ufpe realiza o i encontro de estudos em cultura latino-americana

Data: 11 de fevereiro de 2014

Local: Universidade Federal de Pernambuco

Centro de Artes e Comunicação

Realização: Círculo de Estudos em Cultura Latino-Americana – CECLAM

Contato: ceclam.inscricoes@gmail.com

Envio de Comunicações

O estudo das relações interculturais entre o Brasil o os países hispano-americanos tem passado do conhecimento esporádico ou especializado nos meados do século passado ao interesse continuo e crescente nos últimos anos. Esse interesse pode estar determinado pelos processos de integração econômica e pelas mudanças políticas subcontinentais, mas é fato que hoje existe no Brasil um maior interesse pela cultura dos países vizinhos: pela sua língua, sua arte e sua sociedade; o qual tem permitido descobrir, entre outras coisas, que são mais as semelhanças que as diferenças e que é possível falar de uma identidade cultural, ainda que em construção. É com o objetivo de  pensar a possibilidade dessa identidade que se propõe a realização do I Encontro de estudos em cultura latino-americana: América Latina: culturas em construção.

Os interessados em participar do encontro podem enviar suas propostas de comunicação para o email ceclam.inscricoes@gmail.com, sempre que referidas a um dos seguintes eixos temáticos:

– A inclusão do Brasil na America Latina.

As diferenças históricas e linguísticas tem feito pensar numa diferença definitiva entre o Brasil o os demais países latino-americanos. Culturalmente falando, Brasil faz parte da América Latina?

– Arte e literatura latino-americana.

A pintura, a música e especialmente a literatura têm sido espaços privilegiados para manifestar a singularidade – e a universalidade – da cultura dos povos latino-americanos.

– Presença dos povos indígenas.

Desde a colonização hispano-portuguesa até os dias de hoje, os povos indígenas tem desempenhado uma função primordial na constituição de nossas culturas, mas essa função nem sempre aparece de maneira evidente, gerando uma espécie de presença ausente de suas culturas.

– Línguas e falas em América Latina.

Espanhol no Brasil, Português em Hispanoamerica, Portunhol e outras línguas de fronteira, a teoria e a prática da tradução são alguns dos temas fundamentais para a definição de políticas linguísticas e modelos pedagógicos na constituição uma identidade cultural.

– Folclore e cultura popular.

Religiosidade, festividades, gastronomia, tecidos, oralidade e outras diversas manifestações da criatividade subcontinental que outorgam singularidade a nossa cultura.

-Crítica pós-colonial: a desconstrução dos marcos de conhecimento impostos pelos impérios de ontem e de hoje como condição para a definição de um  pensamento e uma cultura latino-americanos.

A proposta, a ser avaliada pela comissão científica do evento, deverá ser apresentada na forma de resumo expandido, com extensão de uma lauda, fonte Times New Roman 12, espaçamento simples, sem palavras chave. Ao final do resumo deve aparecer o nome completo do proponente, a instituição na que estuda ou trabalha, o e-mail e o número de telefone.

A inscrição de comunicações será realizada entre os dias 08 e 26 de janeiro de 2014. Os selecionados farão parte da programação de evento e receberão certificado de participação.

A inscrição para ouvintes será realizada entre os dias 15 e 30 de janeiro de 2014, com direito a certificado mediante efetiva participação, com a comprovação desta por meio de assinatura nas atas que circularão nos ambientes do evento.

Fonte: http://cultura-latino-americana.webnode.com/news/i-encontro-de-estudos-em-cultura-latino-americana/


compartilhe!

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • RSS
  • PDF
  • Email