mbira é um nome de um instrumento africano que neste trabalho de santiago vázquez  se mescla aos sons dos instrumentos da música feita na argentina, como o bombo legüero.

[/spoiler] [spoiler title=”kalimba toca” open=”0″ style=”1″]

a canção está no cd gongolô (2000) do artista soteropolitano dinho nascimento. o nome do álbum vem de uma expressão da língua quimbundo dos bantos de angola, e designa o emaranhado de pipas (ou arraias) no ar, fazendo assim uma analogia à sonoridade do artista que mistura diversos ritmos. a kalimba, instrumento musical que está presente na canção, tem sua origem no continente africano e leva diferentes nomes de acordo com a região. é considerado um idiofone, composto por um suporte de madeira com uma ou mais bocas e teclas de metal.

 

[/spoiler] [spoiler title=”1999-2002″ open=”0″ style=”1″]

canção de  ribeaux vega, artista formado no instituto superior de arte, em la habana,  e que se  especializou em percussão. ganhou o primeiro prêmio no concurso amadeo roldan, trabalhou com a orquestra sinfônica nacional de cuba, além de  tocar em diversos festivais de jazz nacionais e internacionais. “1999-2002”, faz parte do álbum yambambé.

[/spoiler] [spoiler title=”tam-tam” open=”0″ style=”1″]

canção do grupo taller de compas de almanjayar, que se encontra no cd cale calé. o taller de compás de almanjayar nasce do projeto sociocultural anaquerando gypsy association, que visa fomentar a convivência intercultural, e que está presente em alguns países da europa. a banda de percussão apresenta ritmos flamencos das ruas da cidade de granada, na espanha, mais precisamente do bairro periférico de almanjáyar, onde vivem os adolescentes que formaram o grupo. o álbum cale calé foi lançado em 2002 de forma independente.

[/spoiler] [spoiler title=”el hueso” open=”0″ style=”1″]

canção de petrona martinez, artista considerada uma das mais importantes vozes da música tradicional da colômbia. em suas canções há sempre uma forte presença de instrumentos percussivos e elementos da música afro colombiana. em 2003 foi indicada ao prêmio grammy por melhor álbum de música latina. a canção “el hueso” está presente no cd petrona bonito que canta.

[/spoiler] [spoiler title=”kora-son” open=”0″ style=”1″]

canção presente no cd the legend of cuban percussion, que pode ser considerado um tributo ao artista cubano carlos valdés, também conhecido como patato. ícone da música latina e do jazz, o percussionista cubano foi o responsável pela modernização da conga e destacou o papel dos congueiros. “kora-son” tem participação de samba mapangala, importante nome da música da áfrica oriental, e que esteve à frente das bandas les kinois e the orchestra virunga. um dos instrumentos presentes na canção é o korá, criado cerca de 1500 d.c no império mandinga de gabú, na guiné bissau. o korá tem um importante papel na cultura da região, está relacionado à educação, à saúde e à história do povo mandinga, e significa o “instrumento que abrange tudo”.

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