veramérica: olhares e diálogos atuais sobre as artes destas latitudes

veramérica:  olhares e diálogos atuais sobre as artes destas latitudes

veramérica propõe ao público baiano um olhar sobre as artes visuais contemporâneas destas latitudes. um espaço de encontro, descobertas, diálogos, confluências, reflexões. veramérica aposta numa vivência a partir das noções de fronteiras, mapas, territórios, espaços. para além dos clichês e dos cânones, como ver-pensar-sentir a arte latino-americana hoje?

para esta edição de veramérica, latitudes latinas preparou uma série de atividades com (e a partir da obra de) jovens artistas visuais latino-americanos contemporâneos.

participam, provocam e animam a conversa artistas e pesquisadores integrantes de projetos que têm em comum uma aposta por manter vivas perguntas sobre as artes e os rumos da vida nestas latitudes.

um convite a ver de perto, um esforço por despir(-se) de classificações apressadas sobre as práticas artísticas contemporâneas. e sobre estes espaços que habitamos.

inscreva-se preenchendo este formulário!

programação:

quarta-feira, 21 de agosto

18h a 19h Exposição dialogada sobre a obra do fotógrafo Rogério Ferrari

Local: Auditório do PAF 5, UFBA (campus Ondina)

quinta-feira, 22 de agosto

14h-18h Veramérica: exposição dialogada

Local: OiKabum – Pelourinho

Convidados:

Priscila Midori e Victor Marcello – Projeto Nosotros

Marilia Palmeira – Acción Arte Itinerante

Cristiano Piton – Escola de Belas Artes / Gia Bahia

Silvana Rezende

sexta-feira, 23 de agosto

9h a 12h – Oficina: mapa, espaço território

Local: OiKabum – Pelourinho

14h-18h Audiovisualidades latino-americanas: exposição dialogada

Local: OiKabum – Pelourinho

Convidados:

Camila Moraes – La Latina

Juan Pablo Pérez – Untref / Centro Cultural de la Cooperación

Sobre os artistas

rogério ferrari  – fotógrafo independente responsável pelo projeto existências-resistências, que retrata a luta por terra e autodeterminação de alguns povos e movimentos sociais. o projeto evidencia, através de uma série de ações, o lado desconhecido de conhecidos conflitos: palestinos sob ocupação israelense; curdos, na turquia; zapatistas no méxico; movimento dos sem-terra no brasil; refugiados palestinos no líbano e na jordânia; refugiados saarauis no deserto do saara e nos territórios ocupados pelo marrocos; mapuches no chile, e os ciganos na bahia.

mais aqui: http://rogerioferrari.wordpress.com/

projeto nosotros – coordenado por priscila midori e victor marcello, o projeto nosotros apresenta jovens artistas, profissionais criativos e suas produções na américa latina. realizaram uma viagem que começou no uruguai e seguiu até o méxico, passando por 14 países latino-americanos. visitaram diversas cidades para conhecer de perto, viver, experimentar os processos criativos e referências de jovens artistas contemporâneos.

mais aqui: http://www.projetonosotros.com

acción arte itinerante | latinoamérica – é um projeto de pesquisa e (re)conhecimento do espaço cultural latino-americano desenvolvido por marília palmeira (salvador, bahia, brasil). viajou de agosto de 2010 a abril de 2011 por sete países sul-americanos com uma exposição de arte itinerante que cabia em sua mochila. buscando conectar, recriar, reconhecer e integrar, marilia buscou atuar como uma agente polinizadora de arte e de ideias.

mais aqui: http://aai-latinoamerica.tumblr.com/

cristiano piton – professor, praticante de cozinha experimental alternativa, aprendiz do samba, construtor, palhaço e pai. faz parte do coringa soluções artísticas, onde trabalha com cenografia e do gia (grupo de interferência ambiental), com o qual vem desenvolvendo inúmeras ações em diversos locais, sendo convidado para residências artísticas em madri, espanha, no nam june paik awards 2008, em koln, na alemanha e da brazilian summer, art & the city, em sittard, holanda. atualmente é professor na escola de belas artes da ufba, e coordena a galeria cañizares.

mais aqui: cristianopiton.blogspot.com.br  e  giabahia.blogspot.com.br

silvana rezende – artista e videasta. trabalha também em parceria com a poeta karina rabinovitz. é mestranda no programa de pós-graduação em cultura e sociedade da ufba, na linha de cultura e arte com a pesquisa “narrativas poéticas: videoarte na américa latina contemporânea”. estudou cinema na eictv-escuela de cine e tv de san antonio de los baños-cuba. ministrou oficinas de arte contemporânea e audiovisual em ongs e projetos culturais e fez consultoria em realização audiovisual para a orion em luanda/angola. atualmente ministra oficinas de arte e tecnologia para a oi!kabum salvador.

mais aqui: silvanarezende.wordpress.com

la latina – camila moraes criou e coordena o la latina, primeiro site brasileiro sobre cinema latino-americano, lançado em 2007. produz conteúdo audiovisual, com passagens por pesquisa, roteiro e curadoria de mostras e seleção para festivais de cinema. realizou cursos no exterior, sobretudo na itália, na alemanha e na colômbia – onde viveu por diferentes períodos entre 2001 e 2010. é formada em comunicações e artes pela universidade de são paulo, com mestrado em roteiro de cinema pela universidad nacional da colômbia

mais: lalatina.com.br

juan pablo pérez – coordenador do departamento de ideas visuales do centro cultural de la cooperación floreal gorini, em buenos aires. é professor de historia da arte argentina (artes-ffyl-uba) e de arte contemporânea (untref-iuna-ies).  co-diretor do documentário algunas búsquedas, algunos encuentros, sobre o filósofo argentino rodolfo kusch.

mais: www.centrocultural.coop/

cecilia lanza – jornalista e documentarista boliviana. foi apresentadora do programa de tv contramano, que recebeu diversos premios. teve programas difundidos pela televisión américa latina (tal) e hoje atua como video-jornalista do “video journalism movement” (holanda). autora de diversos livros de crônicas, entre eles “mayo y después. los últimos días de la dictadura” (1995) que será a base de seu primeiro longa-metragem chamado “el zurdo”.

mais aqui: http://www.contramano.tv/cecilia.html

SERVIÇO:

o que: veramérica:  olhares e diálogos atuais sobre as artes destas latitudes

quando: 22 e 23 de agosto de 2013

onde: quarta, 22/8: auditório do paf 5, ufba(campus ondina); sexta, 23/8: oikabum! pelourinho

quanto: gratuito (com certificado de 16 horas para os inscritos que tenham 100% de frequência)

mais informações: contato@latitudeslatinas.com


compartilhe!

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • RSS
  • PDF
  • Email